SiteContent

Bolsas + Indústria elevam a cooperação entre academia e empresas

As Bolsas + Indústria são uma iniciativa pioneira no País que pôs empresas a premiar o mérito dos melhores estudantes que ingressam anualmente no Politécnico de Leiria. Na cerimónia oficial de entrega das Bolsas +Indústria 2018/2019, realizada a 19 de fevereiro de 2019, em Lisboa,  João Sobrinho Teixeirasecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou que «é de enaltecer o que o Politécnico de Leiria e o tecido empresarial de Leiria têm feito na cooperação entre o ensino superior e as empresas. Esta cooperação é fundamental para aumentar a qualificação da população portuguesa e aumentar a produtividade do país. Este apoio das empresas aos estudantes é fundamental para a introdução do conhecimento na economia, para fazer com que este país seja mais eficaz no futuro».

No ano letivo 2018/2019, 33 empresas da região de Leiria atribuíram 41 Bolsas, no valor da propina anual, a estudantes do ensino superior. «As Bolsas + Indústria são um exemplo de boas práticas, um caso de sucesso de cooperação entre academia e tecido empresarial, que premeiam o mérito dos estudantes do ensino superior, através de uma forte e profícua ligação entre o Politécnico de Leiria e o tecido empresarial da região», considera o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, acrescentando que «A responsabilidade social das empresas da região fica muito evidenciada neste projeto».

Rui Pedrosa manifestou a sua satisfação por esta cerimónia decorrer no Auditório José Mariano Gago (no Pavilhão do Conhecimento), antigo ministro da Ciência do Ensino Superior, que, lembrou, foi agraciado em Leiria, a título póstumo, pelo Presidente da República, com a comenda da Ordem de Santiago de Espada. Durante a abertura da cerimónia, foi ainda anunciada a intenção de alargar a concessão destas bolsas a todas as escolas do Politécnico de Leiria, bem como a pretensão de ativar a designação de empresas patrocinadoras dos alojamentos de estudantes do Politécnico Leiria.

António Poças, presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), copromotora do projeto, enfatizou a grande sintonia e clima de cooperação entre o Politécnico de Leiria e o tecido empresarial da região, evidente neste programa, e num conjunto de atividades e projetos diversos, desde há vários anos. Por seu turno, João Faustino, presidente da Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), destacou o facto de o tecido empresarial da região ter contribuído com 150.000 euros para financiar este programa.

Fotografias da cerimónia

Bolsas + Indústria

As bolsas de estudo + Indústria resultam do protocolo estabelecido entre o Politécnico de Leiria, a NERLEI e a CEFAMOL, em julho de 2013, tendo como principais objetivos a promoção da formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento e da tecnologia e a realização de ações de responsabilidade social conjuntas, que aproximam a academia da realidade industrial, beneficiando estudantes, docentes e empresas. As Bolsas + Indústria, cujo valor suportará os custos da propina anual fixada pelo Politécnico de Leiria, são concedidas aos estudantes que ingressam com melhor média nos cursos selecionados pelas empresas.

Esta parceria resulta de um trabalho de proximidade desenvolvido entre as empresas e o Politécnico de Leiria, assente na confiança mútua e no reconhecimento da complementaridade entre estas entidades. A proximidade desenvolvida traz benefícios importantes para a academia e para as empresas: por um lado, a formação ministrada é mais ajustada à realidade laboralo, permitindo aos diplomados uma melhor inserção no mercado de trabalho; por outro lado, o maior envolvimento do tecido empresarial em projetos conjuntos de investigação e inovação potencia os processos de partilha e valorização do conhecimento, fundamentais para a melhoria dos seus produtos e processos, assim como para o reforço da sua capacidade competitiva.