Arquivo

ESAD.CR

Ciclo de Cinema – Indie Lisboa X MASI X Cineclub CR X Impulso

Licenciatura em Som e Imagem e Mestrado em Artes do Som e da Imagem

MOSTRA DE FILMES
MARÇO A JUNHO DE 2025
ESAD.CR

Terá início, esta quarta-feira, um conjunto de sessões de cinema propostas pelo Festival Impulso em colaboração com o IndieLisboa, o Mestrado em Artes do Som e da Imagem, a Licenciatura em Som e Imagem, da ESAD.CR, e o CineClube.CR. Sob o mote “curtas à conversa…” as sessões que compõem este programa põem lado a lado filmes que passaram pelo IndieLisboa em diferentes edições, e filmes de jovens realizadores portugueses, sugeridos pelos programadores do Cineclube e que dialogam com temas do nosso presente. As reflexões suscitadas pelos filmes sobre questões culturais, raciais, sociais, ou políticas, da crise na habitação à causa palestiniana e a formas de opressão no Médio Oriente, passando pela lógica das identidades e a sua crítica, serão prolongadas por conversas entre os realizadores e outros convidados que abordarão as ideias trazidas pelos filmes. 

Contamos com a vossa presença!


Amor, Avenidas Novas

Duarte Coimbra

Escasso

Gabriela Meirelles, Clara Anastácia

MOSTRA DE FILMES
7 DE MAIO DE 2025, 18H30
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR

Conversa com:

Guya Accornero e Duarte Coimbra

Guya Accornero, professora Auxiliar em Ciência Política no Iscte-IUL e investigadora integrada no CIES-Iscte. Foi coordenadora do projeto ‘HOPES: Housing Perspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (2018-2022, FCT, PTDC/GES-URB/28826/2017) e é co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies. As suas áreas de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação.

Duarte Coimbra nasceu em Lisboa no ano de 1996. Especializou-se, em 2017, no ramo de realização, na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Trabalhou como anotador e assistente de realização de filmes de Maria Inês Gonçalves, Frederico Mesquita, Pedro Ramalhete, Paolo Marinou-Blanco, Mónica Lima, João Martinho, Filipa Reis, João Miller Guerra, Gregor Valentovic e David Pinheiro Vicente. Realizou vídeos-musicais para os músicos Luís Severo, Primeira Dama, Maria Reis e Catarina Branco.
“Amor, Avenidas Novas” (2018), produzido em contexto escolar, é o seu primeiro filme como realizador e teve a sua estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes.
“O Filme Feliz :)” é o seu novo filme. A convite do Batalha Centro de Cinema prepara uma curta-metragem em volta d’Os Amigos de Gaspar (RTP), enquanto também está a desenvolver a sua primeira longa-metragem “Beijinhos Infinitos”.


Pixel Frio

Rodrigo Areias

A Minha Raiva é Underground

Francisca Antunes

MOSTRA DE FILMES
26 DE MARÇO DE 2025, 18H30
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR

Nesta primeira sessão traremos à ESAD.CR os filmes “Pixel Frio” de Rodrigo Areias e “A Minha Raiva é Underground” de Francisca Antunes, que estará à conversa com a programadora e escritora Marta Lança.”

Marta Lança é jornalista, programadora, tradutora, escritora e editora. É licenciada em Estudos Portugueses, e doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH-UNL. Criou as publicações independentes: «V-ludo», «Dá Fala», «Jogos Sem Fronteiras». Desde 2010, é editora da plataforma digital BUALA.”