
Dossier da Mata do Vimeiro. Um tributo a Joaquim Vieira Natividade.
Anderson de Azevedo Alves, Anita Baldaia, Carolina Brites, Cristina Mourão, Inês Dias, João Nunes, Kateryna Oleshchenko, Laura Santos, Priyal Vassaramo, Simão Cruz, Sofia Puglielli Cristóvão, Tomás Augusto
EXPOSIÇÃO
DE 17 DE JULHO A 26 DE OUTUBRO DE 2025
ARMAZÉM DAS ARTES – ALCOBAÇA
A exposição “Dossier da Mata (…)” apresenta fotografias e texto que reflectem distintos olhares, de cerca de 15 estudantes, sobre a Mata Nacional do Vimeiro. Olhares que tiveram como ponto de partida as pesquisas realizadas pelo Professor Joaquim Vieira Natividade — Investigador, e então, aspirante a Engenheiro Silvicultor — nesta Mata, entre 1929 e o início da década de 1950.
Se o pequeno grupo de fotografias que cada estudante apresenta, revela a subjectividade da sua resposta poética à Mata contemporânea, o conjunto de todas as fotografias assim como o texto colaborativo, constituem-se como um testemunho colectivo e contemporâneo sobre a diversidade botânica, sobre o apelo estético do arvoredo, e, em certa medida, sobre a história desta Mata. Mata da qual Natividade foi fotógrafo, narrador, planeador e cuidador.
Os trabalhos –fotografia e texto- provêm das respostas aos exercícios propostos na UC Laboratório de Criação I: fotografia -1º ano MASI.
As deslocações à Mata do Vimeiro durante as aulas, foram feitas com o apoio do Armazém das Artes / Câmara Municipal de Alcobaça. A exposição está articulada com um projecto de investigação, sobre fotografia e desenho na obra de Joaquim Vieira Natividade (ainda em fase de preparação, para o LiDA).