Opções Livres

ESAD.CR

1º Semestre

Esta UC pretende desenvolver e aprofundar as competências técnicas e autonomia criativa dos alunos na área do som. Através da elaboração de exercícios individuais de carácter artístico, o aluno irá aprofundar e refletir sobre o processo criativo nas suas diferentes fases, articulando pesquisa teórica com o desenvolvimento prático, de modo a reforçar a componente estético/ artística da sua formação. Os trabalhos serão enquadrados em três grupos temáticos: Exercício Acusmático, Ensaio Sonoro, e Instalação Sonora. O acompanhamento dos trabalhos será complementado com a apresentação e discussão de trabalhos de artes sonoras relevantes.

Opção Livre III
Docente: Diogo Alvim
LSI 6 ECTS TP 60
5º semestre

Esta unidade curricular propõe que os alunos realizem projetos com componentes digitais e de fabricação aditiva relevantes.
Trabalhando a interação a partir da luz, movimento, som, força e pressão, o aluno compreenderá como conceber e prototipar em áreas como a de design de produto, design de espaços, design de comunicação, artes plásticas, museologia ou robótica. A UC procura também introduzir e explorar conceitos básicos de prototipagem tridimensional, eletrónica de microcontroladores e internet of things (IoT).

Opção Livre I
Docente: David Rodrigues
LDI 6 ECTS TP 60
5º semestre

Na opção livre aberta a todos os cursos de Design de Eventos serão dados a conhecer os diferentes tipos de programação, produção, comunicação e financiamento cultural, de acordo com uma abordagem adequada a diferentes tipos de ação. Através da apresentação e discussão de casos estudo e do desenvolvimento de um projeto cultural, pretende-se dotar a/os estudantes de conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários para a concretização de tarefas de concepção, organização e produção de projetos multidisciplinares em diferentes áreas da cultura e das artes.

Opção Livre I
Docente: Carla Cardoso
LDI 6 ECTS TP 60
5º semestre

A unidade curricular de Espaços Expositivos visa a aquisição de ferramentas para a resolução de projetos desenvolvidos para um determinado espaço expositivo. Esta UC pretende fomentar a capacidade de pensar as questões expositivas, não apenas na sua dimensão organizacional para um determinado espaço, mas também a capacidade de desenvolver soluções de sistemas expositivos que tenham em conta um olhar curatorial, ou seja na relação entre o espaço, o sistema e os conteúdos da exposição.

Opção Livre I
Docente: Henrique Ralheta
LDI 6 ECTS TP 60
5º semestre

A unidade curricular pretende investigar a questão da experimentação sobre os habitats humanos tanto segundo uma perspetiva histórica como contemporânea. O programa parte do momento de maior especulação sobre os modos de habitar o território, no período entre os anos 1950 e 1970, com a emergência da sociedade de consumo e de comunicação generalizada, procurando refletir criticamente sobre a condição contemporânea. Pretende-se demonstrar que a investigação sobre modelos arquitetónicos e urbanos do passado recente pode fundamentar e sustentar a resposta a problemas e dilemas com que nos defrontamos hoje.

Opcional Livre
Docente: Pedro Jorge
LDE 6 ECTS TP 60
5º semestre

A UC dedica-se à criação de instalações e interfaces interativas na área do audiovisual, com perfil artístico ou de objeto prático. A UC tem carácter prático e o aluno terá oportunidade de trabalhar com sensores tais como sensores de luz e de toque, e atuadores luzes led e motores, controlados por plataformas dedicadas. A UC irá abranger matéria em várias áreas como som, imagem, eletrónica, software audiovisual e de controlo.

Opção Livre III
Docente: Ana Carrasco
LSI 6 ECTS TP 60
5º semestre

Opção Livre aberta a todos os cursos e que apresenta uma abordagem crítica e experimental a partir dos cruzamentos entre as metodologias de sensibilidade antropológica e as áreas das artes (artes visuais e audiovisuais, performance e teatro) e do design.  Estes cruzamentos serão ativados a partir de práticas multidisciplinares em situações de terreno com vista à definição de trajetórias de pesquisa e experimentação por parte da/o/es estudantes. Será uma UC em que o laboratório/oficina é o terreno, propriamente dito. Acolhem-se vários idiomas e origens e é possível apresentar resultados em português europeu, português do Brasil, inglês e castelhano.

Opção Livre TP3
Docente: Teresa Ribeiro
LPPC 6 ECTS TP 60
3º semestre

A unidade curricular pretende compreender a criação da imagem fotográfica através do conhecimento de vários processos alternativos desde a construção de dispositivos óticos de captação fotográfica às emulsões fotossensíveis alternativas assim como digitais. A composição visual através da luz refletida ou da sombra de objetos com diferentes opacidades será também aqui apreendida.

