Comissão Especializada de Turismo resulta da parceria estratégica entre as Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico

parceria_turismo_img_site1_14_11_2016

No dia 14 de novembro realizou-se em Peniche, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), a sessão de apresentação dos objetivos da “Parceria Estratégica entre Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico”, que contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da secretária de Estado do Turismo, do presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), dos presidentes de todos os Institutos Superiores Politécnicos e das Escola Superiores (não integradas) envolvidos neste processo, bem como de outros agentes relevantes ligados ao ensino superior, à investigação e ao turismo.

Dezasseis politécnicos com o curso de turismo criaram a “Comissão Especializada de Turismo” com o objetivo de harmonizar a oferta formativa. A rede pretende promover a convergência dos propósitos académicos, científicos e culturais em comum, adequando os planos curriculares destas instituições às diferentes necessidades do setor: reforçar o ensino de línguas e das tecnologias de informação, aprofundar a investigação e promover conteúdos relativos à valorização do património e ao turismo sustentável.

Houve lugar à assinatura do Acordo de constituição da Comissão Especializada de Turismo e foi ainda estabelecido um Protocolo de Colaboração com o Turismo de Portugal e o CCISP.

fotos_comissao_especial_turismo_15_11_2016

A secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior, Fernanda Rolo, afirmou «tratar-se de um dia histórico para os politécnicos e prova que não há desafios impossíveis». Segundo a governante, «a aproximação entre a investigação e o turismo é uma inevitabilidade e é necessário antecipar necessidades».

Já a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, frisou que “esta rede é um primeiro passo muito sério para os politécnicos e Turismo de Portugal começarem a trabalhar em conjunto para identificar necessidades e quebrar muros que ainda os dividem e pô-los agora a dialogar».

Também Joaquim Mourato, presidente do CCISP, teceu algumas considerações sobre este acordo: «O turismo é um setor muito relevante para a nossa economia e a rede tem uma enorme responsabilidade na qualificação de quadros e quer dinamizar a área do turismo através de uma articulação entre politécnicos, dando assim um passo decisivo para o desenvolvimento do país».

Nas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos setores mais relevantes da economia internacional, sendo que existem indícios claros sobre o reforço provável da sua importância na sociedade e nas economias de futuro. Paralelamente ao cenário expansionista existente, observa-se a intensificação do quadro competitivo entre destinos, gerando-se um contexto de verdadeira globalização.

Em Portugal, a experiência tem revelado que a mera existência de instituições a operarem ao nível da educação e da formação turística e hoteleira (rede do Turismo de Portugal, escolas ligadas ao IEFP, escolas privadas profissionais e cursos superiores de turismo em vários politécnicos e universidades, entre outros) não se revela suficiente para assegurar a valorização do capital humano na perspetiva do aumento da competitividade turística nacional, devendo por isso ser mais diversificada e ajustada às necessidades reais e atuais do setor.

14 de novembro de 2016 | 10h00 | ESTM – Peniche