Arquivo

ESAD.CR

COOPERATIVA

Awena Gatete, Benedita Alvorão, Éola Lopes, Eva Frias e João Grilo

EVENTO MULTIDISCIPLINAR
28 MARÇO DE 2026, 13H
MOLDA E ESCOLA DO PARQUE

A ideia surge após a oportunidade de no âmbito escolar programarmos, planejarmos e produzirmos um evento em grupo. Com poucas mais indicações, de início, a imaginação expandiu para diferentes polos que fomentavam cada vez mais conversas e ideias. A materialização dessas ideias resulta no que consideramos uma das partes mais ricas do projeto, o manifesto. Humana, direta, clara e a mais pessoal forma de traduzir os nossos entendimentos, preocupações, aspirações e vocações. Considerámos, então, que nos poderíamos melhor expressar apoiando-nos num manifesto, pensado por todas e materializado pela Éola Lopes, representativo e concretizante das nossas intenções e iniciais questões para a criação deste dia. Assim de forma cuidada e imersiva consolida-se a base do evento. Um espaço seguro a todos, onde podemos conviver, ser e estar, onde podemos partilhar com o próximo, mesmo que este nos seja desconhecido em todos os sentidos. Um espaço de respeito, intergeracional, que se torna lugar pela sua materialização, dinamização, pela comunidade que a habita, onde a diversidade de pensamento é bem vinda e acolhida, assim como o inegociável respeito, sendo estes os únicos “termos”, considerados para a participação.
O nome reflete os valores do projeto, a sua constituição, materialização e planejamento. Uma cooperativa permite constituir uma pessoa coletiva, autónoma e de livre constituição, com o objetivo de satisfazer ou contribuir para o desenvolvimento sustentável de aspirações e valores económicos, sociais e culturais dos participantes. A comunidade e entreajuda é fundamental ao nosso projeto, acreditamos que sem estes
não conseguimos garantir a sustentabilidade e/ou qualidade do evento proposto, assim os conceitos chave deste projeto são essenciais não só conceptualmente, mas também, para a orientação de escolhas fundamentadas nesse mesmo planejamento. Sendo estas, também, essenciais para a sua reflexão e execução, demonstrando a força da comunidade e unificação.

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO COOPERATIVA
13h00 – Abertura Exposição | Conversa [Molda]
13h30 – Almoço Comunitário – Coletivo Quebra [Molda]
14h00 – Oficina Criativa de Cianotipia [Escola do Parque]
15h30 – Àescuta [Molda]
16h00 – Oficina Criativa de Tintas naturais [Escola do Parque]
17h30 – Bingo! [Escola do Parque]
18h30 – Anacruza 45 minutos concerto [Molda]
19h30 – O´Mau Olhado 45 minutos concerto [Molda]
20h00 – Evidente [Molda]
[ PAUSA – ARTICULAÇÃO COM DOMAR O FOGO ]
22h30 – Scúru Fitchádu x Festival Impulso 1h concerto [Molda]
00h00 – Astoe 1h dj set [Molda]
01h00 – Música 1h dj set [Molda]

PROGRAMAÇÃO MOLDA
13h30 – Almoço Comunitário – Coletivo Quebra [Molda]
18h30 – Anacruza 45 minutos concerto [Molda]
19h30 – O´Mau Olhado 45 minutos concerto [Molda]
22h30 – Scúru Fitchádu 1h concerto [Molda]
00h00 – Astoe 1h dj set [Molda]
01h00 – Música 1h dj set [Molda]
ChillOut – Interior Molda
13h00 – Abertura Exposição | Conversa [Molda]
15h30 – Àescuta [Molda]
20h00 – Evidente

PROGRAMAÇÃO ESCOLA DO PARQUE

14h00 – Oficina Criativa de Cianotipia
16h00 – Oficina Criativa de Tintas naturais
17h30 – Bingo!

PROJETO DE PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL II
DOCENTES: LÍGIA AFONSO, CARLA CARDOSO

Manifesto e outras informações úteis