Arquivo

ESAD.CR

Blowplastic

André Sancho

15h00
WORKSHOP
Salas 11/12 ep1

BLOWPLASTIC – ter a experiência do sopro de vidro sem os custos e equipamentos associados. O plástico biobásico (PLA) é O material principal, sem fumos tóxicos, fácil de usar, de baixo custo, reutilizável, reciclável, leve e resistente.

André Silva Sancho
André Silva Sancho nasce em 1993, desde cedo demonstra um especial interesse pelo desenho e a expressão plástica.
Estuda mais tarde Artes Visuais na ESTC – Faro seguindo em 2011 para Lisboa, onde estuda Design durante um ano no IADE – Lisboa. Em 2012 muda para o curso de Design de Produto aplicado à cerâmica e ao vidro na ESAD.CR, termina a formação superior com um Erasmus em Itália na UNIBZ. Durante o percurso académico em Portugal vence alguns concursos nacionais como ‘’Produção Troféu MONSTRA 2018’’ e ‘’Caldas Cidade Bordallo 2019’’. Com o projecto final Blowplastic recebe a atenção da Galeria Rossana Orlandi – Milão, integra o espólio da galeria em 2020 com 6 peças apresentadas no circuito Fuorisalone 2020. Ainda em 2020 expõe em Paris ‘’1000 vases’’ com a Galerie Joseph. Passa a ser representado a nível nacional pela Galeria Bessa Pereira – Lisboa em 2020, expondo mais tarde na LAAF 2021. Em 2022 vence em conjunto o prémio ibérico ‘’Algarve Craft & Food’’ na categoria Melhor trabalho resultante de residência criativa, recebendo também a solo uma menção honrosa na mesma categoria. No presente continua a explorar os limites da indústria e do craft, criando peças de autor, uma abordagem escultórica no mundo do design. Silva Sancho é um jovem designer de produto híbrido que após completar a licenciatura em Itália, volta a Portugal, mais concretamente ao Algarve, região de onde é natural
– ‘’Se todos os bons profissionais procurarem o melhor lá fora, nunca se vai criar o melhor cá dentro’’ – É no Algarve que continua a trabalhar, começando em 2019 na garagem da mãe (Olhão) passando em 2020 para um projecto de incubação em Loulé (Loulé Design Lab) e mais tarde para o seu próprio atelier em 2022. Continua a explorar os limites do industrial e do craft, focado na sustentabilidade e no upcycling, procura através da reutilização de materiais descartados, transformá-los em produtos escultóricos que se apresentam como cenário especulativo no desenvolvimento natural do futuro.

As inscrições são limitadas, feitas presencialmente na Oficina Digital (sala 46 ep1). Abrem quarta, dia 26 de abril.
– VOLTAR –