Lições do Mestrado em Design de Produto
Esta série de lições explora o papel transformador do design ao abordar desafios contemporâneos através de três temáticas: Interações, Temporalidades e (Des)construções. Os projetos apresentados pelos estudantes do segundo ano do Mestrado em Design de Produto oferecem soluções inovadoras e sustentáveis que incentivam a inclusão, valorizam a permanência dos materiais e desafiam estereótipos. Cada lição reflete um compromisso com o impacto social e ambiental do design, propondo objetos e intervenções que não só respondem a necessidades funcionais mas também promovem o diálogo e a empatia. Ao longo das sessões, será debatido como o design pode contribuir para uma sociedade mais consciente, equitativa e sustentável, criando conexões entre pessoas, materiais e ambientes.
Interações
Ana Realinho, Joana Cruz, Gabriela Sastoque
SESSÕES 1,2 E 3
4 DE NOVEMBRO, 14H30
SALA G01 – ESAD.CR
Nesta série de lições, os alunos exploram o potencial dos materiais e das técnicas artesanais como formas de intervenção nos ambientes e nas comunidades. Cada apresentação investiga como o design pode funcionar como um agente de transformação, desde a climatização passiva com cerâmica (Ana Realinho) até ao incentivo das práticas artesanais para jovens, promovendo a criatividade e o contato manual (Joana Cruz). Ao longo das apresentações, será abordada também a criação de novos objetos de interação que incentivam a socialização e o diálogo entre diferentes grupos sociais, como crianças e idosos (Gabriela Sastoque). Estes projetos refletem sobre a conexão com o “outro” e a relevância de soluções vernáculas e inclusivas para problemas contemporâneos, demonstrando o impacto do design nos comportamentos e nas relações sociais.
Temporalidades
Margarida Pimentel, Cae Moura dos Santos
SESSÕES 4 E 5
11 DE NOVEMBRO, 14H30
SALA G01 – ESAD.CR
As lições focadas em “Temporalidades” abordam o impacto do tempo sobre os materiais e as práticas de design. Margarida Pimentel explora a permanência material e as suas transformações ao longo do tempo, valorizando texturas e cores que surgem naturalmente com o envelhecimento. Já Cae Moura dos Santos apresenta uma abordagem disruptiva de intervenções urbanas que buscam tornar os espaços públicos mais inclusivos e adaptados às necessidades de diferentes comunidades, como idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Estas lições incentivam uma cultura de permanência e inclusão, oferecendo alternativas de design que se adaptam às mudanças e promovem uma maior consciência ambiental e social.
(Des)construções
André Leandro, Alice Pereira
SESSÕES 6 E 7
13 DE NOVEMBRO, 14H30
SALA G01 – ESAD.CR
No âmbito de “(Des)construções”, os estudantes apresentam projetos que investigam o papel do design na desconstrução de estereótipos e preconceitos, buscando soluções inclusivas e adaptadas às necessidades diversas. André Leandro explora o uso da cutelaria artesanal como ferramenta inclusiva, aliando técnicas tradicionais e impressão 3D para desenvolver produtos personalizados. Alice Pereira, por sua vez, aborda a desconstrução de género através de objetos lúdicos que promovem a saúde mental e desafiam estereótipos junto ao público jovem. Esses projetos enfatizam a importância de uma prática de design mais empática e centrada nas diferenças humanas, reforçando o valor do design como
expressão social e cultural.