Politécnico de Leiria assina protocolo para doutoramentos conjuntos com instituições de ensino superior irlandesas

No dia 21 de maio, pelas 14h30, o Politécnico de Leiria formalizou um protocolo de colaboração com o Athlone Institute of Technology (AIT) e o Limerick Institute of Technology (LIT), instituições de ensino superior da Irlanda, para disponibilização de programas de doutoramentos conjuntos. O acordo foi oficializado numa cerimónia que decorreu na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, e, em simultâneo, nas instituições congéneres, na Irlanda. A sessão foi transmitida em streaming através do link: http://on.ipleiria.pt/MoU_Ireland_PT_live, contando com a intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e, também a distância, a partir de Dublin, da ministra do Ensino Superior da Irlanda, Mary Mitchell O’Connor.

Álbum de Fotografias

Nota de Imprensa

Estes doutoramentos enquadram-se na rede europeia Regional University Network – European University (RUN-EU), liderada pelo Politécnico de Leiria, e serão criadas, já este ano, 10 vagas destinadas a diplomados do Politécnico de Leiria. Abrangendo várias áreas científicas, os doutoramentos disponíveis têm a duração de quatro anos, durante os quais os estudantes passam, em cada ano, seis meses na Irlanda e seis meses em Portugal, para desenvolvimento do programa de investigação, tendo um co-orientador do Politécnico de Leiria e um co-orientador do AIT ou do LIT.

RUN-EU

A rede RUN-EU visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia. As instituições envolvidas vão desenvolver um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem, disponibilizando aos estudantes diferentes programas internacionais, sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento.

A missão desta entidade passa, ainda, pela promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável dos territórios abrangidas pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro. Este consórcio pretende ser um agente dinamizador da transformação social das regiões, promovendo a cidadania ativa e liderando a criação de uma nova aliança inter-regional multinacional (Zona Europeia de Desenvolvimento Inter-regional).