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ESAD.CR

Cineclube das Caldas da Rainha

6º Ciclo

O Cineclube das Caldas da Rainha abre as suas portas a todos os interessados em cinema da cidade. Com foco em cinema autoral jovem, este cineclube visa promover a acessibilidade à sétima arte e a promoção do cinema português, através de sessões de cinema quinzenais com a participação dos realizadores, deixando fluir uma entrevista, em tom de conversa, no fim de cada sessão.
As sessões decorrem no Auditório EP1 da ESAD.CR, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, mas este projeto não limita esta arte às salas de cinema, levando as suas sessões até cafés, coletivos e até espaços abertos. Nas sessões, todos são bem-vindos a participar, intervir com perguntas, fomentando o interesse e a curiosidade.
Para além de apresentar sessões quinzenais, o Cineclube também prepara exercícios que incentivam ao uso da criatividade e do trabalho em equipa, sempre com o foco de criar e explorar novos meios de expressão e ainda tem mais eventos e atividades planeadas para acontecer ao longo deste ano.
Neste momento, a equipa do cineclube está a trabalhar para tornar todos os seus projetos atuais e futuros acessíveis a toda a comunidade, contando com o seu apoio nesse caminho que está a ser traçado.

Contactos:

e-mail: cineclubedascaldasdarainha@gmail.com

instagram: @cineclubecr


PROGRAMA

(ENTRADA LIVRE)


Tornar-se um Homem na Idade Média 

Isadora Neves Marques
2022 • FIC • Portugal • 22’ 

07 DE ABRIL DE 2025, 19H
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR

Sinopse 
Mirene, André, e Carl e Vicente, são dois casais nos seus trintas. Enquanto Mirene e André batalham com a sua infertilidade, Vicente decide submeter-se a um técnica experimental, implantando um ovário no seu corpo na esperança de ter uma criança com Carl. Um drama conjugal de tons especulativos, “Tornar-se um Homem na Idade Média” é uma história íntima sobre sexualidade queer, autonomia, desejos de reprodução e os fantasmas da normatividade. 

Biografia Realizador 
Isadora Neves Marques é realizadora, artista visual e escritora (n. 1984, Lisboa). Realizou as curtas-metragens de ficção “Tornar-se um Homem na Idade Média”, que recebeu o Ammodo Tiger Short Award na sua estreia no IFFR – International Film Festival Rotterdam em 2022; “The Bite”, que estreou no  TIFF – Wavelengths e NYFF – Projections em 2019 e foi premiado no Go Short Nijmegen, Short Waves, Sicilia Queer Film Festival, MixBrasil e MIEFF; e “Exterminator Seed” que estreou no IndieLisboa em 2017. Dirigiu também a curta-metragem documental “A Arte Que Faz Mal à Vista” (2018). Foi a Representação Oficial Portuguesa – Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza em 2022 e recebeu um Prémio Especial do Pinchuk Future Generation Art e o Present Future Art Prize pela sua carreira artística. Os seus filmes e obras de arte foram exibidos em instituições de arte como Castello di Rivoli (Turim), High Line (Nova Iorque), Pérez Art Museum of Miami (Miami), CA2M e Museu Reina Sofia (Madrid), CaixaForum (Barcelona), Tate Modern, Serpentine Galleries e Gasworks (Londres), HOME (Manchester), Palais de Tokyo (Paris), Times Museum (Cantão), Inside Out Art Museum (Pequim) e Museu Coleção Berardo (Lisboa), bem como como em bienais como a Bienal de Liverpool e a Bienal de Gwangju, entre muitas outras. Junto com Catarina de Sousa fundou a produtora de cinema Foi Bonita a Festa em 2021. Até 2022 trabalhou sob o nome de Pedro Neves Marques. 


Freud and Friends 

Gabriel Abrantes
2015 • FIC • Portugal/Suíça • 23’

05 DE MAIO DE 2025, 19H
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR

Sinopse 
Com a ajuda dos mais consagrados neurocientistas, “Herner Werzog” viaja ao interior do cérebro de artistas e cineastas de todo o mundo e documenta os seus sonhos. Em Lisboa, o jovem realizador Gabriel Abrantes será a vítima desta experiência. 

Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille

Gabriel Abrantes
2019 • FIC/ANI • Portugal/França • 20’  

Sinopse 
Cansada de ser um ornamento arquitectónico banal, uma escultura foge do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris. 

Biografia Realizador 
Gabriel Abrantes nasceu na Carolina do Norte nos Estados Unidos da América em 1984. Estudou Cinema e Artes Visuais na Cooper Union em Nova York, na ENSBA em Paris, e no Le Fresnoy em Tourcoing. Os seu trabalho têm sido galardoado com numerosos prémios, entre eles o Taprobana ganhou o EFA award na Berlinale; Ennui Ennui ganhou o Grand Prix no Festival de Brive; A History of Mutual Respect ganhou o Leopardo de Ouro em Locarno. Em 2008 vence o Prémio Jovens Artistas EDP com a sua instalação Too Many Daddies, Mommies and Babies. O seu trabalho foi exibido no Palais de Tokyo em Paris, no Museu Serralves no Porto, no MIT List Visual Arts Center em Boston, e no KW em Berlim. Os seus filmes estrearam na Biennale de Venezia, Locarno Film Festival, Berlinale, e Toronto  International Film Festival. Atualmente vive e trabalha em Lisboa 


Nyo Vweta Nafta 

Ico Costa
2017 • FIC • Portugal/Moçambique • 22’ 

19 DE MAIO DE 2025, 19H
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR

Sinopse 
Inhambane. Moçambique. King-Best. Samsung Galaxy. Versace. Pitas. Galo branco. Não há palitos na Noruega. Coqueiros. Malambes. Superfrutos. Vitamina C. Passiflorina. Ácido alfa-linolénico. SMS em chinês. Megabytes. Hotel Cardoso. Café é vício de branco. Ngadzango. Minha mulher. Nafta. 

Biografia Realizador 
Ico Costa nasceu em Lisboa, em 1983. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa, na Universidad del Cine, em Buenos Aires e na Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, em Tourcoing, França. 
Realizou as curtas-metragens Libhaketi (2012), Quatro Horas Descalço (2012), Corrente (2013), Antero (2014), Nyo Vweta Nafta (2017) e Timkat (2021), bem como o documentário BARULHO, ECLIPSE (2017) e a longa-metragem de ficção Alva (2019). 
Em 2019 fundou a produtora Oublaum Filmes. 
O seu trabalho já foi mostrado em festivais de cinema como a Semana da Crítica de Cannes, Roterdão, Cinéma du Réel, Visións du Réel, New Directors/New Films, Oberhausen, Jihlava, Vila do Conde, IndieLisboa, DocLisboa, entre muitos outros.