Serviços de Ação Social

serviços de ação social

Competências

  • Atribuir bolsas de estudo;
  • Fazer o acompanhamento dos estudantes, no sentido de identificar situações supervenientes de carência económica, desadaptação ao ambiente escolar, ou outras que possam influenciar o sucesso escolar e a inserção social dos estudantes e tomar a iniciativa de propor as ações que se julguem aconselháveis;
  • Conceder auxílios de emergência, apoio excecional, em numerário ou em espécie, para acorrer a situações não previstas e de emergência, que se enquadrem nos objetivos da ação social no ensino superior;
  • Atribuir bolsas de apoio, como forma de compensar a colaboração dos estudantes em atividades organizadas pelo Politécnico de Leiria;
  • Estimular a apoiar atividades de voluntariado/responsabilidade social;
  • Promover a criação, manutenção e funcionamento das residências, refeitórios, bares e snack-bares do Politécnico de Leiria;
  • Promover a prestação de serviços de saúde dentro dos recursos disponíveis dos Serviços de Ação Social;
  • Promover o estabelecimento de protocolos com os serviços locais e regionais do Ministério da Saúde, a fim de facilitar o acesso dos estudantes aos mesmos;
  • Promover a criação, manutenção e funcionamento de serviços de informação, reprografia, apoio bibliográfico e material escolar;
  • Promover e apoiar atividades desportivas e culturais.

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Órgãos

O Administrador para a Ação Social

O Administrador para a Ação Social é livremente nomeado e exonerado pelo presidente do Politécnico de Leiria, de entre as pessoas com saber e experiência na área da gestão. O estatuto de Administrador para a Ação Social é equiparado ao estatuto do Administrador do Politécnico de Leiria para todos os efeitos legais, isto é, a cargo de direção superior de 2.º grau, salvo se o Administrador do Politécnico de Leiria tiver outra equiparação ou a lei dispuser de forma diversa.

Administrador: Pedro Miguel Ramalho Costa

Compete ao Administrador para a Ação Social

  • Garantir a funcionalidade e assegurar a gestão corrente dos serviços;
  • Assegurar o funcionamento e a dinamização dos Serviços de Ação Social e a execução dos planos e deliberações aprovados pelos órgãos competentes;
  • Organizar a estrutura interna do serviço e a definição das regras necessárias ao seu funcionamento;
  • Dirigir e coordenar os recursos humanos afetos aos Serviços de Ação Social;
  • Propor os instrumentos de gestão previsional e elaborar os documentos de prestação de contas previstos na lei;
  • Fazer zelar pelo cumprimento das regras de gestão de qualidade, bem como dos demais instrumentos de apoio à gestão;
  • Promover o tratamento das informações e declarações prestadas pelos estudantes candidatos a benefícios sociais.

Compete, em especial, ao Administrador para a Ação Social

  • Elaborar a proposta de orçamento e de plano de atividades;
  • Apresentar o relatório de atividades e contas ao presidente do Politécnico de Leiria;
  • Elaborar a proposta de regulamento interno
  • Representar os Serviços de Ação Social, assim como estabelecer as ligações externas, ao seu nível, com outros serviços e organismos da Administração Pública ou outras entidades congéneres, nacionais ou internacionais;
  • Promover projetos de inovação social;
  • Promover ações de combate à discriminação social na Instituição;
  • Exercer as funções que lhe sejam delegadas pelo presidente do Politécnico de Leiria e ou Conselho de Gestão.

O Conselho de Ação Social

O Conselho de Ação Social é o órgão superior de gestão da ação social do Politécnico de Leiria, cabendo-lhe definir e orientar o apoio a conceder aos estudantes.

O Conselho de Ação Social é constituído

  • Pelo Presidente do Politécnico de Leiria, que preside, com voto de qualidade;
  • Pelo Administrador para a Ação Social;
  • Por dois representantes das Associações de Estudantes das Escolas do Politécnico de Leiria, um dos quais bolseiro.

Compete ao Conselho de Ação Social

  • Aprovar a forma de aplicação, nos Serviços de Ação Social, da política de ação social;
  • Fixar e fiscalizar o cumprimento das normas de acompanhamento que garantam a funcionalidade dos Serviços de Ação Social;
  • Dar parecer sobre o Relatório de Atividades, bem como sobre os projetos de orçamento para o ano económico seguinte e sobre os anos de desenvolvimento a médio prazo, para a ação social;
  • Propor mecanismos que garantam a qualidade dos serviços prestados e definir os critérios e os meios para a sua avaliação.

serviços de ação social

Organização

Divisão Administrativa e Relação com os Estudantes (DARE)

Competência: assegurar a prestação de serviços, segundo princípios de planeamento, qualidade, inovação e adequação às necessidades dos estudantes.

Compreende os seguintes serviços e setores: 

  • Setor de Expediente e Arquivo (SEA)
  • Setor Auxiliar e de Apoio Técnico (SAAT)
  • Setor do Desporto (SDESP)
  • Setor da Cultura (SCULT)
  • Serviços de Saúde (SSAU)

Divisão de Apoio Social e Alojamento (DASA)

Competência: assegurar o regular funcionamento das estruturas de suporte dos Serviços de Ação Social e a execução de projetos de modernização administrativa.

