Unidades, polos e delegações

I&D+i

Unidades, polos e delegações de investigação

As unidades de investigação são os elementos-chave para a I&D+i de elevada qualidade e valor acrescentado que se produz no Politécnico de Leiria.

As nossas 15 unidades de investigação (6 próprias, 3 delegações de associações de I&D sem fins lucrativos, 6 polos de unidades de investigação externas) desenvolvem a sua atividade de I&D+i em 4 domínios científicos, procurando respostas práticas e aplicadas a uma diversidade de temáticas sociais, económicas, tecnológicas, ambientais, turísticas e de saúde e bem estar. 

Ciências Sociais e humanidades

Engenharia e Ciências Exatas

Ciências Naturais e do Ambiente

Ciências da Vida e da Saúde

Ciências Sociais e Humanidades

CARME . Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia

O Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) é uma unidade de investigação e desenvolvimento (I&D), que emerge da combinação da vontade e esforços de professores do Departamento
de Gestão e Economia do Politécnico de Leiria, para desenvolver atividades de I&D nas suas áreas de interesse e conhecimento.
Pretende ser um elo de ligação entre ensino superior, parceiros da indústria e sociais.

Domínios Científicos

Gestão e administração de empresas; Economia; Gestão financeira; Recursos humanos e comportamento organizacional; Marketing

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

O CARME tem por missão contribuir para o desenvolvimento e inovação regionais, através da integração entre a investigação de base e aplicada em gestão e economia, fortemente orientada para a prática profissional e envolvendo investigadores, estudantes, empresas e organizações não
lucrativas de forma colaborativa.


CICS.NOVA.IPLeiria . Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais 

O Polo de Leiria do CICS.NOVA encontra-se sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Desenvolve a sua atividade neste Instituto desde 2002, altura em que se formou o Centro
de Investigação em Identidade(s) e Diversidades(s) cujos investigadores integraram em 2015 o Polo de Leiria do CICS.NOVA.

Domínios Científicos

Sociologia; Geografia; Antropologia; Educação inclusiva; Serviço social

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

O CICS.NOVA tem como missão o desenvolvimento de investigação interdisciplinar em ciências sociais, a promoção de pensamento crítico e a integração do conhecimento gerado nas comunidades em que está inserido, a nível nacional e internacional, designadamente através da ação dos seus Polos regionais (Leiria, Lisboa, Évora, Minho e Açores).


CI&DEI-IPLeiria . Centro de Estudos em Educação e Inovação

O Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), avaliado com a classificação de Bom no presente ciclo avaliativo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi criado em 2017 com o intuito de fomentar investigação de qualidade no domínio da educação.

Domínios Científicos

Políticas educativas, didáticas e formação; Educação para a saúde e qualidade de vida; Educação para o empreendedorismo e sustentabilidade; Educação, cidadania e inclusão; TIC e multimédia naeducação

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

Desenvolver a investigação em educação. Apoiar os projetos de investigação e de intervenção socioeducativa. Incentivar atividades interdisciplinares de investigação em rede. Desenvolver a cooperação integrada dos seus investigadores. Estabelecer a transferência de conhecimento e tecnologia, promover a ciência e a cultura e a prestação de serviços à comunidade.


CIEQV-IPLeiria . Centro de Investigação em Qualidade de Vida

O CIEQV é um centro de investigação criado em 2014 em consórcio (Politécnico de Santarém e Politécnico de Leiria) cuja última avaliação externa foi de nível bom, tendo, neste último ciclo (2018-2022), crescido e atingido uma muito significativa dimensão nacional e internacional. É composto por cerca de 70 membros doutorados e desenvolve atividade de importância para a sociedade, no âmbito da Qualidade de Vida.

Domínios Científicos

Atividade física e estilos de vida saudáveis; Dinâmicas organizacionais; Educação e formação; Produção alimentar e tecnologia/ comportamento alimentar; Saúde individual e comunitária

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

A missão do CIEQV é contribuir para a criação de conhecimento e desenvolver programas inovadores que promovam a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.


CiTUR . Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo

O CiTUR é uma unidade de I&D do subsistema politécnico de ensino superior nacional que associa 17 instituições (universidades e politécnicos) e envolve mais de 230 investigadores. O CiTUR Leiria é um Polo do CiTUR, sediado na ESTM, Peniche, desenvolve investigação nos domínios do Turismo e áreas afins, procurando o desenvolvimento social e económico sustentável.

