Organização Interna
Instituto Politécnico de Leiria
(PÁGINA EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO)
Unidades orgânicas de ensino e investigação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)
A ESECS desenvolve a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores. Desenvolve, ainda, um conjunto variado e vasto de atividades de investigação e de ligação à comunidade, no âmbito das suas áreas de competência. Isto permite conferir ao ensino que ministra um cariz muito particular, envolvendo estudantes e professores em atividades que potenciam as aprendizagens, quer no sentido da investigação, quer no sentido da sua aplicação prática.
Foi criada como escola autónoma, em 1979, e integrada no Politécnico de Leiria, em 1980. Em 2008, ao abrigo dos novos estatutos do Politécnico de Leiria, a sua designação foi alterada de Escola Superior de Educação para Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Diretor
Pedro Gil Frade Morouço
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)
A ESTG forma profissionais nas áreas da engenharia, tecnologia, tecnologias da saúde, gestão, marketing, contabilidade e solicitadoria, desde o ano letivo de 1989/1990. No âmbito da cooperação, a Escola é reconhecida pela forte ligação ao meio empresarial, fruto do estabelecimento de parcerias com empresas, quer da região de Leiria, quer de âmbito nacional, que permitem o desenvolvimento de projetos, a prestação de serviços e a lecionação de aulas em ambiente empresarial.
Atualmente, a ESTG é reconhecida como Academia Cisco, Academia Microsoft, Oracle e, mais recentemente, Siemens, tendo também um conjunto diversificado de protocolos celebrados com outras empresas e instituições.
Diretor
Carlos Alexandre Bento Capela
Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR)
A ESAD.CR é uma escola de artes e design, implantada numa cidade detentora de um vasto património cultural e artístico. Oferece formação graduada, nos domínios das artes plásticas, do design e das artes performativas. Tendo iniciado a sua atividade em 1990, é hoje uma escola reconhecida a nível nacional e internacional, sendo os seus estudantes e professores detentores de numerosos prémios e referências nos meios de comunicação da especialidade. Nesta escola, assume cada vez mais relevância a ligação ao mundo da indústria, especialmente através dos seus cursos em design.
Diretor
João Pedro Faustino dos Santos
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)
A ESTM foi criada em 1999 e, desde então, adotou o mar como imagem de marca e suporte da sua identidade. O seu caráter singular no panorama nacional do ensino superior, aliando duas áreas científicas intrinsecamente ligadas ao mar, permite uma forte interação com diversas entidades regionais e nacionais, assim como com o tecido económico da região. A sua oferta formativa é complementada com atividades de I&D desenvolvidas pelos grupos de investigação sediados na ESTM: CiTUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo e Grupo de Investigação em Recursos Marinhos MARE- IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
A qualidade do ensino é reconhecida internacionalmente, possuindo a certificação TedQual atribuída pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Ao nível da internacionalização, a ESTM integra diversas redes internacionais das quais se destaca o Campus do Mar – International Campus of Excellence, possuindo protocolos de parceria com diversas instituições internacionais.
Diretor
Sérgio Miguel Franco Martins Leandro
Escola Superior de Saúde (ESSLei)
A ESSLei foi integrada no Politécnico de Leiria em 2001, oferecendo formação em enfermagem. Em 2005, a Escola, até então designada por Escola Superior de Enfermagem, transforma-se em Escola Superior de Saúde. Mais do que uma mudança de nome, esta alteração significou a possibilidade de concretizar o alargamento do projecto educativo de nível superior, para lá do limite exclusivo da formação em enfermagem.
Diretor
Rui Fonseca-Pinto
Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA)
O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria, criada nos termos do artigo 7.º, n.º 6 dos Estatutos do Politécnico de Leiria. Surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Instituto, visando a promoção de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), nos diversos domínios científicos, e a generalização da oferta de formação pós-graduada.
A sua missão assenta no incentivo, apoio e coordenação das atividades de I&D e da formação avançada no seio do Politécnico de Leiria, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.
Unidades orgânicas de formação
Unidade de Ensino a Distância – Centro de Inovação Pedagógica (CIP)
Diretora Professora Doutora Susana Alexandre dos Reis
A Unidade de Ensino a Distância (UED) do Politécnico de Leiria é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento criada nos termos do Despacho n.º 8295/2002 (2.ª série) do Ministro da Educação, de 27 de março de 2002 e do artigo 7º, n.º 6 dos Estatutos do Politécnico de Leiria.
