Comissão de ética

Comissão de ética

A Comissão de Ética do Politécnico de Leiria (CE), constituída em 2016 (Regulamento n.º 689/2016, alterado pelo Regulamento n.º 351/2021), é uma unidade funcional de natureza consultiva e independente, que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade, honestidade e qualidade ética no âmbito das atividades desenvolvidas no Politécnico de Leiria nas áreas do ensino, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade.

A Comissão de Ética é constituída por onze membros, sendo nove do Politécnico de Leiria e dois externos, um presidente, um vice-presidente e nove vogais, nomeados pelo Presidente do Politécnico de Leiria.

A Comissão de Ética reúne ordinariamente em plenário mediante convocatória do seu presidente, na terceira sexta-feira de cada mês, pelo que, em cada reunião serão analisados os pedidos submetidos até ao último dia do mês anterior ao mês da reunião.


Composição

Membros Internos

Membros Externos

  • Cidália Daniela Dionísio de Almeida Pereira
  • Diogo Manuel Teixeira Monteiro
  • Jorge Alexandre Barroca de Sousa Varela
  • Judite dos Santos Vieira
  • Luís Pedroso de Lima Cabral de Oliveira (Vice-Presidente)
  • Pedro Miguel de Almeida Letria
  • Sara Alexandra da Fonseca Marques Simões Dias
  • Susana Luísa da Custódia Machado Mendes (Presidente)
  • Teresa Maria Coelho Baptista
  • Catarina Maria Gonçalves Faria
  • Tiago Filipe Mendes Andrade

Informações

Os membros da CE não devem ser contactados pessoalmente pelos investigadores e/ou docentes que lhe solicitem pareceres. Todas as comunicações devem ser enviadas através da conta de correio eletrónico da CE (comissao.etica@ipleiria.pt). Os pedidos de parecer devem ser submetidos apenas pelos orientadores/responsáveis dos projetos e a sua correspondência envolverá sempre o orientador/responsável.

O idioma para preenchimento do formulário terá de ser obrigatoriamente em português.

A CE assume que os textos dos projetos, antes de serem submetidos, são devidamente analisados pelos/as proponentes, em relação à correção linguística.

A CE assume que os projetos, antes de serem submetidos, foram analisados pelo/a orientador/a de dissertação/tese/projeto e/ou investigador/a responsável e que resultaram, manifestamente, da interação direta, deliberada e sistemática, neste contexto de orientação/coordenação, da discussão e reflexividade partilhadas das questões éticas suscitadas por cada projeto.

Qualquer reclamação relativa a projetos, cujo parecer tenha sido emitido por esta CE, deverão ser remetidos para comissão.etica@ipleiria.pt .

Processo de submissão

Para submeter um pedido de parecer, que seja interno ao Politécnico de Leiria:

Fazer download do Formulário para preenchimento eletrónico (podendo as assinaturas serem através de certificado digital ou manuscritas);

Digitalizar o formulário assinado juntamente com os restantes documentos solicitados (pela ordem apresentada no formulário), de modo a enviar um único documento.

A submissão dos pedidos deve ser efetuada para o seguinte e-mail: 
comissao.etica@ipleiria.pt

Nota: Ao fazer a submissão deve ser solicitado um recibo de leitura por parte da Comissão de Ética.

Para submeter um pedido de parecer, que seja externo ao Politécnico de Leiria:

Fazer download do  Formulário para preenchimento eletrónico (podendo as assinaturas serem através de certificado digital ou manuscritas);

Digitalizar o formulário assinado juntamente com os restantes documentos solicitados (pela ordem apresentada no formulário), de modo a enviar um único documento.

 A submissão dos pedidos deve ser efetuada por e-mail, dirigido ao Senhor Presidente do Politécnico de Leiria, para ipleiria@ipleiria.pt, com o ficheiro pdf em anexo, solicitando que o pedido seja apreciado pela Comissão de Ética.

Internamente, a Comissão de Ética será informada desta autorização e dará seguimento ao processo.


Próximas Reuniões Ordinária(2024)

19 de janeiro de 2024 alterada para 25 de janeiro de 2024
16 de fevereiro de 2024
22 de março de 2024
19 de abril de 2024
24 de maio de 2024
21 de junho de 2024 alterada para 24 de junho de 2024
19 de julho de 2024





Nota – Serão realizadas reuniões extraordinárias sempre que se verifique essa necessidade

Investigação Animal

(em atualização)

O Politécnico de Leiria é signatário do Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal. Esta é uma iniciativa apoiada pela comunidade científica em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover transparência e abertura sobre o uso de animais na investigação biomédica pelo nosso país.