Sandra Gonçalves
O meu nome é Sandra Gonçalves e, entre 1989 e 1992, frequentei o Curso de Educadores de Infância na Escola Superior de Educação de Leiria, atual ESECS.
Nos anos que frequentei a ESEL havia poucas turmas e, por isso, todos os alunos se conheciam. Vivia-se um ambiente de grande amizade e companheirismo. O número reduzido de alunos também tinha influência na relação com os professores. Todos nos conheciam pelo nome, sabiam bem quais as nossas qualidades e defeitos. E nós, alunos, guardamos, até hoje, muitos desses professores no coração, pois marcaram para sempre a nossa forma de estar como pessoas e profissionais.
Quando terminei o curso, ser Educadora de Infância já não era fácil. No Ensino Público só se conseguia contratos de substituição muito curtos e perto do final do ano letivo; nas escolas particulares e nas IPSS’s era difícil entrar, pois os lugares estavam quase todos preenchidos. No meu primeiro ano de trabalho passei por um Jardim de Infância particular, a meio tempo, e tive um contrato de três meses no Ensino Público. No ano seguinte fiz a substituição de uma Educadora, em licença de maternidade, numa IPSS, a 25Km de Leiria, onde no ano seguinte entrei para o quadro. Exerci funções nesta Instituição durante quatro anos. Em 1997, iniciei o CESE em Educação Especial na ESE de Torres Novas, o qual terminei em 2000. Em 1999, consegui aproximar-me para outra IPSS, esta na cidade de Leiria, onde exerci funções de Educadora de Infância até ao ano letivo 2004/05. Em 2005/06 entrei como contratada no Jardim de Infância da Batalha, do Ensino Oficial, e logo no ano seguinte abriu o quadro de Educação Especial, ao qual pude concorrer como contratada. Fiquei colocada durante 4 anos no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto. Em 2010/11 fiquei colocada no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, novamente na Educação Especial, onde estou até ao momento. Em 2011, iniciei o Mestrado em Ciências da Educação – Utilização Pedagógica das TIC, na ESECS. O ano de 2013 trouxe-me muitas coisas boas, do ponto de vista profissional: terminei o Mestrado e vinculei ao grupo 910 no Quadro de Zona Pedagógica de Leiria… ao fim de 20 anos era merecido!
Atualmente, sou docente de Educação Especial e exerço funções na Unidade de Multideficiência do 1º CEB do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria.
No Politécnico de Leiria encontrei sempre a qualidade da formação prestada, o incentivo para novos “voos” e a convicção de que quando queremos ir mais longe tudo está ao nosso alcance.
Da Rede IPLeiria@lumni espero: Partilhar/Encontrar/Recordar.
E deixo como sugestão para o seu desenvolvimento maior publicidade, pois tinha pouco conhecimento da Rede e das suas vantagens.