Arquivo

ESAD.CR

Futuros Plurais II: práticas Situadas

João Xará

SEMINÁRIO
19 DE MAIO DE 2025, 15H
ENTRADA DO EP.1 DA ESAD.CR

A Unidade Curricular de Seminário da Licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR regressa com um novo ciclo de encontros sob o mote Futuros Plurais: práticas situadas. Este ano, convidamos autoras e autores com trajetos enraizados em lugares, coletividades e ecologias específicas, todos com ligações à escola, para reflectir sobre o papel do design como prática contextual, crítica e comprometida com o presente.
Entre relações sociais, coleções, residências imersivas e organismos vivos, cada seminário será um momento de escuta e diálogo com projectos que não cabem nos formatos convencionais, mas que propõem outras formas de viver, pensar e desenhar o mundo.

João Xará (1996, Oliveira de Azeméis) estudou Design de Ambientes na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha e na LUCA School of Arts em Bruxelas. Atualmente sediado nas Caldas da Rainha, onde estabeleceu a sua prática, João tem um mestrado em Design de Produto pela Esad.cr e participou em exposições e feiras como a Dutch Design Week, Maison & Objet, Lisbon Design Week e Messe Frankfurt. Participou também em residências como a RARA nos Açores, Oficina de Caldeiraria no Loulé Criativo, CAU em Cortém, no projeto Lãnd na Ecolã e mais recentemente na Transformadora no âmbito da Trienal de Design da Covilhã.
O trabalho de João reflete uma exploração de diferentes materiais e técnicas, desde os ofícios tradicionais aos processos industriais, frequentemente com foco nos materiais locais e autóctones.
Trabalhou como designer de produto na Vicara, foi assistente do designer belga Maarten de Ceulaer em Bruxelas, e partilha experiências com Eneida Lombe Tavares na relação designer-artesão, tornando a sua colaboração fluida e descontraída.
Desde 2020, João tem colaborado com várias marcas e ateliers de diferentes países, com foco no sourcing e produção de objetos em cerâmica, vidro e marcenaria em Portugal.
Como membro da DOC – Associação Design Ofícios e Cultura, João contribui para a organização de workshops, open studios, talks e exposições nas Caldas da Rainha.
Desde 2022, trabalha com a designer suíça Britta Pukall e colabora em projetos com a Passa ao Futuro.
Tem colaborado com marcas como MOR Design, Tasco Tableware, CorkUnits, Vicara, RARA, Gannon Munro, Conserveira de Lisboa e HighGate.
Em 2024, João co-fundou a marca de homeware e mobiliário Bora com Samuel Reis, Jorge Carreira e Eneida Tavares.