Testemunhos

Rute Leite Ferreira

Escola

ESTG

Curso

Licenciatura. Engenharia Informática

Ano de conclusão

2019

O meu nome é Rute Leite Ferreira e estudei Engenharia Informática no ramo de Sistemas da Informação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leira entre 2015 e 2019.

Sobre as memórias do meu tempo de estudante, seria ingrato indicar apenas um momento. Guardo em mim os bons momentos: os convívios trajados pela calçada de Leiria, as horas de estudo nas salas que chamávamos de “bunkers” e nos gabinetes da biblioteca, os desafios deixados pelos meus professores até à última unidade curricular, a simpatia das senhoras do bar e as serenatas da Trovantina.

Sei que cada etapa foi importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sei acima de tudo, que cresci até ao último instante enquanto estudante do Politécnico de Leiria.

Ao terminar o curso, dado que me encontrava a realizar uma última unidade curricular, surgiu a oportunidade de prestar apoio ao curso 60+ na ESECS como formadora das unidades curriculares de Oficina de Introdução à Informática e de En-Red Versados: o Blogue em WordPress.

Em setembro de 2019, realizei o meu estágio profissional na Deloitte Portugal. A seguir, surgiu a oportunidade de celebrar o contrato de trabalho que mantenho até hoje.

Ao longo do percurso, tirei as certificações de Clean Code, Business English e RPA Developer Advanced. Tornei-me também embaixadora do Deloitte Delivery Center.

Sou uma software developer: desenvolvo código/programo e apoio a minha equipa na programação de soluções para clientes da área da banca e seguros. Procuramos em conjunto implementar soluções que respondam à necessidade do cliente e prestar apoio na evolução e manutenção dos seus sistemas.

Na ESTG, aprendi que por mais difícil que um desafio pareça, serei sempre capaz de o ultrapassar. Foi na licenciatura que soube o que é encarar as dificuldades e acima de tudo, não desistir.

Os desafios que tive de enfrentar ainda enquanto estudante permitiram-me amadurecer na pessoa que sou hoje – descobri que existe uma Rute dentro de mim muito diferente da que eu conhecia aos 18 anos. Sou grata às pessoas com que me cruzei na jornada por isso.

Não esperava desta rede menos do que já pude encontrar: um local de apoio aos antigos estudantes, de reconexão com a escola que nos formou e de troca de conhecimento e experiências.

Vejo a rede Alumni do Politécnico de Leiria como uma ligação entre todos nós (antigos estudantes) e a instituição que nos formou. Neste sentido, julgo que seria interessante que a rede crescesse proporcionalmente ao número de pessoas graduadas anualmente bem como que fossem realizados reencontros periódicos com o intuito de trocar experiências e conhecimentos num ambiente informal.