
© Mário Silva
Toca e Foge
Catarina da Silva
WORKSHOP
17 DE MAIO, 10H
OFICINA DE CERÂMICA – ESAD.CR
O workshop consiste na criação de corpos sonoros, focado na construção de uma maraca em barro. Através da modelação em rolinho ou em bola será possível a criação de uma maraca única, que testa dimensões e diferentes corpos ressonantes. Neste contacto com a matéria será possível construir um corpo oco e pequenas formas em barro, que quando agitadas originam um som. Para além disso, o exterior da maraca também será trabalhado, através da criação de texturas e aplicação de engobes. Posteriormente, as peças produzidas serão cozidas e cada participante desfrutará do seu novo instrumento.
Catarina da Silva (2001, Viana do Castelo) licenciou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2024, no mesmo ano trabalhou no estúdio Myrto Liko Ceramics em Atenas, Grécia. Atualmente, frequenta o primeiro ano de Mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. O seu trabalho divide-se entre a fotografia, a escrita e a cerâmica, sendo esta última o seu domínio de ação. Através do barro, matéria que dá corpo à sua prática, explora os sons possíveis a serem evocados por um corpo cerâmico, que ensaia dinâmicas e ritmos distintos, transformando-se num prolongamento de sons corporais. A sua prática integra novos diálogos, que culminam numa ligação divertida, entre o material, o barro, e o imaterial, o som.
Inscrições limitadas:
gcoe.esad@ipleiria.pt

Laboratório d’Estórias
Rute Rosa e Sérgio Vieira
ATELIER ABERTO
17 DE MAIO, 11H – 13H
ATELIER – CALDAS DA RAINHA
Entre as 11 e as 13 de dia 17 de Maio, os designers, e professores da ESAD.CR, Rute Rosa, e Sérgio Vieira, contadores das estórias do Laboratório, abrem as suas portas a todos os interessados no imaginário deste atelier, para partilhar a suas histórias e estórias.
morada:
Hemiciclo joão paulo II – 12B
2500-212 Caldas da Rainha