Acessibilidade

Apoio à navegação

Estrutura do sítio Web e navegação

As páginas deste sítio Web estão segmentadas em áreas, tais como o cabeçalho, área de conteúdo e rodapé.

Descrição visual

Cores do sítio Web: fundo branco, letra preta nos títulos, cinza no corpo de texto e castanho nas hiperligações.

Cabeçalho: uma barra horizontal preta, com o logótipo branco no canto superior esquerdo e menu principal alinhado ao centro e direita com seis itens a branco: Estudar, Viver, Investigação, Inovação, Internacional, Politécnico. Ao deslocar o cursor ou focando cada um dos itens a cor do texto muda para castanho e o submenu expande para baixo sobrepondo-se à imagem do cabeçalho. Este submenu apresenta uma pequena imagem à esquerda alusiva ao tema do item selecionado e as várias opções do menu listadas em três colunas. Abaixo desta barra de menu, uma imagem que ocupa toda a largura do ecrã.

Área de Conteúdo: Todas as páginas apresentam a informação em duas colunas, com imagem e texto ou apenas texto.

Rodapé: Barra preta com texto branco e o desenho do mapa de Portugal e do mundo, com a região centro destacada. Abaixo desta barra, numa linha branca são apresentados vários logótipos.

Cabeçalho da página

O cabeçalho é comum a todas as páginas e disponibiliza, no início de cada página, um bloco de hiperligações de acesso rápido, apenas visíveis e acessíveis através da mudança de foco (por exemplo, através da tecla de tabulação):

  • “Ir para o conteúdo principal” – permite saltar os blocos com as hiperligações de navegação e aceder diretamente ao conteúdo da página atual;
  • “Informações de acessibilidade” – acesso a esta página, com informações úteis sobre questões de acessibilidade;
  • “Mapa do sítio Web” – acesso à página com a lista de todas as páginas do sítio Web.

Ainda no cabeçalho da página podemos encontrar um bloco de navegação que disponibiliza os principais elementos de navegação do sítio Web:

  • Uma hiperligação com o logótipo institucional que permite o acesso à página inicial do sítio Web;
  • Em dispositivos com ecrãs mais pequenos (por exemplo, equipamentos móveis) um botão hambúrguer para expandir ou colapsar o menu do sítio Web

O menu principal do sítio Web apresenta-se com dois modos de navegação, consoante a área disponível no ecrã. Em ecrãs mais pequenos, o menu apresenta-se como uma lista vertical acessível através de um botão hamburger onde cada um dos elementos principais do menu pode ser acedido através da tecla de tabulação ou de mudança de foco do dispositivo (no modo de navegação passo-a-passo). É expandido através do toque/clique, da tecla “Enter” do teclado ou tecla de ação do dispositivo de acesso, sendo apresentados as hiperligações hierarquizadas com os subitens deste menu. Os subitens são selecionados com recurso ao clique ou ao toque, ou utilizando a tecla de mudança de foco sendo necessário pressionar a tecla de ação (por exemplo, a tecla “Enter“), para ativar o item pretendido e aceder à respetiva página.

Em ecrãs maiores (como os utilizados em computadores ou televisões), o menu assume um aspeto de mega menu onde os itens principais estão dispostos num formato horizontal à direita do logótipo. Estes itens podem ser focados através da tecla de mudança de foco (por exemplo, tecla de tabulação) e expandidos com recurso à tecla de ação (ou seta para baixo) ou deslocando o cursor sob o respetivo elemento. Ao deslocar o cursor sob o subitem pretendido ou pressionando a tecla de mudança de foco, é possível navegar e selecionar subitens desse menu e ativar os mesmos para aceder à respetiva página (por exemplo, clicando ou utilizando a tecla de ação quando o subitem está selecionado).

Foi adicionado um conjunto de meta-dados (ARIA) ao bloco de navegação que descrevem a organização do menu a produtos de apoio, tais como leitores de ecrã.

Área de conteúdo

Cabeçalhos

A área de conteúdo é o elemento mais dinâmico das páginas do sítio Web e apresenta a informação mais relevante. A maioria das páginas tem uma imagem decorativa no início da área de conteúdo, seguida de um cabeçalho de nível 1 com o nome da página. Este cabeçalho apenas está disponível para alguns produtos de apoio e mantém uma estrutura de navegação lógica de cabeçalhos.

Geralmente estes conteúdos estão segmentados em secções com cabeçalho de nível 2 ou superior. Assim, em conjunto com o cabeçalho de nível 1 é possível utilizar a navegação por cabeçalhos disponibilizada por alguns produtos de apoio para aceder a cada uma das secções do conteúdo.

