deloitte_site_30_9_2019

Deloitte aposta em programa de aceleração de competências em tecnologias informáticas no Politécnico de Leiria

A Deloitte e o Politécnico de Leiria assinalaram, no dia 27 de setembro, o arranque do BrightStart, um programa de aceleração de competências na área das Tecnologias Informáticas. A sessão contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

A aposta da Deloitte na região de Leiria, através do programa BrightStart, representa uma inovação pedagógica disruptiva, ao criar oportunidades de formação com um processo de ensino-aprendizagem mais ativo e promotor de empregabilidade para estes jovens estudantes, proporcionando-lhes a resolução de casos reais em contexto empresarial, no universo tecnológico da rede global da empresa.

O BrightStart no Politécnico de Leiria começou no início deste ano letivo, com uma turma de 21 alunos, e terá a duração de cinco anos, durante os quais os estudantes completam um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Tecnologias Informáticas, podem prosseguir para a licenciatura em Engenharia Informática, tendo simultaneamente uma experiência profissional.

«O Politécnico de Leiria tem hoje mais de 1.500 estudantes na área das TICE, numa estratégia de investimento estrutural suportada no ensino, nos projetos de investigação e na partilha e valorização de conhecimento. Esta colaboração com a Deloitte insere-se neste contexto altamente diferenciador por múltiplas razões, mas principalmente porque visa a formação de profissionais do presente e de profissionais do futuro», afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, partilhando ainda a expetativa de que este projeto «marque a nossa instituição e inspire outras iniciativas que valorizam e reconhecem a qualidade do Politécnico de Leiria e a empregabilidade qualificada dos nossos diplomados.»

Por sua vez, Paulo Pessanha, sócio da Deloitte, destaca que «Estamos empenhados no futuro destes jovens, preparando-os para o mercado de trabalho do futuro, e, em igual medida, empenhados no contributo que queremos dar ao país na capacitação de recursos humanos altamente qualificados e especializados

BrightStart da Deloitte

O BrightStart é um programa de aceleração de competências na área das Tecnologias Informáticas da Deloitte que permite aos estudantes finalistas do ensino secundário adquirirem, enquanto estudam, conhecimentos e competências práticas em ambiente real de trabalho em tecnologias, preparando-os para a vida profissional. A participação no BrightStart inclui a atribuição de uma bolsa de estágio de longa duração, sendo uma parte dos custos académicos suportados pela Deloitte, nomeadamente as propinas mensais e taxas de inscrição no curso.

O programa BrightStart nasceu em Belfast com a Deloitte e a Universidade de Ulster, e foi lançado pela primeira vez em Portugal com o Instituto Politécnico de Setúbal em 2017. O sucesso desta iniciativa originou, em 2019, o alargamento da rede nacional ao Instituto de Politécnico de Leiria e ao Instituto Politécnico de Viseu.