Organização interna

Politécnico de Leiria

Organização Interna

Organograma com a representação da organização interna do Politécnico de Leiria Politécnico de Leiria Unidades orgânicas de ensino e investigação ESECS Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, de Leiria ESTG Escola Superior de Tecnologia e Gestão, de Leiria ESAD.CR Escola Superior de Artes e Design, de Caldas da Rainha ESTM Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche ESSLei Escola Superior de Saúde, de Leiria INDEA Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados Unidades orgânicas de investigação CDRsp Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto Unidades orgânicas de formação UED Unidade de Ensino a Distância FOR.CET Centro de Formação para Curso de Especialização Tecnológica FOR.ACTIVOS Centro de Formação de Ativos Unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico CTC Centro de Transferência e Valorização de Conhecimento Unidades funcionais SAS Serviços de Ação Social SAPE Serviço de Apoio ao Estudante CE Comissão de Ética

Unidades orgânicas de ensino e investigação

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)

A ESECS desenvolve a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores. Desenvolve, ainda, um conjunto variado e vasto de atividades de investigação e de ligação à comunidade, no âmbito das suas áreas de competência. Isto permite conferir ao ensino que ministra um cariz muito particular, envolvendo estudantes e professores em atividades que potenciam as aprendizagens, quer no sentido da investigação, quer no sentido da sua aplicação prática.

Foi criada como escola autónoma, em 1979, e integrada no Politécnico de Leiria, em 1980. Em 2008, ao abrigo dos novos estatutos do Politécnico de Leiria, a sua designação foi alterada de Escola Superior de Educação para Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Diretor

Professor Doutor
Pedro Gil Frade Morouço


Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)

A ESTG forma profissionais nas áreas da engenharia, tecnologia, tecnologias da saúde, gestão, marketing, contabilidade e solicitadoria, desde o ano letivo de 1989/1990. No âmbito da cooperação, a Escola é reconhecida pela forte ligação ao meio empresarial, fruto do estabelecimento de parcerias com empresas, quer da região de Leiria, quer de âmbito nacional, que permitem o desenvolvimento de projetos, a prestação de serviços e a lecionação de aulas em ambiente empresarial.

Atualmente, a ESTG é reconhecida como Academia Cisco, Academia Microsoft, Oracle e, mais recentemente, Siemens, tendo também um conjunto diversificado de protocolos celebrados com outras empresas e instituições.

Diretor

Professor Doutor
Carlos Alexandre Bento Capela

Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR)

A ESAD.CR é uma escola de artes e design, implantada numa cidade detentora de um vasto património cultural e artístico. Oferece formação graduada, nos domínios das artes plásticas, do design e das artes performativas. Tendo iniciado a sua atividade em 1990, é hoje uma escola reconhecida a nível nacional e internacional, sendo os seus estudantes e professores detentores de numerosos prémios e referências nos meios de comunicação da especialidade. Nesta escola, assume cada vez mais relevância a ligação ao mundo da indústria, especialmente através dos seus cursos em design.

Diretor

Professor Doutor
João Pedro Faustino dos Santos

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)

A ESTM foi criada em 1999 e, desde então, adotou o mar como imagem de marca e suporte da sua identidade. O seu caráter singular no panorama nacional do ensino superior, aliando duas áreas científicas intrinsecamente ligadas ao mar, permite uma forte interação com diversas entidades regionais e nacionais, assim como com o tecido económico da região. A sua oferta formativa é complementada com atividades de I&D desenvolvidas pelos grupos de investigação sediados na ESTM: CiTUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo e Grupo de Investigação em Recursos Marinhos MARE- IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

A qualidade do ensino é reconhecida internacionalmente, possuindo a certificação TedQual atribuída pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Ao nível da internacionalização, a ESTM integra diversas redes internacionais das quais se destaca o Campus do Mar – International Campus of Excellence, possuindo protocolos de parceria com diversas instituições internacionais.

Diretor

Professor Doutor
Paulo Jorge dos Santos Almeida

Escola Superior de Saúde (ESSLei)

A ESSLei foi integrada no Politécnico de Leiria  em 2001, oferecendo formação em enfermagem. Em 2005, a Escola, até então designada por Escola Superior de Enfermagem, transforma-se em Escola Superior de Saúde. Mais do que uma mudança de nome, esta alteração significou a possibilidade de concretizar o alargamento do projecto educativo de nível superior, para lá do limite exclusivo da formação em enfermagem.

Diretor

Professor Doutor
Rui Fonseca-Pinto

Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA)

O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria, criada nos termos do artigo 7.º, n.º 6 dos Estatutos do Politécnico de Leiria. Surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Instituto, visando a promoção de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), nos diversos domínios científicos, e a generalização da oferta de formação pós-graduada.

