Idália Bento
Chamo-me Idália Cristina Lopes Bento. Entre 2011 e 2014 frequentei a licenciatura em educação básica – regime a distância, por sua vez, de 2016 a 2018, o mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, cursos realizados na ESECS- Escola Superior de Educação e Ciências Sociais-IPLeiria
Quando revivo memórias, eu recordo o grande ciclo de aprendizagens adquiridas ao longo dos 6 anos, em que hoje afirmo que tudo valeu a pena. Os professores, as novas amizades entre estudantes, em que ainda hoje perduram. Pensar sobre os tempos de estudante é sentir alegria, cumplicidade e esperanças que se renovam.
Após terminar o curso eu realizei projetos de intervenção na área artística, um em Portugal e outro em parceria artistas do Brasil e Angola (as tecnologias contribuem beneficamente para o ir além fronteiras).
Presentemente sou professora, tanto no apoio ao estudo (geral), assim como na área da língua portuguesa a alunos do 1º. Ao 3º.ciclos, incluindo estudantes com necessidades especificas. Para além disto sou professora voluntária na RUTIS (Rede de Universidades Sénior).
Atualmente sou escritora nas áreas da prosa e poesia tendo ganho por duas vezes o 1.º lugar num concurso promovido pela ESECS, Prémio de Escrita: Prosa & Verso. Para além de ser coautora de diferentes coletâneas: a APEAL (Academia Portuguesa da Escrita Lusófona-Portugal) da autoria de Jorge Ramos e Carla Pimenta e CIRANDA DA POESIA (Poesia para crianças- Brasil) da autoria de Rita Cruz. A rematar desenvolvo diferentes estudos científicos em que estes estão publicados na Revista Cores Vivas (Brasil), no Instituto Dédalus (Brasil) e Academia.Edu, incluindo um artigo que se encontra publicado na ESECS no 2º. Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística.
O Politécnico de Leiria contribuiu para o meu crescimento e progresso pessoal e profissional, e o facto de trabalhar na área da docência, investigação e escrita é a prova disso.
Espero que a Rede Alumni do Politécnico de Leiria promova e divulgue o sucesso dos antigos estudantes que desejam ser reconhecidos pelas capacidades e competências que adquiriram ao longo da caminhada académica, bem como sejam convidados para integrar projetos dentro das suas áreas.
Deixaria como sugestão o estabelecimento de contactos com os antigos alunos que fazem parte desta rede para eventos, encontros, entre outras atividades por forma a desenvolver gradualmente a presente rede.