Matrícula/inscrição e seguro

Matrículas e inscrição

Fluxograma com as descrição das etapas do processo de matrícula e inscrição Início Etapa 1 Auto-registo Etapa 2 Termos e Condições Dados Pessoais Pagamentos Etapa 3 Inscrição a UC Etapa 4 Cartão de Estudante Fim

inscrição

Renovação anual

Inscrição 2024/2025 [1]InícioFim
Renovação da inscrição anual para os estudantes em 2024/202516-08-202401-09-2024
Aos estudantes que realizam exames na época especial de 2023/202403-09-202430-09-2024
[1] Poderás consultar as regras aplicáveis ao teu ciclo de estudos aqui, nomeadamente as regras de inscrição e as regras de precedência.


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Informações sobre Matrícula e Inscrição


Seguro Escolar

O Despacho n.º 185/MEC/86, publicado em Diário da República, 2ª Série, de 12 de setembro, determina a obrigatoriedade do pagamento do seguro escolar pelos estudantes do Ensino Superior. Os estudantes devidamente matriculados/inscritos no Instituto Politécnico de Leiria encontram-se abrangidos pelo Seguro Escolar.

Este seguro de acidentes pessoais – grupo escolar – tem como objetivo garantir a cobertura dos riscos identificados nas condições gerais e particulares, no ano letivo a que respeita a inscrição, durante a atividade escolar desenvolvida nas instalações de ensino ou fora, desde que por iniciativa do estabelecimento de ensino.

Em caso de Acidente 

O estudante deverá ser conduzido ao estabelecimento hospitalar mais próximo. O estudante poderá, ainda, recorrer a qualquer estabelecimento de saúde, público ou privado.

Participação de sinistro

O estudante é responsável por formalizar a participação do sinistro o mais rapidamente possível, num prazo máximo de 5 dias.

  1. Preencher devidamente o formulário de participação de sinistro;
  2. Juntar um relatório médico/policial pormenorizado consoante a situação;
  3. Juntar o comprovativo de IBAN, onde conste a identificação do titular da conta (talões de Multibanco não são válidos);
  4. Enviar os documentos para o endereço academicos@ipleiria.pt ou entregar diretamente nos serviços académicos do respetivo Campus;
  5. Após o envio da participação de sinistro, remeter por correio postal ou entregar nos Serviços Académicos a documentação clínica decorrente da assistência prestada na sequência do acidente, nomeadamente os originais dos documentos de despesa, as respetivas prescrições médicas, bem como outros relatórios de meios complementares de diagnóstico.

A participação do sinistro deverá seguir os seguintes passos:

Trata-se de um seguro de reembolso, pelo que o estudante é responsável pelo pagamento das despesas decorrentes do acidente, sendo posteriormente reembolsado diretamente pela seguradora, após o procedimento descrito anteriormente, caso a situação seja enquadrada no âmbito do Seguro Escolar.

Encontram-se seguradas todas as atividades de âmbito escolar desenvolvidas pelos estudantes, conforme as condições gerais e particulares da apólice de seguro.

Este seguro cobre os acidentes pessoais (não doenças) ocorridos durante a atividade escolar;

Condições gerais

Condições particulares

Coberturas:

  • Morte: 30.000,00€
  • Invalidez permanente absoluta: €50,000,00
  • Invalidez permanente parcial: €50,000,00
  • Despesas de Tratamento: €7.500,00
  • Despesas de Repatriamento: 5.000,00
  • Despesas de Funeral por Acidente: €3.000,00
  • Responsabilidade Civil do segurado: €50.000,00
  • Responsabilidade Civil do Estabelecimento de Ensino: €25.000,00

Em caso de necessidade de comprovação do seguro escolar, poderá ser solicitada a emissão de declaração de seguro escolar através do email  academicos@ipleiria.pt contendo, obrigatoriamente, os seguintes dados do estudante: nome, número estudante e entidade onde realizará o estágio, dissertação, ou outros a constar no documento.

Contacto

Contactos para eventuais questões: academicos@ipleiria.pt