A sua missão assenta no incentivo, apoio e coordenação das atividades de I&D e da formação avançada no seio do Politécnico de Leiria, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.

Unidades orgânicas de formação

Unidade de Ensino a Distância (UED)

Diretora Professora Doutora Maria Isabel Alves Rodrigues Pereira

A Unidade de Ensino a Distância (UED) do Politécnico de Leiria é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento criada nos termos do Despacho n.º 8295/2002 (2.ª série) do Ministro da Educação, de 27 de março de 2002 e do artigo 7º, n.º 6 dos Estatutos do Politécnico de Leiria.
A UED tem como Missão inovar, dinamizar e fomentar a utilização de novas formas de aprendizagem, permitindo que se ultrapassem barreiras tradicionais, como o espaço e o tempo, participando na construção de uma sociedade do conhecimento para todos.

Finalidades

Dinamizar a criação de formação pedagógica, online e presencial, fomentando a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras, baseadas em métodos ativos, tecnologia e partilha de conhecimento;

Implementar e coordenar todos os projetos de ensino a distância que envolvam as escolas do Politécnico de Leiria, tendo uma estrutura orgânica assegurada pelos seguintes órgãos: a) Conselho técnico-pedagógico; b) Diretor; c) Unidades de suporte; d) Comissões de Curso, de acordo com o Regulamento 224/2006 (DR. 244, 21 Dez 2006).

Promover a investigação, desenvolvimento e inovação na área do ensino a distância e inovação pedagógica.

Objetivos

  • Satisfazer as necessidades de aprendizagem dos seus públicos;
  • Captar novos públicos;
  • Formar ao longo da vida;
  • Alargar e diversificar a oferta formativa;
  • Dar resposta às necessidades formativas da comunidade académica do Politécnico de Leiria;
  • Complementar o ensino presencial;
  • Contribuir para a investigação, desenvolvimento e inovação no ensino a distância.

Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica (FOR.CET)

O FOR.CET foi criado com o objetivo de implementar e dinamizar formações pós-secundárias e desenvolver estudos, no âmbito das necessidades de formação profissional.

Centro de Formação de Ativos (FOR.ATIVOS)

Ao FOR.ATIVOS compete, em articulação com as demais unidades de ensino e formação, a promoção da formação ao longo da vida.

Unidades orgânicas de investigação

Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp)

Diretor Professor Doutor Nuno Manuel Fernandes Alves

O CDRsp tem desenvolvido atividade na área da engenharia mecânica, aplicada ao desenvolvimento de projetos tecnológicos de investigação, com vista a um desenvolvimento sustentável e eficiente de produtos, materiais e processos.


Unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico

Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento (CPVC)

Diretora Professora Doutora Ana Lúcia Marto Sargento

O CPVC é um centro criado pelo Politécnico de Leiria, para dar apoio às empresas através da sua capacidade de facilitar, impulsionar e gerir a transferência de tecnologia e conhecimentos entre o meio académico e o tecido empresarial.


Unidades funcionais

Serviços de Ação Social (SAS)

Administrador Eng.º Pedro Miguel Ramalho Costa

Os Serviços de Ação Social são uma unidade funcional do Politécnico de Leiria, que tem como objetivo contribuir para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, frequência e êxito escolar aos estudantes que ingressam nas Escolas do Instituto, proporcionando-lhes condições que permitem superar desigualdades económicas e sociais.
Estes Serviços concedem, no âmbito das suas competências, apoio direto e indireto e outros benefícios sociais. Prestam, além disso, serviço à comunidade académica, cumprindo compromisso de equidade e qualidade, visando a formação integral dos estudantes.


Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE)

Coordenadora Professora Doutora Graça Maria dos Santos Baptista Seco

O SAPE tem como finalidade a promoção do sucesso escolar e o combate ao abandono no Politécnico de Leiria, procurando promover um maior bem-estar ao estudante, ao longo do seu trajeto na instituição. Resulta de um programa mais amplo designado “Trajetos… com Sucesso no IPLeiria”.


Serviços

Direção dos Serviços Jurídicos

Responsável Dr.ª Ana Raquel Santana Vala (dsj@ipleiria.pt)

Incumbe à Direção de Serviços Jurídicos (DSJ) prestar apoio aos órgãos do Instituto e das unidades orgânicas, nos domínios jurídico e disciplinar. Este serviço depende diretamente do presidente (n.º 2.2 do art. 7.º A, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).


