Banner-Proposta-1-02

Politécnico de Leiria traz a Portugal as maiores conferências mundiais na área de produtos naturais marinhos

O evento que congrega o “XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro)” e o “XI Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos (ECMNP)”, duas das mais importantes conferências mundiais na área dos produtos naturais marinhos, realizou-se pela primeira vez em Portugal, entre os dias 1 a 5 de setembro, no Hotel MH (Peniche).

O “XVI MaNaPro & XI ECMNP” aconteceu como conferência conjunta pela segunda vez na história destes congressos, contando com a participação de mais de 220 investigadores de 35 países, provenientes de todos os continentes. A iniciativa tem o alto patrocínio do Presidente da República e é uma coorganização do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria (MARE), do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), e da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (UCIBIO).

«Neste congresso internacional vamos juntar em Portugal os principais investigadores internacionais nesta área onde serão partilhadas novas descobertas e onde novos projetos e desafios globais conjuntos vão seguramente nascer. Este congresso afirma o potencial de Portugal na área da ciência e tecnologia do mar, onde o Politécnico de Leiria tem uma escola superior (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), uma infraestrutura científica (CETEMARES) e uma unidade de investigação classificada com excelente (MARE-IPLeiria) pela FCT», sublinha Rui Pedrosa, um dos chairs do congresso e presidente do Politécnico de Leiria.

MAIS INFORMAÇÕES

MaNaPro & ECMNPO

O Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) realizou-se pela primeira vez em 1975 na cidade de Aberdeen, na Escócia, e a Conferência Europeia sobre Produtos Naturais Marinhos (ECMNP) teve início em 1997 em Atenas, na Grécia. O MaNaPro e o ECMNP têm frequências trienais e bienais, respetivamente. O primeiro congresso conjunto do MaNaPro e ECMNP realizou-se em 2013 na Galiza, Espanha.

Os encontros do MaNaPro e do ECMNP têm como foco principal diferentes aspetos da química marinha, como a ecologia, a biossíntese, a biologia química, a descoberta e desenvolvimento de fármacos e a biotecnologia marinha, entre outros. Nos últimos 44 anos, foram realizadas 16 edições do MaNaPro e 11 edições do ECMNP em mais de 12 países.