Trilho de navegação

Ainda na área de conteúdo, existe um “Trilho de navegação” ou barra de breadcrumbs. Este elemento posiciona a página atual numa estrutura hierárquica de páginas da qual a mesma faz parte, permitindo aceder de forma simples aos seus ascendentes.

Imagem com um exemplo de um trilho de navegação

Menu de conteúdos

Opcionalmente, e para páginas com muita informação, pode ser disponibilizado um bloco de “Ir para:” com uma lista de hiperligações para as principais secções da página. Isto permite conhecer a estrutura geral do conteúdo bem como aceder a secções específicas. No final da lista é disponibilizada uma hiperligação de salto com o texto “Topo” que permite voltar rapidamente ao início da página. Visualmente esta lista de hiperligações acompanha o utilizador enquanto este se desloca pela página.

Lista de subpáginas

Em algumas páginas, a área de conteúdo pode conter apenas uma lista de subpáginas que permite o acesso aos seus descendentes. Isto permite organizar as páginas de forma hierárquica e lógica, com um acesso rápido a páginas relevantes.

Rodapé

No final da página encontra-se o rodapé, comum a todas as páginas do sítio Web. Esta secção contém o logótipo institucional, a morada da sede da instituição (com as respetivas coordenadas GPS), contactos telefónicos e eletrónicos, bem como as hiperligações de acesso aos perfis institucionais das principais redes sociais onde estamos presentes. Para cada campus, são listadas as principais unidades orgânicas e respetivas páginas institucionais, seguidas de uma imagem onde se mostra a localização do Politécnico de Leiria no mundo.

No rodapé são ainda apresentadas as hiperligações para a ficha técnica do sítio Web, para a página de “Acessibilidade“, “Mapa do sítio Web“, “Política de Privacidade” e “Sugestões“. No final desta secção são ainda apresentados alguns logótipos institucionais de parceiros, apoios, entre outros.

Teclas de acesso

O portal do Politécnico de Leiria disponibiliza algumas teclas de acesso para facilitar o acesso com recurso ao teclado a alguns componentes/ligações:

Teclas de acesso
Tecla de acessoComponente
cHiperligação de acesso ao conteúdo
aHiperligação de acesso à página de acessibilidade
sHiperligação de acesso ao mapa do sítio Web
hHiperligação de acesso à página inicial
lAcesso ao componente de seleção de idioma (se disponível)
mAcesso ao menu principal do portal
bAcesso ao trilho de navegação
iAcesso ao menu de conteúdos

Para referência, apresentamos na tabela seguinte as teclas de atalho predefinidas de alguns navegadores:

Teclas de atalho de alguns navegadores
NavegadorWindowsLinuxMac
Chrome / Chromium[Alt] + tecla de acesso[Alt] + tecla de acesso[Ctrl] + [Alt] + tecla de acesso
Firefox[Alt] + [Shift] + tecla de acesso[Alt] + [Shift] + tecla de acesso[Ctrl] + [Alt] + tecla de acesso
Internet Explorer[Alt] + tecla de acesso
Safari[Alt] + tecla de acesso[Ctrl] + [Alt] + tecla de acesso
Opera[Alt] + tecla de acesso

Consulte a documentação do seu navegador para mais informações.

Alteração do tamanho do texto e cores

O portal do Politécnico de Leiria foi implementado de forma a poder modificar aspetos visuais do sítio Web, tais como o tamanho do texto, cores do texto e do fundo, entre outros, com recurso às definições do navegador, do sistema operativo e/ou produtos de apoio. Consulte a documentação relevante do software que está a utilizar para adaptar o sítio Web às suas preferências de navegação.

Especificações técnicas

O sítio Web baseia-se nas seguintes tecnologias para garantir a conformidade com as WCAG 2.1, bem como para melhorar a acessibilidade e experiência de navegação de todos os utilizadores:

  • HTML
  • WAI-ARIA
  • CSS
  • SVG
  • JavaScript

Compatibilidade com navegadores e tecnologias de apoio

O portal do Politécnico de Leiria é desenhado para ser compatível com produtos de apoio e com as últimas versões dos principais navegadores.
Em alguns navegadores mais antigos (por exemplo, Internet Explorer), existem algumas funcionalidades do sítio Web que podem não ser executadas de forma plena. Este portal foi desenvolvido com recurso ao Mozilla Firefox e Google Chrome/Chromium, pelo que estas são duas soluções que podem produzir os melhores resultados.


