
Seminário de Projecto Final 2025/26
3º ano da Licenciatura em Som e Imagem
SEMINÁRIO
04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2025
AUDITÓRIO DO EP.1 – ESAD.CR
Nos dias 4 e 5 de novembro, realiza-se o Seminário de Apresentação da Disciplina de Projeto Final, dirigido aos alunos do 3.º ano da Licenciatura em Som e Imagem. Este encontro marca o arranque da unidade curricular e pretende orientar os estudantes na preparação e planeamento atempado dos seus projetos de final de curso, bem como promover o contacto com experiências e percursos de ex-alun@s.
O evento inicia-se no dia 4, às 10h, com a apresentação da disciplina de Projeto Final e do protocolo de apoio do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual).
Segue-se, às 11h30, uma sessão de visionamento de filmes realizados pelos alunos dos anos anteriores (aproximadamente 60 minutos), proporcionando uma reflexão sobre diferentes abordagens criativas e técnicas.
Após a pausa para almoço, às 14h30, decorre uma conversa aberta com as ex-alunas e realizadoras Ema Canelas, Carolina Santos e Lua Malvar, autoras de alguns dos filmes exibidos. A sessão incluirá espaço para perguntas e diálogo com o público, incentivando a troca de experiências entre gerações de estudantes.
No dia 5, as três realizadoras regressam para orientar uma workshop prática, acompanhando e debatendo o desenvolvimento técnico e artístico dos projetos em curso na unidade curricular Projeto de Som e Imagem III.
Este evento pretende, assim, estimular o pensamento crítico, o planeamento criativo e o diálogo entre alunos e profissionais emergentes, promovendo um ambiente de partilha e inspiração no arranque do último ano da Licenciatura.
EMA CANELAS
Sou a Ema, tenho 23 anos, sou de Pombal e Licenciada em Som e Imagem, na ESAD.CR. Desenvolvi quatro curtas metragens de ficção – 20 (2022), Circuitus (2023), A Flor que Chora (2023) e como co-realizadora desenvolvi a Casa da Vitoria (2024) que foi nomeada para o prémio “Melhor Curta Metragem de Ficção” na 11ª Edição dos Prémios Sophia Estudante, em 2025. Para além da realização, a criação de bandas sonoras para elementos audiovisuais sempre me fascinou, tendo colaborado com vários colegas nos seus projetos ao longo da Licenciatura.
LUA MALVAR
Ola, sou a Lua. Na minha vida fui passando por várias áreas artísticas, mas acabando por me apaixonar por uma em específico, cinema, embora todo o lado plástico não se tenha desprendido de mim. Cinema tem a minha total atenção neste momento, na realidade sempre teve através do olhar, e agora também através da camera, podendo criar tudo o que fui construindo na minha cabeça ao longo destes anos. Sempre tive um grande fascínio pelo ser humano, e à medida que fui crescendo esse interesse foi aumentando. A minha maior frustração é não o conseguir entender e o meu maior interesse é tentar.
Então tento através da melhor forma que sei como, a arte.
CAROLINA DUARTE SANTOS, 22 anos.
Artista Digital e Animadora, Licenciada em Som e Imagem, na ESAD.CR. Ao longo da licenciatura desenvolveu duas curtas metragens de animação – Chá de Hibisco (2024), e Cobaias (2025) – ambas nomeadas para o Concurso Nacional Jovem Realizador (maior de 18), do Festival Cinanima (cada uma no seu ano de realização). Desenvolveu também, como co-realizadora e co-criadora, “A Casa da Vitória”, uma curta metragem de ficção, que foi nomeada para o prémio “Melhor Curta Metragem de Ficção” na 11* Edição dos Prémios Sophia Estudante, em 2025.