Colaboração em atividades sobre o património da região propostas pelo Município de Leiria no âmbito de:
Dia Internacional dos Museus
Dia Internacional de Monumentos e Sítios
Jornadas Europeias do Património
Participação na Academia de Verão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão desde 2012.
O campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) abre as portas a todos os estudantes do ensino secundário e profissional, encarregados de educação, comunidade civil que pretendam conhecer de perto a realidade da Escola, em particular o Departamento de Engenharia Civil, mostrando as ofertas de cursos e os trabalhos desenvolvidos. Os visitantes são ainda convidados a conhecer, experimentar e explorar a ESTG, através de divertidas experiências laboratoriais, jogos e exposições.
Participação no programa Escolher Ciência:
Resumo
Tendo em atenção os conteúdos programáticos da disciplina de Biologia-Geologia, este projeto pretendeu dar a conhecer a geologia do meio em que nos encontramos a partir da observação de afloramentos, colhendo e tratando laboratorialmente materiais geológicos e interpretando a informação resultante. Pretendeu-se observar exemplos de ocupação antrópica de zonas pouco propícias a essa ocupação e divulgar a Geotecnia como área científica da Engenharia Civil que se ocupa da interação entre obras e os terrenos onde se fundam. Pretendeu-se contribuir também para o esclarecimento vocacional: a Engenharia Civil e as suas áreas.
Escolas Parceiras
Instituto Educativo do Juncal, Escola Henrique Sommer da Maceira e Escola Secundária de Ansião.
Projeto financiado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Resumo
Tendo em atenção os conteúdos programáticos da disciplina de Físico-química, este projeto pretendeu estimular a experimentação a partir da realização de um conjunto de ensaios laboratoriais sobre materiais utilizados na construção. Pretendeu-se compreender a constituição, estrutura e propriedades físicas de materiais utilizados na construção, avaliar da sua resposta quando sujeitos a ações e observar algumas reações químicas de modo a compreender o desempenho dos materiais. Pretendeu-se dar a conhecer e compreender mecanismos de transferência de calor e propagação de som. A partir das propriedades observadas procurou-se perceber como estas ajudam no aumento do conhecimento do meio envolvente e influenciam a qualidade de vida das populações.
Realizou-se um conjunto de palestras em torno da Engenharia Civil e suas áreas científicas a fim de contribuir para o esclarecimento vocacional dos alunos.
Escolas Parceiras
Instituto Educativo do Juncal e Escola Secundária de Ansião.
Projeto financiado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Geologia de Verão – atividade de divulgação científica no âmbito da Geologia em Leiria. Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Semana da Ciência e da Tecnologia – atividades realizadas no âmbito da divulgação científica abertas à comunidade.
O Departamento de Engenharia Civil disponibiliza um conjunto de atividades a realizar nas escolas, dos diferentes níveis de ensino, com foco no secundário:
Objetivo
Consciencialização para o risco sísmico local e nacional, alertando para a medidas de proteção coletiva e de autoproteção.
Duração
2h
Nota
atividade no âmbito do programa de Biologia e Geologia do 10º ano
Objetivo
Saída de campo onde se pretende observar aspetos da geologia local, proceder à caracterização geológica (litologias e coordenadas geológicas) e ao levantamento de alguns problemas da ocupação antrópica.
Duração
3h
Nota
atividade no âmbito do programa de Biologia e Geologia do 11º ano
Objetivo
O centro de massa de um corpo corresponde ao ponto onde toda a sua massa se concentra e conhecê-lo é importante na análise do movimento de qualquer sistema de partículas. Pretende-se determinar experimentalmente a posição do centro de massa de um corpo.
Duração
1h30
Nota
atividade no âmbito do programa de Física do 12ºano
Objetivo
Os Modelos Digitais de Terreno (MDT) estão na base de muitos processos de modelação e de análise espacial (modelação hidrológica, estudos climatológicos, etc.). Pretende-se rever as coordenadas geográficas e cartesianas, a localização em referenciais e proceder a processos de modelação e de análise espacial construindo um MDT.
Duração
2h
Objetivo
sensibilizar para os riscos que corremos, em casa ou na escola, em caso de sismo. Como preparar a nossa casa para um sismo? Podemos tornar as nossas casas mais seguras? Nesta atividade vamos identificar situações de risco, em casa, e aprender pequenos gestos que podem contribuir para melhorar a nossa segurança, evitando ou reduzindo acidentes durante um sismo.
Duração
50 minutos
Nota
2 e 3º ciclos
Resumo
A segurança rodoviária também depende das características do pavimento rodoviário. Pretende-se a familiarização com o conceito de atrito e da micro-rugosidade e a sua importância no caso da segurança rodoviária, determinando o coeficiente de atrito entre um corpo e uma superfície com diferentes características e determinando a macro-rugosidade de um pavimento rodoviário.
Duração
2h00
Nota
atividade no âmbito do programa de Física e Química
Resumo
A água é sem dúvida um dos recursos naturais mais importantes do nosso planeta. Apesar da aparente abundância de água no planeta, a sua distribuição temporal e espacial não é uniforme pelo que a necessidade de uma gestão integrada é hoje inquestionável, face aos impactes decorrentes do rápido crescimento da população mundial e as mudanças climáticas, que têm vindo a colocar vários obstáculos ao desenvolvimento sustentável das cidades e à preservação do meio ambiente. Esta atividade tem como objetivo a sensibilização para as boas práticas para o uso sustentável da água em meio urbano.