
Educação Básica
Educação Básica
Apresentação do curso
O curso de Educação Básica visa proporcionar conhecimentos e competências teóricas, práticas e metodológicas nas áreas de docência do ensino básico, de forma a promover o saber e a motivação dos profissionais, dinamizando o seu próprio desenvolvimento em trabalho em projetos empreendedores e inovadores, ligados às áreas da docência e às ciências da educação.
Coordenador do curso
Lúcia Grave Magueta
lucia.magueta@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral: 59
Contingente estudante internacional: 10
Registo DGES

Objetivos
O plano curricular e as experiências de formação que estruturam o curso permitirão ao estudante:
- Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal e social;
- Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na resolução de problemas encontrados em contextos diversificados;
- Mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes, em contextos diversificados, na construção de novos saberes científicos, culturais e tecnológicos;
- Mobilizar diversas linguagens para expressar e comunicar a sua relação com a realidade em contextos diversificados;
- Participar de forma crítica e construtiva em projetos de investigação desenvolvidos em contexto escolar e/ou não escolar, criando uma consciência do papel da escola como polo de desenvolvimento social e cultural;
- Desenvolver metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a múltiplos contextos;
- Desenvolver a curiosidade e o gosto intelectual pelo saber e pela investigação, como eixos do seu processo de formação.
Área de estudo
Ciências da Educação e Formação de Professores
Saídas Profissionais
- Acesso aos cursos de Mestrado que habilitam profissionalmente para a docência na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
- Desempenho de funções de técnico de educação em contextos diversos: creches, jardins de infância e escolas, centros de ocupação de tempos livres, centros culturais, museus, bibliotecas e ludotecas, divisões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social
- Integração em equipas multidisciplinares para promoção de projetos educativos em contextos diversificados
- Conceção, produção e desenvolvimento de recursos didáticos com aplicação a contextos de educação formal e não formal

Plano curricular
- 1° Ano
- 2° Ano
- 3º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa | S1 | 4 | 41.5h | |
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Expressão Motora | S1 | 5 | 56.5h | |
| ||||
Expressão Musical | S1 | 5 | 56.5 h | |
| ||||
História de Portugal | S1 | 4 | 49h | |
| ||||
Natureza da Matemática | S1 | 4 | 41.5h | |
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Números e Operações | S1 | 5 | 56.5h | |
| ||||
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | S1 | 3 | 34h | |
| ||||
Expressão Dramática | S2 | 4 | 49h | |
| ||||
Geografia Humana | S2 | 4 | 49h | |
| ||||
Literatura Portuguesa | S2 | 4 | 49h | |
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Matéria e Energia | S2 | 4 | 41.5h | |
Noções básicas sobre constituição da matéria e suas transformações e sobre balanços energéticos que as acompanham.
| ||||
Prática Pedagógica I | S2 | 4 | 38h | |
No âmbito desta unidade curricular, as atividades de formação centrar-se-ão no estudo das diferentes dimensões da Educação Básica (contexto escolar e não escolar), procurando refletir sobre os conceitos, as dimensões, os destinatários/público-alvo, as instâncias, os atores, os contextos e situações, os quadros e os instrumentos orientadores e as tipologias de práticas. Neste sentido, constituem-se como núcleos estruturantes do processo formativo as seguintes temáticas/problemáticas:
| ||||
Sociologia e Antropologia da Educação | S2 | 6 | 66h | |
| ||||
Tópicos de Álgebra e Funções | S2 | 4 | 49h | |
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Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Expressão Plástica | S1 | 5 | 56.5h | |
| ||||
Geografia Física | S1 | 4 | 41.5h | |
| ||||
Linguística do Português I | S1 | 5 | 56.5h | |
DESCRIÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS
| ||||
Literatura para a Infância | S1 | 5 | 49h | |
| ||||
Metodologia de Investigação Educacional | S1 | 3 | 34h | |
| ||||
Tópicos de Análise de Dados, Estatística e Probabilidades | S1 | 4 | 49h | |
| ||||
Unidade e Diversidade Biológica | S1 | 4 | 49h | |
| ||||
Diversidade Geológica | S2 | 4 | 41.5h | |
A – Parte Teórica
B – Parte Prática
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Educação Estética e Artística | S2 | 5 | 49h | |
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Geometria e Medida | S2 | 5 | 64h | |
| ||||
História Local e Cidadania para o Património | S2 | 4 | 41.5h | |
I – História Local
II– Património
III – Cidadania e Património Cultural no processo educativo.
| ||||
Linguística do Português II | S2 | 5 | 49h | |
| ||||
Necessidades Educativas Especiais | S2 | 3 | 34h | |
I – PERSPETIVA HISTÓRICA E CONCEPTUAL E ENQUADRAMENTO LEGAL :
II – DEFINIÇÃO, PREVALÊNCIA E ETIOLOGIA DE ALGUNS PROBLEMAS GERAIS DO DESENVOLVIMENTO; III. MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO :
| ||||
Prática Pedagógica II | S2 | 4 | 45.5h | |
No âmbito desta unidade curricular, as atividades de formação a desenvolver centrar-se-ão no estudo dos quadros e instrumentos orientadores e/ou reguladores do contexto educativo (Educação de Infância e Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico). Neste sentido, constituem núcleos orientadores do processo formativo as seguintes temáticas/problemáticas:
|
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
9853329 | Organização e Desenvolvimento Curricular | S1 | 3 | 22,50 h |
9853330 | Didática das Expressões | S1 | 4 | 45 h |
9853331 | Didática da Matemática | S1 | 4 | 45 h |
9853332 | Didática do Estudo do Meio | S1 | 4 | 45 h |
Opção I | S1 | 5 | 45 h | |
| ||||
9853334 | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | S1 | 4 | 45 h |
9853335 | Artes, Criatividade e Desenvolvimento | S1 | 6 | 60 h |
9853336 | Didática da Língua | S2 | 4 | 45 h |
9853337 | Prática Pedagógica III | S2 | 8 | 75 h |
Opção II | S2 | 4 | 45 h | |
| ||||
9853339 | Processamento da Leitura e da Escrita | S2 | 5 | 60 h |
9853340 | Expressões Integradas | S2 | 3 | 30 h |
9853341 | Seres Vivos e Ambiente | S2 | 3 | 37,50 h |
9853342 | Educação para a Saúde | S2 | 3 | 30 h |
Condições de acesso
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Provas de Acesso
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(18) Português
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional
Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%
Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso
Podes consultar toda a informação referente a estas candidaturas na página Candidaturas licenciaturas.
Estudante Internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)
Provas de Acesso
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(18) Português
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional
Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%
Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso
Podes consultar toda a informação referente a estas candidaturas na página Candidaturas licenciaturas.
Estudante Internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 12-12-2024
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 12-12-2024
Acreditação A3ES
Mais informações
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Contingente geral: 30€*
Contingente internacional: 100€*
*Inclui Seguro Escolar
Propina anual
Contingente geral: 697€
Contingente internacional: 3000€
Contingente geral: 697€
Contingente internacional: 3000€