Healthy Campus

Healthy Campus

Enquadramento

O Healthy Campus é um programa destinado à promoção de estilos de vida saudável e ativa nas Comunidades Académicas do Ensino Superior, alinhado com a definição de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Proposto e desenvolvido pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), o programa FISU Healthy Campus tem como objetivo melhorar todos os aspetos do bem-estar dos estudantes e da comunidade académica em geral. Pretende reverter a tendência vigente dos jovens adultos comprometerem sua saúde durante suas carreiras académicas. Composto por trinta especialistas mundiais em saúde de estudantes, o programa é uma rede global sem precedentes para que as instituições de ensino superior compartilhem conhecimento, experiência e as melhores práticas e perceções.

O Politécnico de Leiria aceitou este desafio e submeteu a sua candidatura em 30 de junho de 2021, atingindo o nível de certificação Platina, o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU, a 8 de julho de 2021. A candidatura recebeu a pontuação máxima, tendo cumprido todos os requisitos em todos os indicadores (100 em 100), todos eles estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Esta certificação requer que as IES desenvolvam ou passem a desenvolver atividades/iniciativas regulares em seis domínios distintos, para além da gestão do programa Healthy Campus:

  • atividade física e desporto
  • nutrição
  • prevenção de doenças
  • saúde mental e social
  • prevenção dos comportamentos de risco
  • ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

Healthy Campus

Domínios

Esta certificação requer que as Instituições de Ensino Superior desenvolvam ou passem a desenvolver atividades/iniciativas
regulares em sete áreas de ação ou domínios:

HEALTHY CAMPUS

Equipa

O Politécnico de Leiria está plenamente comprometido com a concretização do processo de candidatura ao Programa Healthy Campus da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário). Neste âmbito foram designadas, em 29 de março de 2021, uma equipa executiva e equipas setoriais, as quais começaram de imediato o seu trabalho.

Pretendendo-se prosseguir este processo de candidatura, importa designar formalmente a equipa institucional, a qual, para além das suas responsabilidades ao nível da preparação da candidatura tem igualmente por missão implementar, monitorizar e melhorar a abordagem do Healthy Campus, apostando fortemente na colaboração e partilha entre serviços.

Assim, foram designados os elementos do Politécnico de Leiria que integram a equipa executiva de coordenação do projeto e as equipas setoriais, os quais são os seguintes:

Despacho n.º 153-2021 – Constituição da Equipa “Healthy campus” do Politécnico de Leiria


Equipa Executiva de Coordenação do Projeto Healthy Campus

Coordenador do Projeto Healthy Campus Professor Rui Matos, ESECS
rui.matos@ipleiria.pt

Eng. Pedro Costa, Administrador
pedro.costa@ipleiria.pt

Dra. Rosa Pedro – Chefe de Divisão – DARE – SAS
rosa.pedro@ipleiria.pt

Dra. Cândida Bairrada, Técnica Superior do Setor do Desporto – DARE – SAS
candida.bairrada@ipleiria.pt

Equipas Setoriais

Gestão do Campus Saudável (Healthy Campus management)

Coordenador Professor Rui Matos
Toda a equipa de Coordenação do Projeto Healthy Campus
healthy.campus@ipleiria.pt

Atividade Física e Desporto (Physical activity and sport)

Responsável Professor Nuno Amaro, ESECS
nuno.amaro@ipleiria.pt

Dra. Cândida Bairrada, Técnica Superior do Setor do Desporto – DARE – SAS
candida.bairrada@ipleiria.pt

Nutrição (Nutrition)

Responsável Professora Cátia Pontes, ESSLei
catia.pontes@ipleiria.pt

Professora Maria Jorge Campos, ESTM
rosa.pedro@ipleiria.pt

Eng.ª Natália Tomás, Chefe de Divisão da DAL – SAS
candida.bairrada@ipleiria.pt

Prevenção de Doenças (Disease prevention)

