
Futuros Plurais II: práticas Situadas
SEMINÁRIO
5 DE MAIO DE 2025, 16H
SALA 54 DO EP1 – ESAD.CR
Coleção
Fernando Brízio
A partir da análise de uma pequena coleção, iremos problematizar relações entre colecionar e, desejo, posse, narcisismo, individualismo, apego, coletivismo, poder, acumulação, usurpação.
Fernando Brízio nasceu em 1968, em Angola. Licenciado em Design de Produto pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, cidade onde vive e trabalha, desenvolve objetos produzidos industrialmente, séries limitadas, exposições, cenários e espaços para empresas e organizações como Droog Design, Materia/Amorim, experimentadesign, Nike, Adidas, Authentics, Fábrica Bordallo Pinheiro, Il Coccio, Arena Ensemble, O Som e a Fúria, Museu de Serralves, Cristina Guerra Contemporary Art, Marz Gallery, Galerie Kreo, entre outras.
O seu trabalho, muitas vezes desenvolvido de forma independente e fora de encomendas institucionais, dilui fronteiras disciplinares e é regularmente exibido e publicado internacionalmente.
É docente na ESAD.CR desde 1999, onde concebeu e coordenou vários cursos nos territórios do design de produto e de espaço. Foi professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e professor convidado em várias escolas internacionais, como a ECAL – École Cantonale d’Art de Lausanne, a HFG – Karlsruhe University of Art and Design, e a FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Participou em júris e deu palestras em Portugal e no estrangeiro.
Foi curador de diversos projetos e exposições, incluindo SCool Ibérica e Paradisaea Lux Frágil 20 anos.
As suas obras integram a coleção permanente do MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, e do IMA – Indianapolis Museum of Art, entre outras coleções públicas e privadas.
Atualmente, para além de continuar a desenvolver projetos, é investigador no LIDA – Laboratório em Design e Artes do Politécnico de Leiria e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.