Bolsas

politécnico de leiria

Bolsas de Mérito

O processo de atribuição das bolsas de estudo por mérito abrange o universo dos estudantes que tenham estado inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou curso técnico superior profissional, ministrado nas Unidades Orgânicas do Politécnico de Leiria.
 Despacho n.º 214/2021


Bolsas de Estudo

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

É da responsabilidade dos Serviços de Ação Social divulgar os prazos de candidatura a bolsa de estudo, fixados pelo Diretor Geral do Ensino Superior, os procedimentos do concurso para atribuição de bolsa de estudo e a análise das candidaturas dos estudantes do Politécnico de Leiria.

Como te podes candidatar

Antes de iniciares a candidatura, lê com atenção o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e as instruções/informações de preenchimento.

A candidatura a Bolsas de Estudo é efectuada online, através da Plataforma BeOn. Para concorreres a uma bolsa de estudo, terás que ter as credenciais de acesso (nome de utilizador e password).

Se frequentas  o ensino superior (licenciatura ou mestrado) ou um Curso Superior Técnico Profissional (TeSP) e nunca concorreste a uma bolsa de estudo efetua, em primeiro lugar, o pedido das credenciais de acesso.

  • Após a validação dos teus dados pelos nossos serviços, no prazo máximo de 24/48 horas, receberás um e-mail da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), com as credenciais de acesso à Plataforma BeOn.
  • Se no ano letivo anterior concorreste a bolsa de estudo, as credenciais de acesso continuam ativas. 
  • Se não te recordas das credenciais, solicita a recuperação da palavra passe. Para tal, basta acederes à área reservada ao estudante e selecionares a opção “Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?”,  inserindo os números do documento de identificação e do telemóvel. Irás receber, depois, uma SMS ou um e-mail com as credenciais de acesso à plataforma.

Prazos de candidatura

  • Entre 25 de junho e 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

Quando a inscrição ocorrer antes de 30 de setembro, o estudante dispõe de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro.
A candidatura pode, ainda, ser submetida entre 1 de outubro  e 31 de maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio. 

Para mais informações, contacta os Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.


Bolsas NEE (Necessidades Educativas Especiais)

O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu como um dos desígnios da legislatura a iniciativa: “Inclusão para o Conhecimento”, no sentido de promover o acesso ao ensino superior e ao conhecimento dos cidadãos com necessidades especiais, considerando que dessa forma estão criadas as condições para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva. 

Nesse sentido, os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga. 

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Para o pedido de obtenção da bolsa os estudantes devem:

  • estar matriculados e inscritos numa instituição de ensino superior;
  • comprovar o grau de incapacidade através de um atestado médico de incapacidade multiuso;
  • ter a situação tributária e contributiva regularizada.

Para mais informações, consulte o site da DGES.


Bolsas FASE®

O Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE®) é uma medida de apoio social desenvolvida pelo Politécnico de Leiria, no âmbito da sua responsabilidade social, orientada para os seus estudantes.

Promovido pelos Serviços de Ação Social, o FASE® pretende complementar os demais formatos de apoio existentes, auxiliando estudantes em situação de carência económica e que estão empenhados em concluir o seu curso.

Este programa visa contribuir para o combate ao abandono e insucesso escolar, facilitando a integração social e académica dos estudantes e possibilitando-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências transversais, promotoras de empregabilidade e sucesso profissional.


Bolsas de estudo

Documentos de Apoio