Responsável Professora Joana Cruz, ESSLei
joana.cruz@ipleiria.pt

Investigadora Sónia Pereira, CiTechCare
sonia.pereira@ipleiria.pt

Saúde Mental e Social (Mental and Social Health)

Responsável Pró-Presidente José Carlos Gomes
jose.gomes@ipleiria.pt

Professora Catarina Tomás, ESSLei
catarina.tomas@ipleiria.pt

Professora Maria Isabel Simões Dias, ESECS
isabel.dias@ipleiria.pt

Dr. Luís Filipe, Técnico Superior do SAPE
luis.filipe@ipleiria.pt

Comportamentos de Risco (Risk Behaviour)

Responsável Professor Pedro Gonçalves, ESTM
pjmatosg@ipleiria.pt

Professora Susana Custódio, ESSLei
susana.custodio@ipleiria.pt

Dr.ª Patrícia Pereira, Técnica Superior do SAPE
patricia.pereira@ipleiria.pt

Dr.ª Celina Gaspar, Chefe de Divisão da DASA – SAS
celina.gaspar@ipleiria.pt

Estudante Joana Rita Paixão Alves, Curso de Enfermagem, em representação das Associações de Estudantes
5190450@my.ipleiria.pt

Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Environment, sustainability and social responsibility)

Responsável Professor Mário Oliveira, ESECS
mario.oliveira@ipleiria.pt

Pró-Presidente Miguel Jerónimo
miguel.jeronimo@ipleiria.pt

Professora Joana Morais, ESAD.CR
joana.morais@ipleiria.pt

Professora Silvia Monteiro, ESTG
silvia.monteiro@ipleiria.pt

Eng.º Joaquim Santos, Técnico Superior – DST
joaquim.santos@ipleiria.pt


No Politécnico de Leiria

O programa Healthy Campus

Quando se pensa na missão das instituições de ensino superior, facilmente se identificam as vertentes de ensino, de investigação e de ligação à sociedade. Contudo, a dinâmica e estrutura organizacional que cada instituição assume depende das suas conceções e opções estratégicas. Numa altura em que a saúde e o bem-estar e os estilos de vida saudáveis são preocupações cada vez mais presentes, o Healthy Campus (HC) deve ser visto como uma estrutura que permita a promoção e melhoria do bem-estar da comunidade do campus. O investimento no HC não só é instrumentalmente importante pelos resultados que daí advirão como, na sua essência, incentiva a um modus vivendi respeitador da condição humana e mobilizador em torno de um objetivo que poucos colocarão em causa. Competirá à liderança das instituições de ensino superior orientar, alavancar e coordenar as ações a desenvolver no terreno no âmbito desta macroestrutura.

O programa de Certificação Mundial Healthy Campus, criado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), tem como objetivo implementar um estilo de vida saudável entre a sua comunidade académica, potenciando programas operacionais nas áreas do Desporto e Atividade Física que, simultaneamente, influenciam domínios como a Saúde Mental e Social, Nutrição, Prevenção de Doenças, Comportamentos de Risco e, por fim, Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Para obter a certificação, as academias são avaliadas em ciclos de dois anos. O primeiro ciclo consiste num processo de autoavaliação (analisado por um júri internacional), enquanto o segundo tem por base uma auditoria efetuada na instituição. Após a finalização do primeiro ciclo, o Politécnico de Leiria atingiu, em julho de 2021, o nível de certificação Platina, o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU. As Instituições de Ensino Superior são avaliadas em 100 parâmetros, distribuídos pelas áreas anteriormente indicadas.