Domínios Científicos

Economia e gestão do turismo; Turismo, hospitalidade e restauração; E-turismo, cultura, sociedade e linguagem; Território e destinos turísticos; Planeamento e gestão de produtos turísticos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

Desenvolvimento de investigação aplicada com carácter multidisciplinar e interdisciplinar, produção e partilha do conhecimento científico em turismo.
O CiTUR Leiria tem como objetivos promover a investigação aplicada, divulgação científica, formação e prestação de serviços em turismo e áreas afins.


IJP-IPLeiria . Instituto Jurídico Portucalense

O Polo de Leiria do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é uma unidade de investigação multidisciplinar, composto por investigadores de diferentes áreas de investigação, e tem como missão realizar projetos e atividades científicas em articulação com atividades de ensino, formação e prestação de serviços.

Domínios Científicos

Direito comercial e societário; Direito laboral; Direito dos contratos e direito do consumo; Direito europeu e direitos humanos; Resolução extrajudicial de conflitos: mediação e arbitragem

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

O IJP/Polo de Leiria tem como missão a realização de investigação académica no domínio das ciências jurídicas aplicadas às necessidades da vida dos cidadãos, particulares, consumidores, empresas e instituições locais, com particular enfoque na transição ecológica e na transformação digital.


LIDA . Laboratório de Investigação em Design e Artes

O LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes é uma Unidade de Investigação e desenvolvimento (I&D)w com sede na Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria (ESAD.CR). É composto por uma equipa de investigadores maioritariamente formada pelos docentes da ESAD.CR, contando com cinquenta membros doutorados ou especialistas.

Domínios Científicos

Design; Artes; Cultura

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

É missão do LIDA desenvolver atividades de investigação através de projetos em cooperação com empresas, entidades públicas ou outras instituições nacionais e internacionais. Procura promover a consciência sobre o papel do Design, Artes e Cultura como formas de conhecimento e intervenção sociocultural.

Engenharia e Ciências Exatas

ADAI-IPLeiria . Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial

No âmbito da investigação e desenvolvimento científico-tecnológico em Engenharia Automóvel, surge a Delegação do Politécnico de Leiria da ADAI no intuito da realização de projetos e atividades de prestação de serviços à comunidade, integrando as competências, recursos e knowhow quer da ADAI, quer do Politécnico de Leiria.

Domínios Científicos

Transmissão de calor e termodinâmica; Combustíveis e sustentabilidade ambiental; Simulação dinâmica de fluidos; Sistemas de propulsão de veículos automóveis; Análise de ciclo de vida

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

No âmbito das suas áreas de especialidade, a ADAI tem como objetivos principais:
• Criação e fomento de infraestruturas científicas e tecnológicas;
• Formação científica avançada;
• Promoção e realização de Investigação fundamental e aplicada;
• Prestação de serviços.


CDRSP . Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto

O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) é uma unidade de investigação do Politécnico de Leiria. Atualmente conta com 12 laboratórios e mais de 200 parcerias nacionais e internacionais que contribuem para o sucesso das suas atividades.
Realiza investigação científica e tecnológica, serviços de consultoria e formações avançadas.

Domínios Científicos

Engenharia; Materiais; Simulação computacional e modelação; Tecnologias
avançadas de fabrico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

O CDRSP tem como missão o desenvolvimento científico e tecnológico, conduzindo a uma sinergia entre a investigação, a academia e a indústria, promovendo a criação de novos produtos e processos de fabricação de maior valor acrescentado, contribuindo para o crescimento da ciência e transferência de tecnologias.


CIIC . Centro de Investigação em Informática e Comunicações

O CIIC assume-se como um parceiro de referência em I&D nas áreas de Cibersegurança, Realidade Virtual e Aumentada, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e IoT, com especialização científica em contexto internacional. Tem experiência comprovada na resolução inovadora de problemas de base tecnológica e melhoria das atividades económicas.