Compreende os seguintes serviços e setores:

  • Setor de Apoio Social (SASO)
  • Setor de Alojamento (SAL)

Divisão de Alimentação (DAL)

Competência: garantir à comunidade académica o fornecimento de alimentação e a gestão das unidades alimentares dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.

Compreende os seguintes setores: 

  • Setor de Gestão de Unidades Alimentares (SEGUA)
  • Setor de prestação de serviços de catering (SCAT)

Divisão Financeira e de Recursos Humanos (DFRH)

Competência: assegurar o regular funcionamento das estruturas de suporte dos Serviços de Ação Social.

Compreende os seguintes serviços e setores:

  • Serviços Financeiros (SF SAS)
  • Setor de Contabilidade (SCONT SAS)
  • Setor de Tesouraria (STES SAS)
  • Setor de Compras e Aprovisionamento (SCAP SAS)
  • Setor do Património (SPAT SAS)
  • Setor de Gestão Orçamental (SGO SAS)
  • Serviços de Recursos Humanos (SRH SAS)

Gabinete do Administrador dos Serviços de Ação Social (GA SAS)

Competência:  exerce funções de apoio e secretariado ao Administrador dos Serviços de Ação Social e em todas as atividades complementares.


SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

Organograma


Ação Social

Contactos

Serviços Centrais

Leiria

Rua General Norton de Matos
2410-191 Leiria
Telefone: 244 830 640
E-mail: sas@ipleiria.pt

Horário de atendimento
Atendimento presencial: sujeito a marcação prévia

Campus 3

Caldas da Rainha

Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho
2500-321 Caldas da Rainha
Telefone: 262 839 666
E-mail: sas@ipleiria.pt

Horário de atendimento
Atendimento presencial: sujeito a marcação prévia

Campus 4

Peniche

Rua do Conhecimento, n.º 2
2520-614 Peniche
Telefone: 262 783 087
E-mail: sas@ipleiria.pt

Horário de atendimento
Atendimento presencial: sujeito a marcação prévia


Ação Social

Outros Serviços

Setor de Serviços de Informação, de Reprografia, de Apoio Bibliográfico e Material Escolar

Os Serviços de Ação Social disponibilizam um serviço de reprografia no Campus 2 e no Campus 3 do Politécnico de Leiria, sitos, respetivamente, em Leiria e em Caldas da Rainha. Neste serviço, a comunidade do Politécnico de Leiria pode aceder, a custos reduzidos, a artigos de papelaria, bem como material escolar e didático. 

Atividades Culturais

Os Serviços de Ação Social apoiam atividades promovidas pela comunidade estudantil do Politécnico de Leiria, designadamente: Associações de Estudantes, tunas, grupos de teatro, produção de espetáculos culturais, atividades de integração, representação de estudantes do Politécnico de Leiria e atividades de formação para a cidadania.


Ação Social

Informação de Gestão


Ação Social

Publicitação de Atos

Carreira Técnico Superior/Assistente Técnico/Assistente Operacional/Informática

Ofertas de Mobilidade

Assistente Técnico para o exercício de funções nos Serviços de Apoio ao Estudante.
OE201910/0885

Doze postos de trabalho em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, na carreira e categoria de Assistente Operacional para as Áreas de Alimentação e de Alojamento dos Serviços de Ação Social do IPLeiria:

-Ref.ª A – Área de Alimentação (6) para Leiria e Peniche;
-Ref.ª B – Área de Alojamento/Empregada de Andar (4) para Caldas da Rainha e Peniche;
-Ref.ª C – Área de Alojamento/Vigilância noturna e/ou diurna (2) para Caldas da Rainha e Peniche.

Aviso nº 10478/2015 publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 180, de 15 de setembro.

Legislação e Bibliografia – Aviso nº 12637/2015 publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 212, de 29 de outubro.

Projeto de lista de candidatos admitidos e candidatos excluídos.

Lista de candidatos admitidos e candidatos excluídos.

Calendarização da prova de conhecimentos.

Aviso (extrato) n.º 534/2016 – Alteração Juri.

Prova de conhecimento – Classificações.

2.º Método de Seleção.

Resultados da Avaliação Psicológica.

Calendarização – Entrevista Profissional de Seleção

Resultados da Entrevista Profissional de Seleção A-B-C

Resultados obtidos nos métodos de seleção intercalares

Projeto de lista de ordenação final

Homologação da Lista Unitária de Ordenação Final

Aviso 11371/2016 do Diário da República-Homologação da Lista Unitária Ordenação Final

Publicação em Diário da República da 1ª Lista de Recrutamento

Publicação em em Diário da República da 2ª lista de recrutamentos


Ação Social

Legislação

Despacho n.º 279/2015, de 11 de agosto

Despacho de Delegação de Competências relativo à cobrança coerciva de mensalidades/preço por noite, nas unidades de alojamento dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.

Estabelece os princípios da política de ação social no ensino superior.

Alterações

Publicada na I série-A do Diário da República, n.º 214, de 16 de setembro.

Publicada na 1.ª série do Diário da República, n.º 174, de 10 de setembro.

Publicado na 1.ª série do Diário da República, n.º 168, de 31 de agosto. 


Ação Social

Regulamentos Internos


Ação Social

Louvores


Ação Social

Formulários

Boletim de ajudas de custo