Mobilidade outgoing

Mobilidade

Mobilidade de docentes, investigadores e técnicos outgoing

O Programa Erasmus + é o principal programa de Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino/Staff Teaching Assistant (STA) e a Mobilidade de Pessoal para Formação/Staff Mobility for Training (STT).

Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino/Staff Teaching Assistant (STA)

O Programa Erasmus+ é o principal programa de mobilidade, promovendo a cooperação internacional, a qualidade do Ensino Superior e novas oportunidades de projetos. As Missões de Ensino Erasmus oferecem aos docentes valorização pessoal e profissional. Os principais objetivos são:

  • Promover o intercâmbio de competências, conhecimentos e experiência em métodos pedagógicos;
  • Partilha de conhecimentos especializados dos docentes com outras IES;
  • Incentivar as IES a alargarem e a enriquecerem a variedade e o conteúdo da sua oferta formativa.

Mobilidade de Pessoal para Formação/Staff Mobility for Training (STT)

A Mobilidade de pessoal, no âmbito do Erasmus+, destina-se a todos os colaboradores não docentes. Inclui atividades como job shadowing, períodos de formação/observação, formação na área de trabalho e participação em semanas internacionais disponíveis aqui. Os principais objetivos são:

  • Adquirir conhecimentos especializados e boas práticas no estrangeiro, desenvolvendo competências práticas para suas funções e crescimento profissional;
  • Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES), empresas e outras organizações elegíveis para mobilidade.

Erasmus+ STA e STT para 2024/2025

Candidatura a Mobilidade

Docentes

Os candidatos docentes apenas poderão concorrer a Bolsas para Missões de Ensino (STA) para as instituições parceiras do Politécnico de Leiria, no âmbito do Programa Erasmus+. Na mobilidade de docentes, no programa de trabalhos a definir, é possível haver combinação de atividades que contemplem horas de ensino e incluir ações de formação e/ou networking, num total de 8 horas.

A candidatura online deve ser formalizada através do respetivo formulário:
FORMULÁRIO – Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino (STA)
http://on.ipleiria.pt/sta

Pessoal Técnico

O pessoal técnico e administrativo deverá realizar um programa onde se poderão incluir atividades como job shadowing, períodos de formação/observação em contexto real de trabalho, formação na área de trabalho, entre outras.

A candidatura online deve ser formalizada através do respetivo formulário:
FORMULÁRIO – Mobilidade de Pessoal para Formação (STT) / Colaboradores
http://on.ipleiria.pt/stt

Prazos

O prazo para apresentação de candidaturas à atribuição de bolsas de mobilidade Erasmus+ para o ano letivo 2024/2025, dirigidas aos docentes e aos colaboradores técnicos e administrativos do Politécnico de Leiria, decorrem até ao dia 30 de junho de 2024, de acordo com as regras previstas nos editais.

Em caso de dúvidas, deverá efetuar o contacto através do email: 
ana.boaventura@ipleiria.pt(Ana Boa-Ventura – Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional – Divisão de Relações Internacionais // Politécnico de Leiria)

NOTA: As mobilidades atribuídas deverão ser realizadas entre 15 de setembro 2024 e 31 de julho de 2025 e seguir os procedimentos em baixo.

» » Consulte as FAQ e as Instituições Parceiras (Erasmus+) em baixo.

Erasmus+ STA e STT para 2024/2025

Antes e depois da Mobilidade

Antes

São necessários os seguintes documentos ou e processos:

  • Preencher o ACORDO STA ou o ACORDO STT
  • Recolher a assinatura junto da instituição de acolhimento:
    • Enviar o documento com as duas assinaturas para a DRI ana.boaventura@ipleiria.pt que, por sua vez, o fará assinar pelo coordenador institucional Erasmus.
    • Enviar juntamente os dados pessoais – i) Nome; ii) N.º do Cartão de Cidadão; iii) NIF; iv) Data de nascimento; v) IBAN; vi) Morada; vii) N.º de telemóvel.
    • Nota: O envio deverá ser realizado entre 1 e 2 meses antes da deslocação ter início.
  • Preencher o “pedido para autorização de participação em serviço externo (PAP)”, indicando que a missão se realiza ao abrigo do programa Erasmus+.
  • Assinar e enviar o Contrato Financeiro remetido anteriormente pela DRI.

