Serviços de Ação Social

serviços de ação social

Competências

No âmbito da sua atuação, os Serviços de Ação Social (SAS) disponibilizam apoios diretos – bolsas de estudo, auxílios de emergência e apoios especiais a estudantes com necessidades educativas específicas; e indiretos – serviços de alimentação, alojamento, saúde, atividades culturais e desportivas, pautando-se por uma relação de proximidade com a comunidade académica.

Compete aos SAS:

  • Atribuir bolsas de estudo;
  • Identificar situações supervenientes de carência económica, desadaptação ao ambiente escolar ou outras que possam influenciar o sucesso académico e a integração social dos estudantes, propondo as ações a desenvolver;
  • Conceder auxílios de emergência, sob forma de apoio excecional, em numerário ou em espécie;
  • Atribuir bolsas de apoio, como forma de compensar a colaboração dos estudantes em atividades organizadas pelo IPLeiria;
  • Assegurar o funcionamento e a manutenção de residências e de unidades alimentares;
  • Promover a prestação de serviços de saúde;
  • Promover e apoiar atividades desportivas, culturais e promotoras de bem-estar;
  • Estimular e apoiar atividades de voluntariado e de responsabilidade social;
  • Promover a celebração de protocolos de cooperação com benefícios específicos para os estudantes do IPLeiria, nomeadamente em áreas como a saúde;
  • Assegurar o funcionamento e a manutenção de serviços de informação, de reprografia, de apoio bibliográfico e de material escolar.

Órgãos

Administração para a Ação Social

A Administração para a Ação Social é livremente nomeada e exonerada pelo presidente do Politécnico de Leiria, de entre as pessoas com saber e experiência na área da gestão. O estatuto de Administradora para a Ação Social é equiparado ao estatuto do Administrador do Politécnico de Leiria para todos os efeitos legais, isto é, a cargo de direção superior de 2.º grau, salvo se o Administrador do Politécnico de Leiria tiver outra equiparação ou a lei dispuser de forma diversa.

Administradora: Cláudia Andreia Cunha Belém Toneca

Compete à Administradora para a Ação Social

  • Orientar e superintender a gestão administrativa e financeira dos Serviços, pugnando pela eficiência na utilização dos seus meios e recursos;
  • Assegurar a gestão corrente dos Serviços de Ação Social, garantindo a sua funcionalidade;
  • Superintender e coordenar os recursos humanos afetos aos Serviços de Ação Social;
  • Organizar a estrutura interna do serviço e definir as regras necessárias ao seu funcionamento;
  • Assegurar o cumprimento das deliberações aprovadas pelos órgãos colegiais do IPLeiria;
  • Propor os instrumentos de gestão previsional e elaborar os documentos de prestação de contas previstas na lei;
  • Fazer zelar pelo cumprimento das regras de gestão de qualidade, bem como dos demais instrumentos de apoio à gestão;
  • Promover o tratamento das informações e declarações prestadas pelos estudantes candidatos a benefícios sociais.

Compete, em especial, à Administradora para a Ação Social

  • Elaborar as propostas de orçamento e do plano de atividades, assim como apresentar os relatórios de atividades e de contas ao Presidente do IPLeiria;
  • Elaborar a proposta de regulamento orgânico;
  • Representar os Serviços de Ação Social, assim como estabelecer as ligações externas, ao seu nível, com outros serviços e organismos da Administração Pública ou outras entidades congéneres, nacionais ou internacionais;
  • Promover projetos de responsabilidade e inovação social;
  • Promover ações de combate à discriminação social na Instituição;
  • Exercer as funções que lhe sejam delegadas pelo presidente e/ou pelo conselho de gestão do IPLeiria.

O Conselho de Ação Social

O Conselho de Ação Social é o órgão superior de gestão da ação social do IPLeiria, cabendo-lhe definir e orientar a política de ação social.

O Conselho de Ação Social é constituído

  • Pelo Presidente do IPLeiria, que preside, com voto de qualidade;
  • Pela Administradora para a Ação Social;
  • Por dois estudantes indicados pelas Associações de Estudantes do IPLeiria, um dos quais bolseiro.

Compete ao Conselho de Ação Social

  • Aprovar a forma de aplicação da política de ação social do IPLeiria;
  • Fixar e fiscalizar o cumprimento das normas que garantam a funcionalidade dos Serviços de Ação Social;
  • Dar parecer sobre o plano de ação do IPLeiria para a ação social e sobre o relatório de atividades, bem como sobre os projetos de orçamento para o ano económico seguinte e os planos de desenvolvimento a médio prazo para a ação social;
  • Propor mecanismos que garantam a qualidade dos serviços prestados pelos Serviços de Ação Social e definir os critérios e os meios para a sua avaliação.

SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

Organograma

Organização

Unidade de Desporto, Saúde e Bem-Estar (UDSBE)

Competência: desenvolver ações de promoção da prática desportiva formal e informal, assim como desenvolver e apoiar atividades promotoras de bem-estar, nas suas diferentes valências, e de apoio no âmbito da prestação de cuidados de saúde à comunidade académica do IPLeiria.

Divisão de Apoio Social e Alojamento (DASA)

Competência: assegurar a disponibilização de apoios sociais diretos aos estudantes do IPLeiria, assim como, no âmbito dos apoios indiretos, a gestão dos processos de atribuição de alojamento nas residências de estudantes do IPLeiria.

Compreende os seguintes serviços e setores:

  • Setor de Apoio Social (SASo)
  • Setor de Alojamento (SAl)

Divisão de Alimentação (DAL)

Competência: garantir à comunidade académica no âmbito dos apoios sociais indiretos, as valências de alimentação e nutrição, assim como proceder à gestão das unidades alimentares dos Serviços de Ação Social do IPLeiria.

Compreende os seguintes setores: 

  • Setor de Gestão de Unidades Alimentares (SEGUA)
  • Setor de Prestação de Serviços de Catering (SCaT)

Unidade Administrativa e Financeira(UAF)

Competência: assegurar os procedimentos inerentes à gestão administrativa e financeira dos Serviços de Ação Social, nomeadamente nas áreas:

  • Financeira;
  • Contabilidade;
  • Tesouraria;
  • Aprovisionamento;
  • Recursos Humanos.

Gabinete da Administradora dos Serviços de Ação Social (GA SAS)

Competência:  exerce funções de apoio e secretariado à Administradora dos Serviços de Ação Social e em todas as atividades complementares.

Ação Social

Contactos

Campus 2 | Leiria

Morro do Lena – Alto do Vieiro
2400-822 Leiria
(Piso 2, Cantina 2)
Coordenadas: 39.733374, -8.821551
Telefone: (+351) 244 830 640
E-mail: sas@ipleiria.pt

Horário de atendimento

14:00 – 17:00

Campus 3 | Caldas da Rainha

Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho
2500-321 Caldas da Rainha
Telefone: 262 839 666
E-mail: sas@ipleiria.pt

Horário de atendimento

14:00 – 17:00

Campus 4 | Peniche

Rua do Conhecimento, n.º 2
2520-614 Peniche
Telefone: 262 783 087
E-mail: sas@ipleiria.pt

Horário de atendimento

14:00 – 17:00


Ação Social

Informação de Gestão


Ação Social

Publicitação de Atos

Carreira Técnico Superior/Assistente Técnico/Assistente Operacional/Informática

Ofertas de Mobilidade

Assistente Técnico para o exercício de funções nos Serviços de Apoio ao Estudante
OE201910/0885

Assistente Técnico para o exercício de funções na Divisão Administrativa e Relação com os Estudantes OE202112/0220


Ação Social

Legislação

Externa

Estabelece os princípios da política de ação social no ensino superior.

Lei n.º 37/2003, Diário da República n.º 193, de 22 de agosto

Estabelece as bases do financiamento do ensino superior.

Define as bases do financiamento do ensino superior.

Regime jurídico das instituições de ensino superior.

Define o acesso aos benefícios da ação social do ensino superior

.

Interna

Despacho n.º 4965/2023, Diário da República n.º 81, de 26 de abril

Delegação de Competências na Administradora dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria.

Despacho n.º 743/2023, Diário da República n.º 142, de 24 de julho

Delegação de Competências do conselho de gestão na Administradora dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria.

Despacho n.º 279/2015, de 11 de agosto

Despacho de Delegação de Competências relativo à cobrança coerciva de mensalidades/preço por noite, nas unidades de alojamento dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.


Ação Social

Regulamentos


Ação Social

Louvores

Maria Judite Serodio Dias


Ação Social

Formulários

Boletim de ajudas de custo


SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

Declaração de acessibilidade

A plataforma SASocial foi desenvolvida no âmbito de um projeto SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa) em consórcio com várias instituições do ensino superior politécnico. Trata-se de uma plataforma tecnológica desenvolvida em regime de “open source” com recurso a tecnologias inovadoras e com grande potencial de evolução. Teve como principal objetivo a desmaterialização de processos e a oferta de serviços acessíveis online, direcionados à ação social do ensino superior.

Acesso à plataforma: https://sasocial.ipleiria.pt/

Declaração de acessibilidade: https://sasocial.ipleiria.pt/acessibilidade