Arquivo

ESAD.CR

Plano Nacional das Artes “Para todos, com cada um”

O Plano Nacional das Artes (PNA) é uma estrutura de missão das áreas governativas da Cultura e da Educação, com o horizonte temporal 2019-2029. Tem como missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Envolve parcerias com a administração local, entidades privadas e a sociedade civil, com o propósito de colocar as artes e o património no centro da formação ao longo da vida. A estratégia e o manifesto do PNA para o período 2019-2024 foram apresentados publicamente no dia 18 de junho de de 2019.

Os principais objetivos do PNA são garantir o acesso e a participação dos cidadãos na fruição das artes e da produção cultural; expandir a oferta cultural educativa e promover o conhecimento, a integração e o encontro de culturas.

O PNA faz parte de uma estratégia concertada de criação de políticas integradas cultura educação, para aproximar a arte dos cidadãos, em especial das crianças e jovens, estimular a divulgação e preservação do património histórico e fomentar a circulação da criação contemporânea. A estratégia de ação privilegia uma abordagem sistémica à sociedade, com enraizamento local, assumindo as especificidades de cada território, e envolve a participação das comunidades e dos seus agentes, de forma ativa e construtiva. Divide-se em 3 eixos de intervenção – Política Cultural, Capacitação, Educação e Acesso – que incluem 6 programas e 27 medidas, que se complementam e potenciam.

O PNA trabalha em articulação com o Plano Nacional de Leitura, o Plano Nacional de Cinema, o Programa Nacional de Educação Estética e Artística, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares e a Rede Portuguesa de Museus, potenciando a sua ação conjunta.

É dirigido por uma comissão executiva constituída por Paulo Pires do Vale, Sara Brighenti e Nuno Pólvora e acompanhado por uma comissão científica, presidida por Maria de Assis.