Sujar as botas, escavar o real, expressar os lugares
Luís Costa
AULAS ABERTAS DE SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO
29 DE OUTUBRO DE 2024, 14:00h
SALA 34 EP.1 – ESAD.CR
Comunidade, sustentabilidade, solidariedade, responsabilidade social etc. Como distinguir o trigo do joio, o manto tecnocrático e moralista da necessidade e da responsabilidade quotidianas? E na criação artística, na qual áreas como a arte site-specific, a arte pública e a arte comunitária são terrenos tanto mais populares quanto instáveis, o que podemos acrescentar a partir de uma experiência empírica de 20 anos de acolhimento e de produção artística em contexto rural? Caminhar, escutar, empatizar, duvidar, comunicar com desassombro, estarmos preparados para as imprevistas dobras do real, nos seus detalhes mais ínfimos e nas suas contradições e complexidades mais profundas.
Luís Costa é economista e doutorando em Criação Artística pela UA, Politécnico do Porto e ESAD. Desde 2004 que desenvolve as atividades de curador e de programador de práticas artísticas contemporâneas, de artista sonoro e media e de educador e animador cultural em contextos rurais. Presidente da Binaural Nodar, uma associação dedicada a arte sonora e media e à pesquisa social do território rural de Viseu Dão Lafões, a qual acolheu já mais de 175 artistas sonoros/media e investigadores sociais e ambientais. Coordenador do Arquivo Digital Binaural Nodar, um projeto de pesquisa, catalogação e mapeamento sonoro e audiovisual da memória coletiva dos territórios rurais de intervenção da associação, o qual conta com mais de 2.000 documentos sonoros e audiovisuais, estando integrado na rede europeia Tramontana de arquivos de memória de zonas de montanha, a qual obteve no ano de 2020 o Prix Europa Nostra: Prémio Europeu do Património Cultural na categoria de investigação. É autor/editor de doze livros dedicados à criação artística, especialmente sonora e media, em contextos rurais, à etnografia rural e à etnomusicologia, sendo de destacar o catálogo “Três Anos em Nodar: Práticas Artísticas em Contexto Específico no Portugal Rural” que coeditou em 2011, o livro “Tales of Sonic Displacement: SoCCoS, a sound-based artist residency network” que coeditou em 2016 e o livro “Memoria Tramontana: Changes in rural Europe as seen by its inhabitants” que coeditou em 2019.