
Girl with a Locket
Humberto Brito
10h00
AULA ABERTA
Auditório ep1
A perspectiva da opacidade
A consciência de se estar diante de uma objectiva produz uma conhecida alteração no sujeito. Poderíamos descrevê-la como a pulsão da pose, a respeito da qual existem diferentes atitudes artísticas, talvez a mais frequente a de a considerar, nalgum sentido, uma falsificação do eu. O eu absortivo inalterado é por isso um troféu fotográfico raro, de mais a mais se se mostra vulnerável na consciência da presença de uma câmara.
Estamos diante do eu que, através da contingência fixada fotograficamente, se revela na sua opacidade, na dignidade dessa opacidade. Partindo de uma comparação entre retratos absortivos de Walker Evans e de Diane Arbus (entre outros), tentarei defender uma analogia entre o ponto de vista da opacidade absortiva e a perspectiva absortiva de algumas imagens favorita.
Humberto Brito
Humberto Brito é Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa. Ensinou como visitante em Stanford, na Universidade de Chicago e na Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Teoria da Literatura. Foi investigador de pós-doutoramento do Instituto de Filosofia da Nova. Estudou Fotografia no Atelier de Lisboa. Interessa-se por problemas do modernismo e do pós-modernismo na literatura, na fotografia e na filosofia. Escreve esporadicamente sobre artistas contemporâneos. É autor de cinco livros: Avaria (edição de autor, 2019), Estrada e Fantasmas (Lebop, 2020), Regras de Isolamento (com Djaimilia Pereira de Almeida, FFMS, 2020), A Interrupção dos Sonhos (Relógio d’Água, 2021) e A Luz e a Escrita (Relógio d’Água, 2023, no prelo).