Comissão de ética
A Comissão de Ética do Politécnico de Leiria (CE), constituída em 2016 (Regulamento n.º 689/2016, alterado pelo Regulamento n.º 351/2021), é uma unidade funcional de natureza consultiva e independente, que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade, honestidade e qualidade ética no âmbito das atividades desenvolvidas no Politécnico de Leiria nas áreas do ensino, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade.
A Comissão de Ética é constituída por onze membros, sendo nove do Politécnico de Leiria e dois externos, um presidente, um vice-presidente e nove vogais, nomeados pelo Presidente do Politécnico de Leiria.
A Comissão de Ética reúne ordinariamente em plenário mediante convocatória do seu presidente, na terceira sexta-feira de cada mês, pelo que, em cada reunião serão analisados os pedidos submetidos até ao último dia do mês anterior ao mês da reunião.

Composição
Membros Internos
Membros Externos
- Cidália Maria Gonçalves de Almeida Pereira
- Diogo Manuel Teixeira Monteiro
- Elga Patrícia Maximiano Ferreira
- Jorge Alexandre Barroca de Sousa Varela
- Judite dos Santos Vieira
- Luís Pedroso de Lima Cabral de Oliveira (Vice-Presidente)
- Sara Alexandra da Fonseca Marques Simões Dias
- Susana Luísa da Custódia Machado Mendes (Presidente)
- Teresa Maria Coelho Baptista
- Catarina Maria Gonçalves Faria
- Tiago Filipe Mendes Andrade
Informações
Os membros da CE não devem ser contactados pessoalmente pelos investigadores e/ou docentes que lhe solicitem pareceres. Todas as comunicações devem ser enviadas através da conta de correio eletrónico da CE (comissao.etica@ipleiria.pt). Os pedidos de parecer devem ser submetidos apenas pelos orientadores/responsáveis dos projetos e a sua correspondência envolverá sempre o orientador/responsável.
A CE assume que os textos dos projetos, antes de serem submetidos, são devidamente analisados pelos/as proponentes, em relação à correção linguística.
A CE assume que os projetos, antes de serem submetidos, foram analisados pelo/a orientador/a de dissertação/tese/projeto e/ou investigador/a responsável e que resultaram, manifestamente, da interação direta, deliberada e sistemática, neste contexto de orientação/coordenação, da discussão e reflexividade partilhadas das questões éticas suscitadas por cada projeto.
Processo de submissão
Para submeter um pedido de parecer, que seja interno ao Politécnico de Leiria:
Fazer download do Formulário para preenchimento eletrónico (podendo a assinatura ser através de certificado digital ou manuscrita);
Digitalizar o formulário assinado juntamente com os restantes documentos solicitados (pela ordem apresentada no formulário), de modo a enviar um único documento.
A submissão dos pedidos deve ser efetuada para o seguinte e-mail:
comissao.etica@ipleiria.pt
Nota: Ao fazer a submissão deve ser solicitado um recibo de leitura por parte da Comissão de Ética.
Para submeter um pedido de parecer, que seja externo ao Politécnico de Leiria:
Fazer download do Formulário para preenchimento eletrónico (podendo a assinatura ser através de certificado digital ou manuscrita);
Digitalizar o formulário assinado juntamente com os restantes documentos solicitados (pela ordem apresentada no formulário), de modo a enviar um único documento.
A submissão dos pedidos deve ser efetuada por e-mail, dirigido ao Senhor Presidente do Politécnico de Leiria, para ipleiria@ipleiria.pt, com o ficheiro pdf em anexo, solicitando que o pedido seja apreciado pela Comissão de Ética.
Internamente, a Comissão de Ética será informada desta autorização e dará seguimento ao processo.
Documentos
Próximas Reuniões Ordinária(2023)
29 de setembro de 2023
20 de outubro de 2023
17 de novembro de 2023
15 de dezembro de 2023
Nota – Serão realizadas reuniões extraordinárias sempre que se verifique essa necessidade
Legislação
Investigação Animal
(em atualização)
O Politécnico de Leiria é signatário do Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal. Esta é uma iniciativa apoiada pela comunidade científica em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover transparência e abertura sobre o uso de animais na investigação biomédica pelo nosso país.