Simbiose – 8 de Maio

ESAD.CR

A Máscara de Cerâmica – Narrativas Entre o Teatro e o Objeto

Pedro Giestas

9H30
WORKSHOP
SALA 11 – OFICINA DE CERÂMICA

Este workshop propõe uma experiência prática e reflexiva para os alunos da ESAD, explorando a (máscara) cerâmica como objeto dramatúrgico. As criações do Pedro Giestas partem do entendimento de que o teatro não se limita apenas ao corpo humano, mas também aos objetos e à sua capacidade de contar histórias. O foco será a máscaras de cerâmica que, embora estática, carrega expressividade, caráter e narrativa. A máscara será abordada não como um acessório de cena utilizável, mas como um objeto que contém vida na sua forma e expressão, e dá voz a histórias, sentimentos, emoções e reflexões, utilizando a cerâmica como uma forma de expressão sensorial.

Técnicas Mistas e Aguarela

Rahul Onkon

14H30
WORKSHOP
SALA 6 EP.1

Rahul Onkon, um aguarelista profissional com 15 anos de experiência na criação e exposição de obras em aguarela. Este workshop tem como objetivo aprimorar as habilidades dos estudantes, inspirar a criatividade e fornecer técnicas práticas específicas para aguarela, guache e pintura a carvão.
O workshop proposto cobrirá aspetos fundamentais e avançados da pintura em aguarela. O workshop será dividido em 4 momentos, cada um enfocado em diferentes técnicas e aspetos da aguarela, guache e pintura a carvão. O workshop atenderá a todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até estudantes com mais experiência.

Ilustração para divulgação científica

Filipe Natálio

10H
WORKSHOP
SALA 34 EP.1

O workshop “Ilustração para divulgação científica” têm como propósito apresentar e dar soluções para os desafios da apresentação da ciência a público não especializado. Esta aula esta dividida em duas partes: Na primeira parte vamos começar por apresentar conceitos de design (15 -20 min) e de ciência (15 -20 min); depois vamos apresentar case-studies em design e ciência, o porquê desta união, e os desafios (30 min). Na segunda parte com a duração de cerca 1h20, vamos apresentar um artigo científico e tentar extrair o conteúdo e criar elementos de design que ilustrem a essência deste artigo.

Nota: os estudantes devem trazer portátil e/ou material para esboçar e desenhar.

Ensaio performativo + conversa com Jean-Frédéric Chevalier

Jean-Frédéric Chevallier e Tania Barberan

11H30
PERFORMANCE
UNDERGROUND EP.1

Ensaio geral e conversa com o encenador de dança-teatro, videógrafo, filósofo e poeta Jean-Frédéric Chevallier (França, 1973) e a sua colaboradora artística Tania Barberan, no contexto da performance “Héséd”, cujo primeiro ensaio teve lugar em 2023, em Bordéus, França, com o performer Sukul Hansda e a artista de instalação Sukla Bar, e o segundo em 2025, no Bengala, Índia, com ambos e também com o performer Mashiro Tamura. Por ocasião da sua residência artística em Portugal, o terceiro ensaio decorrerá entre Caldas da Rainha e Lisboa, enfatizando a dimensão contextual do seu processo criativo, fortemente moldado por uma relação não hierárquica e combinatória com o ambiente florestal, sonoro e humano envolvente. O projeto terá a sua estreia oficial em Portugal, de onde partirá para uma digressão europeia.

This is Pacifica

Filipe Mesquita e Pedro Serrão (This is Pacifica)

14H30
CONFERÊNCIA
AUDITÓRIO EP.1

This is Pacifica é um estúdio independente de Design e Direção de Arte, profundamente comprometido com o pensamento estratégico, a construção de marcas e o design gráfico, que constituem as bases de um portefólio multidisciplinar. Sediado no Porto, o estúdio é reconhecido e premiado a nível nacional e internacional – desde o Clube da Criatividade de Portugal aos Cannes Lions – sendo o primeiro em Portugal certificado em EcoDesign.

Ilustração Analógica para Risografia

Bina Tangerina (Sabina Louro)

14H30
WORKSHOP
SALA 43 EP.1

Este workshop pretende oferecer uma experiência simbólica na compreensão de um método de produção gráfica pouco comum. Nesta oficina vamos criar uma ilustração a partir de meios analógicos para imprimir em risografia. Começamos com uma breve introdução a esta técnica de impressão e como podes tirar partido das suas características. No exercício proposto, partimos do desenho analógico, para explorar materiais como lápis, marcadores e tintas, criar uma composição e terminamos com a impressão em risografia a duas cores.

O percurso do objeto artístico

Ana + Betânia

14H30
AULA ABERTA
SALA 23 EP.1

Nesta aula, o duo artístico ana+betânia explora a linha cronológica das peças que produz, abordando o método artístico, o processo cerâmico e os caminhos possíveis até à sua integração na vida de um colecionador/ cliente final. Através de vários exemplos concretos, honestos, é dado a acesso a uma dimensão paralela do processo artístico que apenas é conhecido com a prática – e o contacto com o erro. Não são apenas aspectos técnicos e tecnológicos da cerâmica que moldam o desenvolvimento de uma ideia, mas também as condicionantes logísticas e mercantilistas. Será que a criação artística e a arte, por encerrarem em si valores superiores – a Beleza? a Verdade? -, deveriam ser independentes de questões práticas, mundanas? Um objecto artístico deixará de o ser quando é produzido após uma encomenda, sob um orçamento e directrizes do cliente/ coleccionador? Um artista será menos artista se também for contabilista e operador logístico? Estes e outros dilemas darão o mote para momentos de discussão e partilha, de onde talvez surjam, não respostas, mas ainda mais questões.

Aula aberta com Núria Enguita

Núria Enguita

16H30
AULA ABERTA
AUDITÓRIO EP.1

Nesta aula aberta, Nuria Enguita (Madrid, 1967), historiadora de arte e actual directora do MAC/CCB, falará do seu percurso de 35 anos enquanto curadora e ex-directora de instituições como a Fundação Antoni Tàpies (Barcelona, 1998 -2008), o Centro de Arte Bombas Gens (2015-2020) e o Instituto Valência de Arte Moderna-IVAM (2020-2024). Comissária de exposições em bienais e instituições internacionais, bem como em instituições portuguesas, o seu percurso construiu-se sensível à arte produzida no nosso contexto. É nesse âmbito, também, que a aula se desenrolará, salientando o seu trabalho de programação no MAC/CCB e a sua propostas em termos de curadoria de exposições. No Auditório do EP1, às 16h30, no dia 8 de Maio.

RISO, o recorte do recorte

Marcos Martos

19H
WORKSHOP
SALA 43 EP.1

Este workshop pretende oferecer uma experiência simbólica na compreensão de um método de produção gráfica pouco comum. Trata-se de uma oficina de exploração gráfica de recortes não intencionados. Durante esta oficina vamos utilizar recorte de papeis para desenvolver uma composição que será impressa em risografia. O objectivo do exercício é explorar a mancha e os espaços positivos e negativos, através da sobreposições de cores, diferentes intensidades e utilização de espaços em branco que caracterizam as impressões em risografia.