Arquivo

ESAD.CR

Medeia 

de Rachel Cusk 

TEATRO
21 E 22 DE JANEIRO DE 2026, 21H30
SALA 17 DO EP2 – ESAD.CR

 A versão de Rachel Cusk propõe uma leitura contemporânea do mito clássico, deslocando o foco da ação para o interior da protagonista. Medeia surge como uma mulher confrontada com a perda de identidade, a maternidade e o fracasso das promessas do amor. 

A narrativa questiona o papel imposto às mulheres e expõe a solidão de quem já cumpriu todas as expectativas sociais. Aqui, a tragédia reside no desgaste das relações e da confiança. O gesto final é apresentado não como vingança, mas como uma recusa absoluta de continuar num mundo onde se sente excluída. 

“Ele também está dentro dos miúdos. Cancelem-nos e cancelam-nos a eles. Destruam-nos e destroem-nos a eles. E eu não posso salvá-los porque não consigo amá-los por inteiro.” 

Rachel Cusk (nascida em 1967) é uma prestigiada romancista e ensaísta britânica, nascida no Canadá. É amplamente reconhecida pela sua trilogia Outline (A Contraluz), que redefiniu a ficção contemporânea através de uma narrativa minimalista e observacional. A sua escrita explora frequentemente temas como a feminilidade, a maternidade, o divórcio e a estrutura da identidade pessoal. Na sua adaptação de Medeia, Cusk traz o seu olhar clínico e desapaixonado para desconstruir o contrato emocional falhado entre Medeia e Jasão 


Reservas e marcações: 
projeto.medeia.rachelcusk@gmail.com


Créditos 
Direção: Maria Gil e Miguel Castro Caldas 
Texto: Rachel Cusk 
Tradução: Prof. Ana Matoso e alunos do Mestrado em Tradução da Universidade Católica (2024/2025) 
Interpretação: Alexandre (Sacha) Grossman, Andreia Gerardo, David Gomes, Delfim Marques, Eva Gonçalves, Francisca Pires, Leonor Duarte Raposo, Maria Dias, Maria Cruz, Raí Simões 
Espaço cénico: Andreia Gerardo, David Gomes 
Figurinos: Delfim Marques e Maria Cruz 
Desenho de luz e som: Eva Gonçalves, Raí Simões, Francisca Pires e Alexandre Grossman 
Direção de cena: Maria Dias 
Comunicação: Leonor Duarte Raposo 
Técnico responsável: Daniel Coimbra 
Operação de luz e som: Mathis Audigane 
Parceria: Universidade Católica
Agradecimentos: Ana Sacramento