Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021

No dia 3 de novembro, pelas 15h00, realizou-se a “Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021”, comemorativa do 40.º Aniversário do Politécnico de Leiria, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Este ano, tendo em conta a situação pandémica que vivemos, apenas os oradores e homenageados participaram presencialmente na sessão, que foi possível acompanhar em direto no Canal de YouTube do Politécnico de Leiria.

A cerimónia iniciou com a atuação do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, na qual se apresentou uma coreografia de dança contemporânea, da autoria de Ricardo Flores.

No evento foram concedidos quatro títulos honoríficos, dois enquanto Professor Honoris Causa e dois enquanto distinções de Reconhecimento de Mérito Institucional: a Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional Ciência Viva, pelo contributo dado à cultura científica nacional e comunicação de ciência e a Ana Paula Laborinho, diretora nacional da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, pelo contributo para a internacionalização e cooperação para o desenvolvimento. As instituições reconhecidas foram a Fundação Calouste Gulbenkian, com a distinção de mérito científico e tecnológico, cultural e artístico, pelo contributo para a cultura, ciência e coesão social regional, nacional e internacionalmente e a Fórum Estudante, com a distinção de mérito socioprofissional, pelo contributo para a promoção do ensino superior e valorização da importância da formação qualificada.

Após dar as boas vindas aos mais de 5.500 novos estudantes dos diferentes ciclos de estudo, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, realçou que, apesar do contexto pandémico, a instituição teve este ano o maior número de sempre de colocados no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e, pela primeira vez na sua história, tem mais de 13.000 estudantes matriculados.

«Continuar a ter os estudantes no centro da nossa atividade e dar cada vez melhores respostas neste contexto em que vivemos é um desafio diário e permanente», afirmou o presidente, apontando o investimento que tem sido feito para que, em 2022, de modo transversal as cinco Escolas do Politécnico de Leiria tenham 75% do corpo docente de carreira. No discurso proferido, destacou a importância da aprovação da Universidade Europeia – Regional University Network (RUN), liderada pelo Politécnico de Leiria, como «um dos grandes marcos alcançados em 2020» e salientou a afirmação da instituição «que cumpre cada vez mais em pleno o seu papel e responsabilidade de instituição de ensino superior pública, quer na dimensão nacional, quer na dimensão internacional».

Foi ainda recordado o subfinanciamento crónico, «facto que se agravou neste ano onde a despesa aumentou significativamente e a receita, particularmente nos serviços de ação social, diminuiu». «Este ano, o Politécnico de Leiria, ao dia de hoje, tem mais 537 novos estudantes quando comparado com o ano anterior, sendo o quinto ano consecutivo de crescimento. Curiosamente, este esforço para atrair e reter talento para a região resultará em mais constrangimentos financeiros, caso não existam correções estruturais que hoje devem ser feitas em sede de discussão orçamental na especialidade», acrescentou Rui Pedrosa.

Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, salientou a importância da iniciativa legislativa de cidadãos liderada pelos presidentes dos Conselhos Gerais dos Politécnicos, que requer a alteração da designação destas instituições de ensino superior para Universidades Politécnicas, e que apela à possibilidade de os politécnicos outorgarem o grau de doutor.

Por sua vez, Tânia Santos, representante dos estudantes do Politécnico de Leiria, apontando 2020 como um «ano desafiante que obrigou a adaptar as formas de aprendizagem e de acolhimento», deixou uma mensagem aos novos caloiros: «Adiram às novas formas de integração, façam amigos, frequentem as aulas e lutem pelos vossos sonhos».

A oração de sapiência “A Saúde dos Portugueses: Desafios” foi proferida por Francisco George, presidente da Cruz Vermelha. Seguiu-se um momento musical protagonizado por Cláudia Pascoal.

Álbum de Fotografias

Mural Humano Digital do Politécnico de Leiria

Discurso do Presidente

Nota de Imprensa