Arquivo

ESAD.CR

Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar

Service Design applied to a Health Record System. A prototype for a refugee field hospital in Iraq 

Por: Lea Pinto Ribeiro Camacho

A recente crise humanitária já levou milhões de pessoas a fugirem para procurar refúgio noutras regiões do mundo. Organizações não-governamentais (ONG) de emergência médica, como é o caso do Adventist Help (AH), surgiram da necessidade de prestar auxílio e diminuir o sofrimento humano. O contato direto nos últimos 5 anos com o AH evidenciou um cenário de perigo e imprevisibilidade na prestação de cuidados, que advém de um pobre ou inexistente sistema de registo clínico (SRC). 
Tendo por pressuposto que um SRC funcional é um componente fulcral para uma gestão, prestação e segurança de cuidados de qualidade, a identificação e, por conseguinte, a implementação de tal sistema, é imperativa. A necessidade de haver um sistema capaz de manter um histórico dos cuidados prestados para garantir elevados padrões de cuidado em saúde acresce no contexto de crise humanitária, em que o sistema de saúde é interrompido ou destruído, deixando a população sem cuidados adequados. 
Através de uma abordagem de métodos mistos e com uma metodologia de Service Design, esta dissertação tem como objetivo desenvolver um Service Blueprint do SRC de um hospital de emergência médica, dentro de um campo de refugiados no Iraque. Inicialmente foi realizado um Service Safari, com entrevistas etnográficas informais, a fim de compreender a situação presente para o desenvolvimento de um protótipo. Seguiu-se um workshop de Speed Consulting, com profissionais de saúde nacionais e internacionais a trabalhar no hospital do AH, a fim de explorar oportunidades de melhoria do presente sistema. Por fim, um User Experience Flowchart foi criado, delineando o fluxo do SRC aquando usado pelos profissionais de saúde. 
Foram identificados um SRC eletrónico open-source, passível de ser utilizado em contextos como o vigente, assim como os principais problemas no que diz respeito à customização do mesmo. Este sistema, quando devidamente personalizado ao contexto clínico, tem o potencial de ser distribuído gratuitamente a todos os parceiros de saúde que careçam de uma ferramenta de registo clínico simples e eficaz.