Direção dos Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico

Responsável Eng.º Pedro Miguel Ramalho Costa (dspde@ipleiria.pt)

Incumbe à Direção de Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico (DSPDE) prestar apoio aos órgãos do Instituto e das unidades orgânicas, nos domínios do planeamento de atividades estratégicas para o Politécnico de Leiria. (n.º 3 do art. 106.º dos Estatutos do Politécnico de Leiria).

Gabinete de Planeamento (GPLAN)

Responsável Dr.ª Sofia Alexandra Ferreira da Conceição e Sousa (gabinete.planeamento@ipleiria.pt)

O Gabinete foi constituído com o objetivo de prestar assessoria à Presidência e demais órgãos do Politécnico de Leiria, em áreas que contribuam para o planeamento das suas atividades e que facilitem o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento estratégico do Instituto.

Gabinete de Projetos (GPROJ)

Responsável Dr.ª Ana Marta Aleixo Figueiras dos Santos (gabinete.projectos@ipleiria.pt)

O Gabinete foi criado com o objetivo de promover a participação dos docentes e das unidades orgânicas da instituição em projetos financiados por programas nacionais e internacionais.


Direção dos Serviços Financeiros

Responsável Dr.ª Graciete Maria Coelho Raposo Campos dsf@ipleiria.pt

A Direção de Serviços Financeiros (DSF) exerce a sua ação nos domínios da administração financeira e patrimonial e aquisição de bens e serviços. Estes serviços deverão ser descentralizados, com o funcionamento de gabinetes de atendimento ao nível das Escolas. A DSF compreende: Divisão de ContabilidadeDivisão de Gestão Financeira e OrçamentalDivisão de Gestão Financeira de Projetos; Divisão de Compras e Aprovisionamento; Setor de Património e Setor de Tesouraria.


Direção dos Serviços Académicos

Responsável Doutora Isabel Maria Paraíso Faria Lopes (academicos@ipleiria.pt)

A Direção dos Serviços Académicos (DSA) é responsável pela atividade relacionada com processos individuais de estudantes, propinas, matrículas e outros assuntos relacionados com a atividade académica.
«Os Serviços Académicos devem ter uma estrutura de atendimento e apoio aos alunos descentralizada, em termos a definir pelo conselho geral.» (n.º 6 e 6.1, do art. 7.ºA, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).


Direção dos Serviços de Documentação

Responsável Dr.ª Maria Dulce Rosário Correia sd@ipleiria.pt)

Os Serviços de Documentação (SDIPleiria) são constituídos pelas bibliotecas instaladas nas Escolas do Politécnico de Leiria: ESECS, ESTG e ESSLei, em Leiria; ESAD.CR, nas Caldas da Rainha; e ESTM, em Peniche. Desde a criação dos Serviços de Documentação, as bibliotecas passaram a trabalhar como uma unidade e com uma filosofia de atuação comum, com o objetivo da rentabilização de esforços, recursos humanos e materiais.

Todas as bibliotecas têm espaços próprios, com diferentes dimensões e tempo de existência, bem como coleções bibliográficas específicas para os utilizadores, o que as distingue entre si e as torna únicas.


Direção dos Serviços Informáticos

Responsável Eng.º Luís Eduardo Rodrigues Cachulo (dsi@ipleiria.pt)

A Direção de Serviços Informáticos (DSI) exerce a sua ação no domínio da conservação de bens e equipamentos informáticos, dos sistemas de informação e comunicação ao serviço do IPLeiria.


Direção dos Serviços de Recursos Humanos

Responsável Dr.ª Isabel Fernanda Lopes Duarte (dsrh@ipleiria.pt)

A Direção de Serviços de Recursos Humanos (DSRH) exerce funções na gestão de processos e dados de pessoal, inerentes à constituição, modificação, suspensão e extinção de relações de emprego. É responsável, além disso, por conceber, propor e implementar os sistemas administrativos de gestão de recursos humanos. A DSRH compreende: Setor de Processamento; Setor de Contratação e Gabinete Técnico de Recursos Humanos.


Direção dos Serviços Técnicos

Responsável Eng.º Ricardo Manuel Marques Grilo (dst@ipleiria.pt)

A Direção de Serviços Técnicos (DST) é o serviço do Politécnico de Leiriaresponsável pela gestão e acompanhamento de obras, manutenção de instalações e equipamentos, segurança das instalações e saúde, higiene e segurança no trabalho. A DST está sedeada nos Serviços Centrais, organizando-se internamente em Setor de Obras, Setor de Manutenção e Setor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Estão excluídas do âmbito de intervenção da DST as instalações de comunicações de voz e dados, da responsabilidade da Direção de Serviços Informáticos, bem como os equipamentos específicos existentes em laboratórios, cantinas, bares ou outros espaços, não integrados nas instalações acima mencionadas.

