Apoio psicológico

serviços de apoio ao estudante

Apoio Psicológico

Ao longo do teu percurso no ensino superior, vais viver muitas transformações, experiências, desafios, dificuldades e oportunidades, tanto a nível pessoal, como académico, familiar, social e profissional. Vais sentir que esta etapa pode ser tão desafiante quanto enriquecedora.

Enquanto estudante do Politécnico de Leiria, podes contar com a disponibilidade do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) para te apoiar e acompanhar nesta etapa.

A equipa do SAPE encontra-se disponível para atendimento psicológico gratuito, presencialmente, via email ou através de plataformas de comunicação online (Skype, Teams ou outras semelhantes), mediante agendamento prévio.

SAPE

Sentes dificuldades em…

  • adaptares-te a uma nova vida?
  • estudar?
  • gerir o teu tempo?
  • lidar com a ansiedade?
  • estar longe da família?
  • tomar uma decisão importante?
  • mudar algo importante na tua vida?
  • elaborar um currículo?
  • preparares-te para uma entrevista?
  • acompanhar o ritmo das aulas?

O SAPE

Disponibiliza

  • apoio psicológico
  • orientação vocacional
  • desenvolvimento de competências transversais
  • formação presencial e online
  • técnicas de procura de emprego
  • apoio a estudantes com necessidades educativas especiais
  • estratégias de promoção do sucesso académico

SAPE

Formação


Os nossos

Folhetos

Dicas para cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

Com a constante atualização das medidas a adotar no sentido de contribuirmos para a redução dos riscos de contágio e mitigar a propagação da pandemia por SARS-CoV-2, é ainda mais importante cuidarmos da nossa saúde física e psicológica. 

Consulta as dicas que temos para ti.


Equipa de psicologia

Contactos

Coordenação

Graça Seco

Equipa de psicólogos

ESAD.CR e ESTM
Luís Filipe 

ESECS, ESTG e ESSLei
Patrícia Pereira e Sandra Alves 

Outros contactos

sape@ipleiria.pt

ESECS (Campus 1)
sape.esecs@ipleiria.pt

ESTG (Campus 2)
sape.estg@ipleiria.pt

ESSLei (Campus 2)
sape.esslei@ipleiria.pt

ESAD.CR (Campus 3)
sape.esad@ipleiria.pt

ESTM (Campus 4)
sape.estm@ipleiria.pt


FAQs

O apoio psicológico traduz-se no suporte disponibilizado por um/a psicólogo/a, de forma a permitir à pessoa lidar com as causas dos seus problemas e, assim, tornar-se mais autónoma e capaz de ultrapassar as dificuldades que está a sentir. A consulta de Psicologia decorre em estilo de conversa orientada por um técnico especializado e experiente na área, em ambiente tranquilo e com absoluto sigilo e confidencialidade.

Não, longe disso. As consultas de Psicologia são para qualquer pessoa que sinta necessidade de ajuda para lidar com os seus problemas e dificuldades. Ao longo da vida, cada um de nós tem altos e baixos, podendo necessitar de apoio especializado. Muitos dos fatores que interferem na estabilidade emocional da pessoa ou na sua capacidade em pensar e lidar com os problemas, nem sempre são facilmente ultrapassáveis ou confidenciáveis à família ou aos amigos. Nestas alturas, pode tornar-se necessário o apoio de um técnico especializado que ajude a lidar com as dúvidas e a promover a autonomia e saúde psicológica.

O apoio psicológico é útil em qualquer situação que interfira com a nossa saúde mental, como por exemplo: tristeza, ansiedade, problemas em lidar com uma doença física, problemas familiares, dificuldades académicas, sexualidade, autoestima, distúrbios alimentares, dependências, delírios, agressividade, tendências suicidas, entre outras. As consultas podem ajudar ainda a orientar a pessoa para outros serviços adequados ao seu problema.

Os serviços disponibilizados pelo SAPE são gratuitos para os estudantes do Politécnico de Leiria.

Não é possível definir um período exato. O tempo necessário, em semanas ou meses, depende do problema e das características da própria pessoa. Em média, as sessões demoram entre 45 a 60 minutos, com uma frequência semanal ou quinzenal, sendo que em algumas situações podem ser só mensais. As sessões decorrem em horários compatíveis com a disponibilidade de agenda do(a) psicólogo(a) e do(a) estudante.

Para agendamento de consulta basta enviares e-mail diretamente para o psicólogo(a) que dá apoio na tua Escola ou na Escola mais perto da sua residência. Neste e-mail solicitamos que indiques a tua disponibilidade (dias e horários), bem como se preferes ser recebido presencialmente (num dos gabinetes do SAPE) ou online (numa das plataformas de comunicação existentes).  Receberás, logo que possível, uma resposta com indicação de uma primeira data para a consulta. De acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Politécnico de Leiria é obrigatório o uso da máscara na consulta presencial.

O Politécnico de Leiria tem uma série de recursos disponíveis para os estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). Podes enviar e-mail para 100in@ipleiria, no âmbito do Projeto 100%IN, que te poderá orientar para os serviços mais adequados.

Não, também procuramos apoiar os nossos estudantes internacionais, realizando consultas na língua inglesa e espanhola.

Para além do apoio psicológico, o SAPE dinamiza formações promotoras do desenvolvimento de competências transversais ou soft skills, tanto em formato presencial, como online. Entre os tópicos de formação podes encontrar Gestão do TempoGestão do EstudoApresentações Orais e Trabalhos de GrupoLaboratório de CV, etc. Fica atento ao teu e-mail do Politécnico de Leiria e à plataforma https://up2u.ipleiria.pt/