
Ainda há sementes para serem colhidas e espaço no saco de estrelas [1]
Exposição de bolseiros e finalistas do Mestrado em Artes Plásticas da ESAD.CR
Finalistas:
Feliciano Costa, Francisco Tonelo, Gonçalo Fatia, Jéssica Gomes, Joana Charepe, Lara Tomás, Leonor Guerreiro Queiroz, Margarida Carreiras, Maria Mota, Pedro Luz, Tomás Toste
Bolseiros:
Ana Battaglia Abreu, André Vaz, Fredrick Robens, Gil Ferrão, HElena Valsecchi, Jéssica Gaspar, João Soares, Joana Rita, Leonor Neves, Margarida Martins, Maria Bernardino, Maria Fradinho, Maria Matias Miguel Ângelo Marques
EXPOSIÇÃO
11 DE OUTUBRO A 2 DE NOVEMBRO DE 2025
DE SEXTA A DOMINGO 15h-18h
INAUGURAÇÃO 11 DE OUTUBRO, 15h
SAFRA – ESTRADA DA TORRE 47A E 51, 1750-062 LISBOA
Exposição que reúne as obras de estudantes finalistas do Mestrado em Artes Plásticas do ano lectivo 2024-25 com obras de estudantes bolseiros. É um momento para refletir e celebrar sobre a passagem de testemunho de Luísa Soares de Oliveira, coordenadora do mestrado entre 2014 e 2025, para Ana João Romana. Juntamos nesta exposição várias gerações que têm recebido bolsas dos nossos parceiros institucionais: Rama e Câmara Municipal de Torres Vedras, Prémio Arte Jovem – Millenium BCP, Centre d’Art Contemporain de Meymac, Oficina Bartolomeu Cid dos Santos, LIDA – Laboratório de Investigação em Arte e Design da ESAD.CR, e estudantes que receberam bolsas da Comunidade Europeia para realizar estágios em ateliers de artistas internacionais.
A Safra é um espaço multidisciplinar, localizado em Lisboa, que irá acolher um olhar site-specific dos jovens artistas. Além da exposição irá decorrer um programa paralelo de conversas entre os docentes do mestrado, as várias gerações de estudantes e parceiros institucionais, além de um programa de performances. Por ocasião da exposição será lançado um catálogo sobre as obras dos artistas e textos dos docentes que têm orientado as várias gerações de mestrandos desde 2014.
Catálogo
PROGRAMA PARALELO
11.OUTUBRO
16h – Diria que chora, performance de Joana Charepe com João Soares, c. 5mn.s
17h – performance de Fredrik Robens
19.OUTUBRO – 16h
Entre sementes e estrelas – conversa sobre práticas e percursos
No âmbito da exposição de finalistas e bolseiros do Mestrado em Artes Plásticas da ESAD.CR, realizamos uma conversa entre docentes, alumni, finalistas e parceiros institucionais. Propomos abrir um espaço de partilha e reflexão em torno de práticas artísticas emergentes, de percursos que de desenham a partir da escola e das ligações possíveis entre criação, investigação e comunidade.
Via diferentes testemunhos e olhares, a conversa procura questionar como se constroem trajetórias artísticas num contexto contemporâneo desafiante, quais os modos de apoio e colaboração que podem sustentar o trabalho dos artistas, de que forma a escola se prolonga enquanto rede viva de relações e experiências.
Esta conversa é uma partilha de diálogo intergeracional e de reconhecimento mútuo, celebrando a vitalidade e a diversidade da prática artística na ESAD.CR.
Com: HElena Valsecchi, Isabel Baraona, Jéssica Gaspar, Joana Charepe, Lourenço Egreja, Miguel Ferrão, Nuno Faria e Rodrigo Silva
25 OUTUBRO – 16h
Quatro rodas de manifesto
Conversa moderada por Joana Rita com: Dalmo Roger Ferreira, Eduardo Gonçalves e Luís Guedes (Revista Surge)
Local: bowl da Safra
Conversa aberta sobre skate e as suas publicações físicas.
2 NOVEMBRO
15/18h – finissage e lançamento do catálogo
16h – O Meu Corpo, performance de João Soares, c. 90mns
[1] Ursula K. Le Guin, The carrier bag theory of fiction



