Declaração

Acessibilidade e Usabilidade do portal

O Politécnico de Leiria compromete-se a disponibilizar o portal do Politécnico de Leiria, em conformidade com o Decreto-lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, que transpõe a Diretiva (UE) 2016/2102 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à acessibilidade dos sítios Web e das aplicações móveis.

O Politécnico de Leiria aplica alguns esforços para tornar o seu portal institucional mais acessível, nomeadamente:

  • A acessibilidade como um requisito para todos os conteúdos web. Pretende-se que os conteúdos publicados cumpram os critérios AAA das WCAG 2.1, na medida do possível;
  • Garantir que os autores de conteúdos possuam conhecimentos e competências na área da acessibilidade e usabilidade;
  • Tornar a acessibilidade parte da nossa missão;
  • Testes de usabilidade com utilizadores, incluindo pessoas com deficiência.

I. Estado de conformidade

O portal do Politécnico de Leiria está parcialmente conforme para com o Decreto-lei n.º 83/2018 de 19 de outubro.

II. Elaboração da presente declaração de acessibilidade e usabilidade

Esta declaração foi atualizada a 2019-08-09.

De acordo com o artigo 9º do DL n.º 83/2018, as entidades devem adotar os procedimentos de monitorização a seguir apresentados. Os procedimentos A) e B) são obrigatórios. O procedimento C) é recomendado.

A. Avaliações automáticas levadas a efeito pelo Politécnico de Leiria

  1. (2019-08-09)
    Relatório: http://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt/amp/results/www.ipleiria.pt
    • Ferramenta utilizada: Access Monitor Plus
    • Amostra: 2 páginas.
    • Principais resultados (sumário): As páginas testadas passaram na bateria de testes com uma pontuação no intervalo de 9.6 a 9.8/10, sem identificação de qualquer prática não aceitável.
  2. (2019-08-09)
    Relatório: http://www.acessibilidade.gov.pt/accessmonitor/?cD0xMjMxNzQ2&wcag20
    • Ferramenta utilizada: AccessMonitor
    • Amostra: 2 páginas.
    • Principais resultados (sumário): As páginas testadas passaram na bateria de testes com uma pontuação de 10/10, sem identificação de qualquer prática não aceitável.
  3. (2019-08-09)
    Relatório: http://wave.webaim.org/report#/www.ipleiria.pt/
    • Ferramenta utilizada: WAVE – Web Accessibillity Evalutation Tool
    • Amostra: 2 páginas.
    • Principais resultados (sumário): As páginas testadas não apresentaram qualquer erro na validação automática desta ferramenta.

B. Avaliação manual feita com base em lista de verificação:

O presente sítio Web ainda não foi alvo de uma avaliação manual às práticas de acessibilidade.

Razões que levaram à não realização de avaliações manuais:

  • A plataforma que suporta o portal e os respetivos conteúdos ainda estão em desenvolvimento. Pretende-se avançar com estes testes após termos mais conteúdos no portal que permitam uma validação mais fidedigna.

C. Testes de usabilidade com pessoas com deficiência:

O presente sítio Web ainda não foi alvo de testes com utilizadores com deficiência.

III. Contacto e solicitação de informação relativa ao sítio Web

Para contactar, enviar sugestões, efetuar reclamações ou solicitar informação adicional relativamente aos conteúdos e/ou funcionalidades presentes no sítio Web do Politécnico de Leiria utilize, por favor, os seguintes meios: suporte.ued@ipleiria.pt

IV. Outras evidências / esforços para tornar os conteúdos mais acessíveis e mais usáveis

O Politécnico de Leiria não apresentou, aquando do preenchimento da presente Declaração, outras evidências ou esforços para tornar o seu sítio Web conforme para com os requisitos de acessibilidade constantes do DL n.º 83/2018, de 19 de outubro.

V. Denúncia de situações de descriminaçao derivadas do incumprimento dos requisitos de acessibilidade constantes do DL n.º 83/2018

De acordo com o n.º 1 do artigo 13.º do DL n.º 83/2018, de 19 de outubro, sempre que uma pessoa com deficiência seja objeto de um tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável, que consubstancie uma prática discriminatória contra pessoas com deficiência, prevista e punida nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto, pode, essa pessoa, apresentar queixa, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 34/2007, de 15 de fevereiro.

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), disponibiliza um formulário para denunciar situações de discriminação, encaminhando as queixas apresentadas às entidades competentes. Anualmente, o INR, I.P. elabora um relatório anual sobre a aplicação da lei que proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde (Lei n.o 46/2006, de 28 de agosto).

A presente Declaração de Acessibilidade e Usabilidade foi concebida em conformidade com o DL n.º 83/2018, de 19 de outubro.