Setor de Obras

Serviço responsável pela gestão e acompanhamento das obras efetuadas no Politécnico de Leiria. O envolvimento do serviço compreende o levantamento e/ou caracterização da(s) necessidade(s), definição do programa preliminar, contratação ou elaboração do projeto de execução, contratação e acompanhamento da execução da empreitada e termina com a receção provisória da empreitada. Compete ainda ao setor de obras acompanhar e apoiar os processos de candidatura a projetos de financiamento para obras e a sua posterior execução física.

Setor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Serviço responsável pelo desenvolvimento das atividades que visam a segurança, bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores e garantir o cumprimento das obrigações legais, numa vertente de responsabilidade social para com a comunidade académica.

Setor de Manutenção

Serviço responsável pela manutenção de instalações e infraestruturas físicas do Politécnico de Leiria, de que se destacam as seguintes:

  • Estruturas e demais elementos construtivos dos edifícios;
  • Instalações elétricas;
  • Instalações de AVAC;
  • Instalações de água e saneamento;
  • Instalações de gás combustível;
  • Instalações de ar comprimido e gases especiais.
  • Elevadores e equipamentos de elevação;
  • Sistemas de segurança eletrónicos;
  • Sistemas de segurança ativa de combate a incêndios;
  • Arruamentos, passeios e demais zonas de circulação nos diferentes campi
  • Zonas ajardinadas e afins.

Divisão de Comunicação e Relações Internacionais

Responsável Dr. Alexandre Miguel Santos Soares (gic@ipleiria.pt)

A Divisão gere a imagem institucional do Politécnico de Leiria, a comunicação interna e externa e apoia as atividades de internacionalização do Instituto, de acordo com a estratégia e diretrizes da Presidência. Esta Divisão é ainda responsável pelas relações públicas de toda a instituição incluindo as Unidades Orgânicas nela integradas; estabelecer ligação entre os diferentes serviços e unidades e a comunidade académica; todas as questões respeitantes à mobilidade e cooperação do Instituto e respetivas unidades orgânicas, nos planos nacional e internacional (artigo n.º 5 do art. 7.ºA, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).


Gabinete de Auditoria e Controlo Interno

Ao Gabinete de Auditoria e Controlo Interno (GACI) compete: analisar e verificar os ativos do Politécnico de Leiria e das suas unidades orgânicas; a legalidade e a regularidade das operações; a integralidade e exatidão dos registos contabilísticos; a execução dos planos e políticas superiormente definidos; e a eficácia da gestão e a qualidade da informação.


Gabinete de Avaliação e Qualidade

Responsável  Pró-presidente Professor Doutor Rui Pedro Charters Lopes Rijo (gab.qualidade@ipleiria.pt)

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) tem como principais competências: apoiar a implementação de uma cultura de qualidade no Politécnico de Leiria e do sistema interno de garantia da qualidade; apoiar os processos de avaliação interna e externa no Instituto; organizar os procedimentos inerentes à acreditação e avaliação dos ciclos de estudo e submetê-los à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); e colaborar na regulamentação e no desenvolvimento de instrumentos de monitorização da qualidade do ensino.


Gabinete de Expediente e Arquivo

Responsável  Maria Josefina Dias da Silva Pereira (ipleiria@ipleiria.pt)

O Gabinete de Expediente e Arquivo (GEA) exerce as suas funções ao nível do atendimento geral, tratamento e encaminhamento do expediente, definição e manutenção de arquivos do Politécnico de Leiria. O GEA compreende: Setor de Expediente e Setor de Arquivo.


Gabinete de Proteção de Dados

Responsável  Dr.ª Ana Maria Pratas dos Reis (dpo@ipleiria.pt)

O Gabinete da Proteção de dados (GPD) exerce as suas funções no domínio de tratamento de dados pessoais efetuado no contexto das atividades da instituição.


Gabinete de Segurança da Informação

Responsável Eng.º Adail Domingues da Silva de Oliveira (gsi@ipleiria.pt)

O Gabinete de Segurança da Informação (GSI) exerce as suas funções no domínio da segurança da informação no contexto das atividades da instituição.


Secretariado da Presidência

Responsáveis Susana Cristina Figueiredo Dias e Dr.ª Lina Manuela Lopes Henriques Rosálio (presidencia@ipleiria.pt)

O Secretariado da Presidência exerce funções de apoio e secretariado à presidência do Politécnico de Leiria e todas as atividades complementares.