Depois

São necessários os seguintes documentos ou e processos:

  • Enviar para a DRI (ana.boaventura@ipleiria.pt) o Certificado de Participação, com informação das horas de trabalho e tipo de mobilidade (STT e STA), assinado e carimbado.
  • Preencher o relatório final que será enviado pela Comissão Europeia (remetente: EU-CORPORATE-NOTIFICATION-SYSTEM@ec.europa.eu | assunto do email: ERASMUS+ participant report) através do link enviado via email, diretamente ao participante). Este relatório deverá ser preenchido até 15 dias após o regresso da mobilidade.

Missões de Ensino e para Formação

FAQ Mobilidade Outgoing

São elegíveis como candidatos os colaboradores com contrato de trabalho celebrado com o Politécnico de Leiria de nacionalidade europeia, apátridas, refugiados ou que beneficiem do estatuto de residente permanente.
Na candidatura a Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino são elegíveis os colaboradores docentes do Politécnico de Leiria com vínculo contratual com a instituição no momento da mobilidade.

São elegíveis como candidatos os colaboradores com contrato de trabalho celebrado com o Politécnico de Leiria de nacionalidade europeia, apátridas, refugiados ou que beneficiem do estatuto de residente permanente.
Na candidatura a Mobilidade de Pessoal para Formação são elegíveis os técnicos do Politécnico de Leiria com vínculo contratual com a instituição no momento da mobilidade.

Nota: Investigadores têm de ter um vínculo contratual com o Politécnico de Leiria e não serem financiados por um projeto europeu já que não há lugar a duplo financiamento Europeu.

Mobilidade de Pessoal para Missões de Ensino/Staff Teaching Assistant (STA) – A organização de acolhimento tem de ser uma IES de um País do Programa à qual tenha sido outorgada uma CEES (Carta Europeia de Ensino Superior) ou uma IES de um País Parceiro que tenha assinado um acordo interinstitucional com o Politécnico de Leiria antes de se dar início à mobilidade e no âmbito da ICM (International Credit Mobility).

Mobilidade de Pessoal para fins de Formação/Staff Mobility for Training (STT) – As condições são semelhantes às das missões de ensino, mas neste caso é ainda permitido realizar mobilidade para instituições de ensino superior para as quais não exista acordo prévio ou ainda para qualquer organização pública ou privada ativa no mercado de trabalho.

Como referência das instituições de Ensino Superior com as quais o Politécnico de Leiria possui acordos bilaterais, consulte a lista de parceiros Erasmus | Mobilidade | 2023-2028 em www.ipleiria.pt/erasmus/.

Mobilidade de Pessoal para Missões de Ensino/Staff Teaching Assistant (STA) – A mobilidade de docentes para fins de ensino terá a duração mínima de 4 dias consecutivos (mínimo 8 horas de lecionação) e máxima de 5 dias – período durante o qual o docente dará aulas numa universidade com a qual o Politécnico possui um acordo de cooperação na respetiva área (cf. a lista “Acordos bilaterais Erasmus+ Mobilidade de Docentes” na página Acordos Bilaterais)

Mobilidade de Pessoal para fins de Formação/Staff Mobility for Training (STT) – A mobilidade do técnico tem igual duração do que a mobilidade docente mas neste caso não implica um determinado número de horas se bem que habitualmente para 5 dias de mobilidade, são contabilizados 3 dias de trabalho.

Nota: Nos dias indicados estão já compreendidos 1 dia para a ida e outro para a volta. Nos casos excecionais em que haja uma mobilidade autorizada para fora da Europa, são autorizadas de 7 dias (incluindo viagens).

O Docente ou o Técnico deverá candidatar-se no período de candidaturas divulgado por email e no site do Politécnico de Leiria, seguindo as regras do edital e aguardar os resultados do concurso. Todos os projetos de mobilidade docente e de técnicos terminam no final de Julho de cada ano, iniciando-se de seguida o projeto seguinte.

Nota: Na eventualidade de vagas sobrantes pode ser possível a abertura de concurso para atribuição das mesmas ( a cerca de 2 meses do final do projeto).

Os critérios de seleção estão definidos em edital e têm em conta: 1. As mobilidades realizadas anteriormente , no âmbito do Programa Erasmus; e 2. A qualidade e adequação do programa de trabalhos às funções desempenhadas, bem como a pertinência do plano de ensino/formação para a implementação da estratégia de internacionalização do Politécnico de Leiria. Para informação detalhada deve ler o edital referente ao ano do concurso a que se candidata. As listas são publicadas na data prevista em edital do primeiro para o último classificado em 2 listas: STA (pessoal Docente) STT (Pessoal não docente para formação).  Serão enviados tantos bolseiros quantas as bolsas recebidas pelo Consórcio Erasmus para o efeito e seguindo sempre a ordem de seriação.

