
HElena Valsecchi
AULA ABERTA
27 DE NOVEMBRO DE 2025, 10H
SALA 23 DO EP.2 – ESAD.CR
A partir de um corpo de trabalho que não estabelece limites disciplinares, e que se move nas fronteiras entre o desenho, a escultura, a instalação, a pintura e a performance, identifiquei e desenvolvi um conceito unificador: com o termo italiano Compenetrazione defino o movimento que caracteriza a minha prática artística, centrado na ambição de ultrapassar a perceção de divisão entre corpos ou elementos.
Este movimento, activado e motivado pela peculiar intuição do mundo despertada pelo acto de caminhar, manifesta-se em todos os aspectos do meu fazer e pensar artísticos, tanto em termos formais como conceptuais. Determina, por um lado, uma definição da figura do artista como intermediário entre o perceber, o conhecer e o sentir, e, por outro, uma reconfiguração ou, eventualmente, uma evasão do conceito de identidade, levando-o necessariamente a uma dimensão mais alargada.
Artista italiana e portuguesa, Helena Valsecchi nasceu em Novara, Itália. Vive e trabalha em Lisboa e Peniche, Portugal.
É licenciada pela IULM (Milão, Itália, 1999) e mestre em Artes pela ESAD.CR (Caldas da Rainha, Portugal, 2025).
Após alguns anos de experiência profissional em marketing e gestão de categorias, e uma longa viagem pela América do Sul, fixou-se em Lisboa, Portugal (2008), onde mais tarde iniciou a sua prática artística (2018).
Em 2019, recebeu uma bolsa da Fundação Carmona e Costa – MArt -Sá da Costa para participar no programa de residência MArt, 2019-2020.
Entre 2020 e 2022, integrou a equipa da RAMA – Residencias Artísticas.
Em 2023, foi selecionada para o livro Portuguese Emerging Art, editado pela Emerge.
Em 2024, foi selecionada para o Prémio Arte Jovem – Millennium BCP, organizado pela Carpe Diem Arte e Pesquisa.
Através da exploração das relações entre materiais, imagens e símbolos, a sua prática centra-se no desejo sempre insatisfeito de transcender os limites do indivíduo, na dialética entre a parte e o todo, como respostas à fragilidade da existência.

