

Perpetuum Mobile
Programa de intervenções artísticas do Mestrado em Artes Visuais/Master Monster da École Supérieure d’Art Annecy Alpes na ESAD.CR com curadoria e produção do 3º ano da licenciatura em Programação e Produção Cultural
Ambre Gherardi, Luc Fantoli, Paquita Guy, Romane Tortillet, Sarah Everarts, Xianglin YE, Ysande Salles e Zixuan Chen
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
4 DE DEZEMBRO DE 2025, 11H-18H
ESAD.CR
Perpetuum Mobile é um programa de intervenções artísticas que se propõe como um campo vivo, permeável e em movimento, onde ideias, gestos e materiais se tornam idioma comum. Reúne estudantes da uc de Práticas Curatoriais Contemporâneas da licenciatura em Programação e Produção Cultural da ESAD.CR/IPLeiria e do Mestrado em Artes Visuais – Master Monstre da École supérieure d’art Annecy Alpes (ESAAA), ativando a curadoria como prática partilhada, ecológica e politizada.
O encontro de escolas e territórios revela múltiplas sensibilidades artísticas, que habitam um espaço de liberdade construído pela escuta, pela negociação e pela criação coletiva. Os artistas do Master Monstre trazem consigo a travessia, física e simbólica, das montanhas que separam a França e a Suíça. Partindo da deslocação como método e impulso de abertura, transportam essa geografia inflamada de altitude e fronteira para a ESAD.CR, habitando a distância, desprendendo correntes, permitindo que o nomadismo das ideias abra fissuras e possibilidades. Entre montanhas e oceanos, a exposição torna-se paisagem, presença e ausência, deslocamento e proximidade, memória e imaginação.
O programa nasce de encontros de conceptualização e produção online e culmina na realização presencial de um programa performativo e ecológico, nas instalações da ESAD.CR, no dia 4 de dezembro. As decisões curatoriais — conceito, seleção de obras, título, espaço, meios de comunicação — foram tomadas coletivamente, num exercício de corresponsabilidade que entende a curadoria como gesto relacional. Na confluência de instalação, performance, imagem, som e objeto, os artistas ocupam a escola como um território crítico e desconhecido, onde cada obra mapeia novas possibilidades de exploração e circulação.
Orientado por Lígia Afonso (ESAD.CR/IPLeiria) e Laurent Faulon (ESAAA) entre setembro e dezembro de 2025, Perpetuum Mobile é um projeto enquadrado no programa de mobilidade inter-universitária Erasmus+, integrando ainda a residência dos estudantes no Centro de Artes das Caldas da Rainha e ateliê na Casa Bernardo, e contando com o apoio do Município das Caldas da Rainha e da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade do Politécnico de Leiria.
https://www.esaaa.fr/esaaa/agenda/international-master-monstre-workshop-5-art-portugal/