Arquivo

ESAD.CR

Léxico Visual
CAU – Cortém Aldeia Urbana: 2021 – 2024

Gonçalo Fialho

EXPOSIÇÃO
5 A 8 DE NOVEMBRO
ÁTRIO DA ESAD.CR

Este momento de exposição do trabalho do Gonçalo Fialho permitirá um olhar global do caminho percorrido na comunicação de um projecto com as qualidades específicas de um projecto comunitário em zona não-urbana, proporcionando também a oportunidade de gerar momentos de partilha, diálogo e questionamento, e exercícios de experimentação com a comunidade escolar. 


CONVERSA COM GONÇALO FIALHO E FILIPA MORGADO
5 DE NOVEMBRO, 11H
SALA 38 DO EP1 – ESAD.CR

CAU- Cortém Aldeia Urbana, termina brevemente o seu quarto ano de actividade de criação artística propondo uma exposição dos processos de investigação e experimentação do designer gráfico Gonçalo Fialho ao longo dos anos.
O projecto CAU, tem uma relação próxima com a ESAD.CR, por todos os artistas alumni que continuam a constituir a programação artística ao longo destes anos e pela equipa de produção e comunicação que é maioritariamente formada na escola. 

O Pirómano de Cortém
OFICINA 1 COM GONÇALO FIALHO
5 DE NOVEMBRO, 14H30
ÁTRIO DA ESAD.CR

“O pirómano de cortém”, tema central da residência artística do Miguel Ângelo Marques em 2021, primeiro artista residente no CAU, dá início à série de cartazes desenhados por Gonçalo Fialho. Esta oficina propõe como ponto de partida o primeiro sistema gráfico criado para o léxico visual do CAU, no qual um objeto e as suas partes se transformam em grelha, e onde do fogo se fará impressão.

O Pirómano de Cortém
OFICINA 2 COM GONÇALO FIALHO
7 DE NOVEMBRO, 10H00
SALA 5 DO EP1 – ESAD.CR

A primeira discussão sobre a comunicação da edição de 2024 do CAU terminou com um grito de afirmação: “eu não acredito em coisas sem forma que voam no céu”. E a partir desta imagem desenhou-se mais um ramo do léxico visual do CAU.  As nossas divagações e ideias abstratas podem ter a sua forma revelada numa conversa ou num confronto de ideias (conflito – resolução – coesão). Esta oficina propõe o desenho e a impressão de um cartaz colaborativo onde cada participante revelará uma coisa sem forma.


A inscrição nas Oficinas é feita presencialmente durante a conversa, dia 5 pelas 11h, sala 38 EP1.