A bolsa atribuída para a viagem  depende da distância em banda (km) que pode ser consultado no calculador de distâncias.

Tabelas de Bolsas de Mobilidade – Para Missões de Ensino e Formação

Cálculo para despesas de subsistência e viagem

Valores de subsistência – Mobilidades a realizar em 2024/2025 (Projeto Erasmus+ de 2023)

Portugal Continental, RAA e RAM
Apoio Individual STA & STTMin-Máx por dia (até ao 14º dia)Min-Máx por dia entre o 15º e o 60º dia)
1: Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia130 EUR + Viagem91 EUR + Viagem
2: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal115 EUR + Viagem81 EUR + Viagem
3: Antiga República Jugoslava da Macedónia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Turquia100 EUR + Viagem70 EUR + Viagem
Montante
Viagem
(Mobilidade de Pessoal e estudantes RAA e RAM)Contribuição para as despesas de viagem dos participantes, do seu local de origem para o local da atividade e regresso.
Para distâncias entre 10 e 99 KM:
23 EUR por participante
Para distâncias entre 100 e 499 KM:
180 EUR por participante (Green Travel:210€)
Para distâncias entre 500 e 1999 KM:
275 EUR por participante (Green Travel:320€)
Para distâncias entre 2000 e 2999 KM:
360 EUR por participante (Green Travel:410€)
Para distâncias entre 3000 e 3999 KM:
530 EUR por participante (Green Travel:610€)
Para distâncias entre 4000 e 7999 KM:
820 EUR por participante
Para distâncias iguais ou superiores a 8000 KM:
1500 EUR por participante
Custos de viagem acrescidos de participantes provenientes de/com destino a regiões ultraperiféricas e países e territórios ultramarinos.
Custos de viagem acrescidos: até 80% dos custos de viagem.

O Politécnico de Leiria, reserva-se o direito de no final do projeto realizar acertos nos valores finais das mobilidades, dependendo de ajuste necessários de forma aos valores estarem de acordo com a plataforma de mobilidade (beneficiary module) da União Europeia.

Deve ter presente que a verba fixa da viagem e o per diem servem para cobrir as suas despesas. A viagem e o alojamento deverão ser articulados pelo próprio de acordo com as suas conveniências. No caso de deslocações a Espanha realizadas de carro deve ser solicitada autorização prévia e apresentados os comprovativos de portagens.

A mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ 2023 terá de ser realizada entre setembro/outubro de 2024 a julho de 2025.

  • Preenchimento do Acordo de Mobilidade STA ou STT;
  • Recolher a assinatura junto da instituição de acolhimento;
    • Enviar o documento com as duas assinaturas para a DRI (ana.boaventura@ipleiria.pt) que, por sua vez, o fará assinar pelo coordenador institucional Erasmus.
    • Enviar juntamente os dados pessoais:
      • i) Nome; ii) N.º do Cartão de Cidadão; iii) NIF; iv) Data de nascimento; v) IBAN; vi) Morada; vii) N.º de telemóvel
    • O envio deverá ser realizado entre 1 e 2 meses antes da deslocação ter início.
  • Preenchimento do PAP – Pedido para Autorização de Participação – A atribuição de uma bolsa de mobilidade impõe a necessidade de autorização formal para a saída do serviço do colaborador, através dos procedimentos usuais do pedido de deslocação recomendável um mês antes da partida. O documento deve fazer referência à Bolsa de Mobilidade ERASMUS+, uma vez que esta não é acumulável com ajudas de custo.
  • Assinar e enviar o Contrato Financeiro remetido anteriormente pela DRI
  • Enviar para a DRI (ana.boaventura@ipleiria.pt) o Certificado de Participação, com informação das horas de trabalho e tipo de mobilidade (STT e STA), assinado e carimbado.
  • Preencher o relatório final que será enviado pela Comissão Europeia (remetente: EU-CORPORATE-NOTIFICATION-SYSTEM@ec.europa.eu | assunto do email: ERASMUS+ participant report) através do link enviado via email, diretamente ao participante). Este relatório deverá ser preenchido até 15 dias após o regresso da mobilidade.

Para além deste programa existem outras oportunidades para realizar mobilidade académica através de outras ações, nomeadamente:  

  • ICM – International Credit Mobility
  • Erasmus Mundus Mestrados Conjuntos ver + (JDAZ)
  • Parcerias Estratégicas
  • Alianças de Conhecimento
  • Alianças Sectoriais
  • Cooperação para a Inovação no Ensino Superior
Marlene Rosa . Reino Unido
Mário Antunes/Patrício Domingues . França
Miguel Frade . Letónia
Luís Soares . Lituânia