Investigação Animal

Investigação Animal

Declaração de Posicionamento

O Politécnico de Leiria é signatário do Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal. Esta é uma iniciativa apoiada pela comunidade científica em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover transparência e abertura sobre o uso de animais na investigação biomédica pelo nosso país.

A investigação animal desempenha um papel essencial no conhecimento dos mecanismos biológicos que estão envolvidos em doenças e no desenvolvimento de tratamentos e novas terapias. Sem o recurso à experimentação animal na investigação a maioria dos medicamentos, antibióticos, vacinas e técnicas cirúrgicas que são aplicados na medicina veterinária não existiriam.

Uma parte do trabalho científico desenvolvido na Unidade de Investigação MARE-IPLEIRIA do Politécnico de Leiria e que contribui para o melhoramento da área biomédica é devido à utilização de animais na investigação. Nos nossos projetos científicos usamos modelos de peixes marinhos, tais como dourada, robalo, linguado, corvina para estudar a relação entre hospedeiro e patógeno, pesquisar biomarcadores de saúde e bem-estar assim como melhorar o estado de saúde dos peixes.

O bem-estar dos animais usados na investigação é uma questão fundamental e a investigação desenvolvida na nossa instituição respeita rigorosamente a norma Portuguesa (Decreto-lei nº113/2017, de 7 de agosto) e Europeia (Diretiva nº 63/2010/EU) que regulamentam o uso de animais na investigação.

O uso humano de animais na investigação realizada no MARE-IPLEIRIA cumpre com os padrões legais e é revisto pelo Órgão responsável pelo bem-estar animal que promove o princípio dos 3 Rs (Substituição, Redução e Refinamento). Nenhum projeto de investigação que precise de usar animais inicia sem uma avaliação do bem-estar animal e ainda uma autorização da autoridade competente. É também assegurado que tanto as pessoas responsáveis pelos cuidados aos animais como os investigadores envolvidos na experimentação animal têm o treino e conhecimento necessário para realizar investigação com animais.

Mais informação sobre o Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal:

https://www.eara.eu/post/transparency-agreement-on-animal-research-in-portugal-1


ORBEA – pOLITÉCNICO DE lEIRIA

ORBEA – Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais

(em atualização)


RESUMO NÃO TÉCNICO

Investigação Animal no Politécnico de Leiria

Projeto – “Estudos de melhoria do bem-estar animal para otimização da produção em aquacultura”

O projeto tem por objetivo promover a saúde e o bem-estar das principais espécies de peixe produzidas em Portugal permitindo despoletar ações preventivas atempadamente e evitar situações de doença. Serão definidos indicadores de saúde e bem-estar utilizando técnicas não invasivas e serão testados produtos naturais de origem marinha, com atividade antibacteriana e antioxidante, entre outras. 


Links de interesse

Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL)
https://www.spcal.pt/pt

European Animal Research Association (EARA)
https://www.eara.eu/ e https://www.eara.eu/portugal

Rede ORBEA
https://redeorbea.spcal.pt/index.html

Decreto-lei nº 113/2013, de 7 de agosto (e Diretiva Europeia 63/2010/CE)
https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/2013/08/15100/0470904739.pdf

Federation for Laboratory Animal Science Associations (FELASA)
https://felasa.eu/

EARA Twitter
https://twitter.com/The_EARA

EARA PT Twitter
https://twitter.com/EARA_PT