GAMELabsNet com Laboratório dedicado à Tecnologia Industrial

 

O Politécnico de Leiria acaba de integrar o projeto internacional GAMELabsNet enquanto promotor da iniciativa para a indústria, em Portugal, com a criação de um laboratório dedicado a apoiar a transformação digital de empresas dos setores dos moldes, agroindústria, healthcare e turismo, que pretendam recorrer à transformação criativa digital. Além do laboratório criado pelo Politécnico de Leiria para a oferta de soluções no âmbito da tecnologia industrial, o GAMELabsNet, que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França, conta ainda com mais seis laboratórios vocacionados para prestar apoio no âmbito das áreas logística, aerospacial, saúde, comércio e turismo, que estarão ligados em rede para permitir o acesso em tempo real a soluções, casos e experiências, independentemente da localização das empresas. 

O lançamento do laboratório dedicado à tecnologia industrial, que estará localizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), é da responsabilidade do Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC), e, à semelhança dos restantes laboratórios que integram o projeto, oferecerá serviços de formação, consultoria individual, simulações, eventos e conferências, entre outras atividades. No âmbito do GAMELabsNET será ainda produzido um catálogo online das empresas envolvidas, tecnologias e boas práticas aplicáveis às organizações.

«A virtualização e monitorização de uma instalação industrial, ou o desenvolvimento de aplicações de simulação de cenários, assim como a criação de Jogos Sérios e plataformas ludificadas aplicáveis à formação de recursos humanos ou ao apoio à comercialização de produtos e serviços, são algumas das potencialidades da realidade aumentada e da realidade virtual, normalmente associadas ao jogos de diversão, que podem ser transportadas para a economia», destaca Eduarda Abrantes, (professora na licenciatura em Games and Multimedia e responsável pela comunicação do GAMELabsNet PT. «Neste espaço poderão ser encontradas soluções inovadoras no âmbito da formação, e as empresas do setor que queiram beneficiar destes recursos tecnológicos terão a oportunidade de formar os seus colaboradores através de ferramentas de ludificação», refere.

«O grau de transformação digital na maioria dos setores económicos da Europa do Sul mantém-se subdesenvolvido, o que afeta particularmente as pequenas e médias empresas que demonstram uma falta de conhecimento das soluções existentes e do impacto que estas soluções podem ter. Estas empresas não têm conhecimento da dimensão do investimento que isso pode representar para si», explica Glória Diaz, diretora da Confederação Espanhola das Empresas de Informação, Comunicação e Tecnologias Eletrónicas (CONETIC), e porta-voz do projeto. «Estima-se que existem aproximadamente 500 empresas desta natureza entre Espanha, França e Portugal, que enfrentam grandes dificuldades para se tornarem visíveis no mercado», alerta a porta-voz. «Através da rede GAMELabsNET, o nosso objetivo é torná-las visíveis, ao disponibilizar um espaço onde as suas soluções possam ser testadas e experimentadas, e onde possam ser estudados casos-modelo nos quais estas tecnologias foram aplicadas em diversos setores. Desta forma, será possível democratizar estas tecnologias, tornando-as acessíveis a todas as empresas, e isso permitirá que possamos contribuir para a criação de uma indústria inteligente, inovadora e sustentável», considera.

 


GAMELabsNet

O projeto é financiado pelo programa Interreg Sudoe e resulta de uma parceria entre a Associação das Indústrias de Conhecimento e Tecnologia Aplicada do País Basco (GAIA), o Centro Espanhol de Logística (CEL) – Espanha, o Politécnico de Leiria – Portugal, a Câmara de Comércio e Indústria Pau Béarn, o Instituto Nacional Universitário Jean-François Champollion, e a Escola Superior de Tecnologias Industriais Avançadas (ESTIA) – França. O GAMELabsNET integra ainda nove entidades colaboradoras, entre as quais se destacam o Politécnico de Leiria, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), a Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), a Associação Espanhola de Fornecedores da Indústria Automóvel (SERNAUTO), a Associação de Fabricantes de Máquinas (AFM), e a Associação de Empresas Bascas no Setor dos Videojogos (Basquegame).