A UED tem como Missão inovar, dinamizar e fomentar a utilização de novas formas de aprendizagem, permitindo que se ultrapassem barreiras tradicionais, como o espaço e o tempo, participando na construção de uma sociedade do conhecimento para todos.
Inserida numa estratégia de desenvolvimento do Politécnico de Leiria, a UED assume-se como uma unidade com intervenção nacional e internacional, atenta e pró-ativa perante o seu universo, desenvolvendo a sua atividade em torno da utilização intensiva das tecnologias da informação e da comunicação, proporcionando um modelo educativo baseado na personalização do serviço e no acompanhamento integral do estudante.
Finalidades
Dinamizar a criação de formação pedagógica, online e presencial, fomentando a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras, baseadas em métodos ativos, tecnologia e partilha de conhecimento;
Implementar e coordenar todos os projetos de ensino a distância que envolvam as escolas do Politécnico de Leiria, tendo uma estrutura orgânica assegurada pelos seguintes órgãos: a) Conselho técnico-pedagógico; b) Diretor; c) Unidades de suporte; d) Comissões de Curso, de acordo com o Regulamento 224/2006 (DR. 244, 21 Dez 2006).
Promover a investigação, desenvolvimento e inovação na área do ensino a distância e inovação pedagógica.
Objetivos
- Satisfazer as necessidades de aprendizagem dos seus públicos;
- Captar novos públicos;
- Formar ao longo da vida;
- Alargar e diversificar a oferta formativa;
- Dar resposta às necessidades formativas da comunidade académica do Politécnico de Leiria;
- Complementar o ensino presencial;
- Contribuir para a investigação, desenvolvimento e inovação no ensino a distância.
Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica (FOR.CET)
O FOR.CET foi criado com o objetivo de implementar e dinamizar formações pós-secundárias e desenvolver estudos, no âmbito das necessidades de formação profissional.
Centro de Formação de Ativos (FOR.ATIVOS)
Ao FOR.ATIVOS compete, em articulação com as demais unidades de ensino e formação, a promoção da formação ao longo da vida.
Unidades orgânicas de investigação
Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP)
Diretor Professor Doutor Rui Miguel Barreiros Ruben
O CDRSP tem desenvolvido atividade na área da engenharia mecânica, aplicada ao desenvolvimento de projetos tecnológicos de investigação, com vista a um desenvolvimento sustentável e eficiente de produtos, materiais e processos.
Unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico
Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento (CPVC)
Diretor Professor Doutor Nuno Miguel Castanheira Almeida
O CPVC é um centro criado pelo Politécnico de Leiria, para dar apoio às empresas através da sua capacidade de facilitar, impulsionar e gerir a transferência de tecnologia e conhecimentos entre o meio académico e o tecido empresarial.
Serviços
Serviços de Ação Social (SAS)
Administradora Dra. Cláudia Andreia Cunha Belém Toneca
Os Serviços de Ação Social são um serviço do Instituto Politécnico de Leiria vocacionado para assegurar as funções da ação social escolar aos seus estudantes.
Estes Serviços têm como missão a execução da política de ação social superiormente definida, de modo a proporcionar aos estudantes melhores condições de integração, de estudo e de bem-estar, através da disponibilização de apoios e serviços que lhes garantam a igualdade de oportunidades e a obtenção de sucesso académico, pessoal e social.
No âmbito da sua atuação, os Serviços de Ação Social disponibilizam apoios diretos – bolsas de estudo, auxílios de emergência e apoios especiais a estudantes com necessidades educativas específicas; e indiretos – serviços de alimentação, alojamento, saúde, atividades culturais e desportivas, pautando-se por uma relação de proximidade com a comunidade académica.
O Serviço de Ação Social ao serviço da comunidade académica do Politécnico de Leiria
Centro de Apoio ao Estudante (CAE)
Coordenadora Professora Doutora Eva Patrícia da Silva Guilherme Menino
O CAE efetua a promoção da saúde mental e o bem-estar em geral na comunidade académica, o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, o sucesso académico, a intervenção junto dos estudantes com Necessidades Específicas, e a realização de atividades de investigação e desenvolvimento na área da Psicologia, entre outras.
Mais informação
O separador “SERVIÇOS” nEsta página está em atualização.
Para informações acerca de todos os Serviços do Politécnico de Leiria pode consultar o novo Regulamento em:
Regulamento n.º 246-B/2024 – Regulamento Orgânico dos Serviços do Instituto Politécnico de Leiria