Domínios Científicos

Ecosistemas inteligentes IoT; Gémeos digitais para a indústria; Realidade virtual e aumentada; Inteligência artificial; Cibersegurança e informática forense

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

O CIIC tem como missão realizar investigação e desenvolvimento inovador e de alta qualidade nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, promover a transferência de tecnologia, bem como fornecer aconselhamento
técnico e científico a entidades públicas e privadas.


LSRE-LCM-IPLeiria . Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais

O polo do LSRE-LCM – Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais do Politécnico de Leiria foi criado em 2011
e atualmente integra o maior Laboratório Associado Português em Engenharia Química, ALiCE, com uma intervenção muito relevante nas áreas de Engenharia
do Ambiente e da Bioengenharia.

Domínios Científicos

Engenharia química; Biotecnologia ambiental; Ciências e tecnologias do ambiente

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

A missão do LSRE-LCM é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Processos Químicos e Biológicos, desde a investigação fundamental até ao desenvolvimento de produtos e processos
industriais sustentáveis, formação avançada, prestação de serviços e consultadoria.


INESCC-IPLeiria . Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESCC) é uma Associação sem Fins Lucrativos, declarada de utilidade pública, participada pela Universidade de Coimbra, pelo INESC e pelo Politécnico de Leiria, prosseguindo a atividade do anterior polo de Coimbra do INESC. A delegação em Leiria foi criada em 2009.

Domínios Científicos

Engenharia eletrotécnica e informática; Engenharia civil e geoespacial; Engenharia mecânica; Gestão; Matemática

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

Realização de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência e integração de conhecimento, e apoio a formação de recursos humanos, tendo por base as Ciências de Engenharia e da Gestão/Investigação Operacional, visando contribuir para a melhoria do desempenho de empresas e instituições e o progresso do conhecimento.


IT-IPLeiria . Instituto de Telecomunicações

O Instituto de Telecomunicações (IT) é uma organização privada sem fins lucrativos de interesse público fundada em 1995, o estatuto de Laboratório Associado desde 2001 e reconhecido como Centro de Interface Tecnológica desde 2018. O IT é uma parceria de 9 instituições, com 3 polos e 4 delegações com objetivos de I&D no campo das Telecomunicações.

Domínios Científicos

Processamento de sinais; Visão computacional; Antenas e propagação; Compatibilidade eletromagnética; Sistemas ciberfísicos; Deteção remota; Conetividade rádio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

A missão do IT é criar e divulgar conhecimento científico na área das telecomunicações. O IT está envolvido na investigação das telecomunicações tanto a nível nacional como internacional. Promove também a educação superior e formação, ao acolher e acompanhar estudantes de graduação e pós-graduação.

Ciências Naturais e do Ambiente

MARE-IPLeiria . Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

O MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)- Politécnico de Leiria, centra a sua investigação e desenvolvimento tecnológico nas ciências do mar, mais especificamente nos setores emergente da economia azul. O MARE tem alcançado resultados assinaláveis ao nível da investigação e inovação, potenciando a transferência de conhecimento para as empresas.

Domínios Científicos

Marine ecology and biotechnology lab; Blue food innovation and biotechnology lab; Aquaculture and marine resources sustainability lab; Science communication

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

Excelência no estudo dos ecossistemas aquáticos e a sua disseminação para apoiar o progresso humano e as políticas de desenvolvimento sustentável, através de redes colaborativas, desenvolvidas a nível nacional e internacional, com foco na investigação científica, na educação, na valorização e partilha de conhecimento e de tecnologia, e na divulgação de Ciência.

Ciências da Vida e da Saúde

ciTechCare . Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde  

O ciTechCare é uma unidade de investigação multidisciplinar dedicada a fornecer soluções para melhorar os cuidados de saúde e tecnologias de apoio
ao diagnóstico e intervenção precoces. Atua em três áreas principais, Promoção e Cuidados de Saúde, Nutrição e Inovação Alimentar e Biomarcadores e Engenharia Clínica.

Domínios Científicos

Promoção e cuidados de saúde; Nutrição e inovação alimentar; Biomarcadores e engenharia clínica

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Missão

Atingir a excelência na conceção, desenvolvimento e oferta de tecnologias de
ponta para a promoção da saúde, prevenção da doença, seu diagnóstico e intervenção precoce, capacitação de doentes e cuidadores e oferta de soluções de nutrição funcional inovadoras, numa perspetiva ampla e global da saúde.