O Programa Healthy Campus do Politécnico de Leiria visa:

1) Ter um referencial que balize e oriente a atuação do Politécnico de Leiria no sentido da criação de condições físicas, humanas e processuais rumo ao bem-estar e à qualidade de vida no campus;

2) Organizar harmoniosa e sinergicamente atividades no campus promotoras de saúde física, emocional, social e mental;

3) Incentivar estilos de vida saudáveis com os quais a comunidade do Politécnico de Leiria se identifique;

4) Contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

(in Plano de Ação Healthy Campus Politécnico de Leiria 2021-2025 2021-2025, junho 2022)

Plano de Ação Healthy Campus Politécnico de Leiria 2021-2025, junho 2022


estilos de vida saudável e ativa

Iniciativas

Pesquisa de iniciativas


Politécnico de Leiria

Certificação

Politécnico de Leiria recebe em Bruxelas certificação “Healthy Campus”

O Politécnico de Leiria recebeu no dia 27 de maio de 2022, na Universidade Livre de Bruxelas, a certificação “Healthy Campus”, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). A certificação Platina, a mais elevada atribuída pela FISU, foi entregue a Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Pedro Costa, administrador do Politécnico de Leiria, e Rui Matos, coordenador da candidatura e da implementação do programa “Healthy Campus” no Politécnico de Leiria.

«Este é o reconhecimento da estratégia institucional do Politécnico de Leiria, que tem como dois dos seus principais focos a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade académica», afirma Rui Pedrosa, destacando as áreas prioritárias da estratégia da instituição: Desporto; Saúde; Inclusão; Multiculturalidade; Interculturalidade; Arte; e Cultura.

«Mais do que garantirmos o desenvolvimento de competências técnicas e científicas nos nossos estudantes, pretendemos promover competências sociais e de cidadania essenciais para o desenvolvimento global sustentável. Este é um dos nossos grandes objetivos enquanto instituição de ensino superior pública, assegurarmos que os nossos estudantes e diplomados adquirem competências de tolerância, pluralidade, liberdade e relacionamento social, para serem melhores cidadãos e melhores profissionais», acrescenta o presidente do Politécnico de Leiria.

O Politécnico de Leiria foi a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação mundial “Healthy Campus”, da Federação Internacional de Desporto Universitário, que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica. O anúncio da conquista desta certificação tinha sido feito em julho de 2021, tendo a entrega oficial da certificação decorrido esta manhã, em Bruxelas.

Para obter a certificação, as academias são avaliadas em ciclos de dois anos. O primeiro ciclo consiste num processo de autoavaliação, analisado por um júri internacional, enquanto o segundo tem por base uma auditoria efetuada na instituição. Após a finalização do primeiro ciclo, o Politécnico de Leiria atingiu o nível de certificação Platina, o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU.

O Politécnico de Leiria recebeu a pontuação máxima, tendo cumprido todos os requisitos em todos os indicadores (100 em 100), todos eles estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Para a obtenção da nota máxima, contribuíram as várias ações do Politécnico de Leiria, nomeadamente os Programas PAFE – Programa de Atividade Física para Estudantes, U-Bike, Rede Campus Sustentável, as refeições saudáveis fornecidas nas diversas cantinas, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), Serviços Médicos, Serviços de Ação Social, o projeto 100% IN, entre muitos outros.

Estas práticas distintivas do Politécnico de Leiria estão reunidas no livro “FISU Healthy Campus: As melhores práticas de 2021”, que ficará também disponível no site da FISU. 

«Importa ainda destacar os muitos protocolos estabelecidos e projetos em curso com diversos stakeholders que operam no âmbito do conceito de Campus Saudável e que ajudaram a alcançar este extraordinário resultado», conclui Rui Pedrosa.


Notícias


Healthy Campus

FISU

Desenvolvido pela Federação Internacional do Desporto Universitário, o programa FISU Healthy Campus visa melhorar todos os aspetos do bem-estar dos alunos e da comunidade académica em geral. Procura reverter a tendência predominante de jovens adultos comprometerem a sua saúde durante a sua vida académica, a iniciativa já está a ter um impacto positivo na vida e no estilo de vida de estudantes universitários em todo o mundo.

Para saber mais consulte:
https://www.fisu.net/healthy-campus

Fisu Healthy Campus Interactive e-Book

Tem sugestões?

Contacte-nos

healthy.campus@ipleiria.pt


Saber mais em: Healthy Campus da FISU