Bolsas

Bolsas de Estudo

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

É da responsabilidade dos Serviços de Ação Social divulgar os prazos de candidatura a bolsa de estudo, fixados pelo Diretor Geral do Ensino Superior, os procedimentos do concurso para atribuição de bolsa de estudo e a análise das candidaturas dos estudantes do Politécnico de Leiria.


Candidatura a Bolsa de Estudo

Prazos de candidatura
Entre 25 de junho e 30 de setembro;
Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional;
Quando a inscrição ocorrer antes de 30 de setembro, o estudante dispõe de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro;
A candidatura pode, ainda, ser submetida entre 1 de outubro  e 31 de maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio. 

Processo de candidatura

Passo 1 – Faz a matrícula

// Para concorreres a bolsa de estudo tens que estar matriculado no Politécnico de Leiria, no ano letivo 2023/2024 e teres as as tuas credenciais de estudante que te foram atribuídas no ato da matrícula.

Passo 2 – Pedido de Credenciais

// Utiliza as tuas credenciais de estudante para acederes ao formulário para pedires as credenciais de de acesso à candidatura a bolsa de estudo.

Passo 3 – Atribuição das Credenciais

// No prazo máximo de 48H, receberás um e-mail da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) com as tuas credenciais de acesso à candidatura a bolsa de estudo.

Passo 4 – Candidatura a Bolsa de Estudo

// Com as credenciais que recebeste, faz a tua candidatura na plataforma de candidatura a bolsa de estudo – BeOn.

Passo 5 – Submissão da candidatura

// Após submeteres a tua candidatura, esta será analisada e posteriormente divulgado o resultado.

// Deves estar atento durante esta etapa porque poderás receber notificações, que serão enviadas para o endereço de e-mail que indicaste na tua candidatura, com pedido de entrega de documentos ou simplesmente para receberes a notificação com a decisão da tua candidatura.

// Em caso de dúvidas, contacta sempre os Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.

Dicas Úteis

// Se ainda não estás matriculado, não vais conseguir aceder ao formulário para pedido de credenciais. Faz primeiro a tua matrícula.

// Se concorreste a bolsa de estudo em anos letivos anteriores, as tuas credenciais de acesso continuam ativas. Não precisas de pedir novas credenciais.

// Se durante a candidatura ao Concurso Nacional de Acesso indicaste que pretendias concorrer a bolsa de estudo, já tens credenciais de acesso à candidatura. Não precisas de fazer o passo 2 descrito acima.

// Se perdeste ou não te recordas das credenciais de acesso, podes recuperá-las aqui.

// Consulta as FAQs, as instruções de preenchimento e a legislação em vigor para te ajudarem no processo de candidatura:

// Sabias que o estudante bolseiro, que fique alojado na Residência de Estudantes, para além da bolsa de estudo, tem direito a um complemento de alojamento? Faz a tua candidatura ao alojamento aqui!

// Se és estudante internacional, verifica se reúnes condições para a atribuição de bolsa de estudo:

Para além dos cidadãos portugueses podem igualmente concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo:

    – Cidadãos nacionais de Estados membros da União Europeia com direito de residência permanente em Portugal e seus familiares, nos termos da Lei n.º 37/2006, de 9 de agosto;
    – Cidadãos nacionais de países terceiros:
        i) Titulares de autorização de residência permanente, nos termos do artigo 80.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho;
        ii) Beneficiários do estatuto de residente de longa duração nos termos do artigo 125.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho;
        iii) Provenientes de Estados com os quais hajam sido celebrados acordos de cooperação prevendo a aplicação de tais benefícios;
        iv) Provenientes de Estados cuja lei, em igualdade de circunstâncias, conceda igual tratamento aos estudantes portugueses;
    – Apátridas;
    – Beneficiários do estatuto de refugiado político.
    – Beneficiários de estatuto de refugiado em situação de emergência humanitária ou proteção temporária.

Tens mais dúvidas?

// Envia um e-mail para sas@ipleiria.pt com as tuas questões!

// Para que te possamos prestar a melhor informação, indica sempre no e-mail o teu nome completo, NIF (Número de Identificação Fiscal), curso (se aplicável) e um contacto telefónico.


Bolsas de estudo

Documentos de Apoio


Bolsas NEE (Necessidades Educativas Especiais)

O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu como um dos desígnios da legislatura a iniciativa: “Inclusão para o Conhecimento”, no sentido de promover o acesso ao ensino superior e ao conhecimento dos cidadãos com necessidades especiais, considerando que dessa forma estão criadas as condições para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva. 

Nesse sentido, os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga. 

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Para o pedido de obtenção da bolsa os estudantes devem:

  • estar matriculados e inscritos numa instituição de ensino superior;
  • comprovar o grau de incapacidade através de um atestado médico de incapacidade multiuso;
  • ter a situação tributária e contributiva regularizada.

Para mais informações, consulte o site da DGES.

O processo de atribuição das bolsas de estudo por mérito abrange o universo dos estudantes que tenham estado inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou curso técnico superior profissional, ministrado nas Unidades Orgânicas do Politécnico de Leiria.


Bolsas FASE®

A colaboração no FASE® depende, entre outros fatores, das ofertas de colaboração existentes, do número de candidatos inscritos e da tua disponibilidade.

O horário e duração da colaboração é ajustado por ti, tendo em conta a tua disponibilidade e compromissos escolares, em articulação com o responsável do Serviço que te vai acolher.

Ao candidatares-te escolhe a área da tua preferência. Dependendo das ofertas existentes, podes receber propostas para outras áreas.

Se estás empenhado em concluir o teu curso e é possível conciliar os teus estudos com a participação neste programa, faz a tua candidatura utilizando as tuas credenciais de estudante do Politécnico de Leiria.

As candidaturas estão abertas durante todo o ano letivo e podes receber uma proposta de colaboração em qualquer momento.

Se és estudante internacional, também podes candidatar-te.

Se ainda tens dúvidas ou dificuldade em submeter a tua candidatura, pede o apoio da nossa equipa através do e-mail sas@ipleiria.pt .


politécnico de leiria

Bolsas de Mérito

O processo de atribuição das bolsas de estudo por mérito abrange o universo dos estudantes que tenham estado inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou curso técnico superior profissional, ministrado nas Unidades Orgânicas do Politécnico de Leiria.

Despacho n.º 305/2023

Consulte mais informação sobre Bolsas de Mérito em