Leiria é a 4.ª Capital Jovem da Segurança Rodoviária em 2016

acp_kids_3semana principal da Leiria Capital Jovem da Segurança Rodoviária (2 a 7 de maio) arrancou nesta segunda-feira, dia 2 de maio, pelas 10h30, em Leiria.

Assinalando o início dos cinco dias dedicados à sensibilização para a segurança nas estradas, reuniram-se vários representantes dos promotores desta iniciativa, no Teatro Miguel Franco. Depois da sessão de abertura, houve tempo para a visitar as diversas atividades espalhadas pela cidade.

Foi o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, que começou por tomar a palavra. Sublinhando a necessidade de reduzir o número de mortes de jovens nas estradas nacionais, o autarca destacou “duas palavras-chave: prevenção e crianças”. Nesse sentido, relembrou a abertura da Escola Fixa de Trânsito de Leiria como exemplo de um projeto que pode “fazer a diferença junto das gerações mais jovens”.

O vice-presidente do Politécnico de Leiria (IPLeiria), Rui Pedrosa, revelou confiança no impacto da mensagem de segurança rodoviária “vai transpor a região”. Referindo os números que indicam a sinistralidade rodoviária como principal causa de morte nos jovens entre 18 e 24 anos, Rui abertura_SEAIPedrosa destacou a importância de salvaguardar o futuro a curto, médio e longo prazo.

Encerrando a sessão, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, expressou o desejo do Governo em “estar presente em todas as ações de Segurança Rodoviária”, tendo o objetivo de “melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”. Referindo as estatísticas que apontam os principais comportamentos de risco ao volante, o Secretário de Estado desafiou os agentes públicos e privados “a fazer, em conjunto, um trabalho sério sobre Segurança Rodoviária”. No mesmo sentido, destacou, existe a necessidade de Minuto_silenciocomplementar o Plano Nacional de Segurança Rodoviária, para o período de 2016-2020, de forma a reduzir o número de acidentes rodoviários.

A visita terminou na Praça Rodrigues Lobo, onde 43 estudantes sentados em círculo simbolizaram o número de vítimas mortais jovens nas estradas nacionais durante o ano de 2015. Como forma de homenagem, realizou-se então um Minuto de Silêncio, seguido de um atuação da Trovantina.

Fotografias da Sessão de Abertura

A “Multa Moral” decorreu até ao dia 7 de maio, a Multa Moral, dinamizada pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), permite aos estudantes e colaboradores do IPLeiria patrulhar a cidade e ‘autuar’ os condutores estacionados em lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida ou em locais que perturbem a livre circulação de pessoas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas e carrinhos de bebé.

Multa moral

Fotografias da Multa Moral

Nos dias 2 e 3 de maio, realizou-se uma Campanha de Sensibilização sobre Segurança Rodoviária, no Pavilhão de exposições da Feira de Maio, organizada pela Escola Superior de Saúde (ESSLei). As atividades incluiram uma ação de sensibilização “(Con)Viver com a deficiência motora e sensorial”, esslei fmuma exposição de posters, atividades de suporte básico de vida e sensibilização para as alterações percetivas após a ingestão de álcool.

Fotografias da Sensibilização Rodoviária

Na manhã do dia 4 de maio Leiria recebeu o Peddy-Paper Inclusivo, organizado pelo CRID e pelos cursos de Educação Básica e Desporto e Bem-Estar. A iniciativa contou com a presença de estudantes e colaboradores da ESECSPP ESECSque fizeram a travessia do percurso de olhos vendados ou de cadeira de rodas, colocando-se na posição de pessoas com deficiência. O objetivo foi elucidar os condutores das especiais necessidades de pessoas com deficiência, para que se tornem condutores mais prudentes e conscientes.

Fotografias do Peddy-Paper

O Desafio “BP Segurança ao Segundo” encerrou a semana principal da Leiria Capital Jovem da Segurança Rodoviária, mas até dezembro serão desenvolvidas muitas mais atividades. Fiquem atentos atento!
EM 2016, TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR A LEIRIA… EM SEGURANÇA!

MAIS INFORMAÇÕES: Site: Leiria Capital Jovem da Segurança RodoviáriaFacebook: Leiria Capital Jovem da Segurança Rodoviária

2 a 7 de maio de 2016 | Leiria