Opção Livre III
Docente: Ana Vicente
LSI 6 ECTS TP 60
5º semestre

A UC dedica-se ao estudo da relação entre som, espaço e audição. O aluno aprenderá a caracterizar o comportamento de espaços sonoros em conjunto com a parte subjetiva, psicoacústica, essencial para corrigir problemas e a criação de “um bom som numa sala”. Serão abordadas técnicas de estudo e de intervenção através da projeção e construção de atuadores sonoros que poderão ser integrados em qualquer espaço incluindo pequenos estúdios assim como a simulação de espaços reverberantes aplicada a qualquer objeto sonoro.

Opção Livre I
Docente: Ana Carrasco
LSI 6 ECTS TP 60
1º semestre

2º Semestre

Criatividade IA explora o potencial da Inteligência Artificial em domínios criativos. O aluno aprenderá os fundamentos de IA adaptados às práticas e aplicações do design, estudando como a IA transforma a processo criativo. Explorará o design generativo através de algoritmos de inteligência artificial. Aprenderá os processos básicos de IA para arte digital. Analisará as implicações éticas da IA no design, assim como na experiência do utilizador e na sociedade. O aluno reimaginará as suas fronteiras criativas através da inteligência artificial, conhecendo os princípios, as ferramentas, e as suas aplicações.

Opção Livre
Docente: David Rodrigues
LDGM 6 ECTS TP 60
6º semestre


Uma disciplina de crítica e prática sobre as relações entre o Design de Comunicação e a edição de publicações, debatendo processos, matérias e funções, explorando a prática da página e do livro através da edição e design editorial, podendo-se conferir uma dimensão autoral ao objeto. Pretende-se que o aluno, de uma forma crítica, entenda as relações que compõem as publicações impressas e digitais, e adquira conhecimentos e capacidade para edição.

Opção Livre III
Docentes: Luís Ribeiro
LDGM-PL 6 ECTS TP 60
6º semestre

As redes sociais são um espaço público incontornável, onde os agentes sociais exercem a sua influência de forma exponencial, através de um potencial comunicativo e de interação sem precedentes. Esta UC procura compreender os mecanismos de funcionamento, as valências e os padrões de interação, centrando-se na forma como o design influencia a efetividade comunicativa, dando ainda a conhecer ferramentas essenciais para a propagação da mensagem.

Opção Livre
Docente: Luís Favas
LDGM 6 ECTS TP 60
6º semestre

Propõe-se uma abordagem introdutória ao cinema documental, através da interrogação das suas práticas, quer do ponto de vista histórico-teórico, quer do ponto de vista da exploração das suas potencialidades expressivas e criativas. Tratar-se-á de interrogar práticas, temas, códigos, conceções e polémicas dominantes e horizontes do género; tratar-se-á também de incentivar a invenção formal e o exercício direto e livre da criação, a experimentação sobre as convenções e as tendências contemporâneas do cinema documental.

Opção Livre II
Docente: Susana Duarte
LSI 6 ECTS TP 60
4º semestre

A unidade curricular de Espaço Cénico introduz os estudantes às particularidades do espaço cénico enquanto dispositivo multifuncional, que responde às necessidades específicas dos espetáculos, na forma como este espaço é organizado, explorado e percecionado. Será trabalhada a capacidade de sintetizar num projeto de cenografia as ideias de um espetáculo, criando um discurso específico do espaço, num processo pluridisciplinar, em que a colaboração entre os vários cursos e a concretização dos projetos são pontos-chave.

Opção Livre
Docente: Henrique Ralheta
LDE 6 ECTS TP 60
6º semestre

A unidade curricular centra-se no papel que a curadoria tem assumido num horizonte transdisciplinar, fazendo confluir as práticas arquitetónicas, artísticas e do design com as ciências sociais e humanas. Pretende-se explorar a relação da atividade curatorial com o espaço real, convocando as práticas artísticas e a investigação de material arquivístico e incentivando abordagens experimentais, coletivas ou individuais, com o intuito de refletir sobre a condição social e estética contemporânea. 

Opção Livre
Docente: Henrique Ralheta e Pedro Jorge
LDE 6 ECTS TP 60
6º semestre

A UC oferece uma introdução teórico-prática à fotografia de pequenos objetos, e alia conceitos e exercícios da fotografia de produto, todavia adaptados à utilização de fontes luminosas praticáveis e que fazem parte do quotidiano de qualquer pessoa que a utilize a fotografia com frequência a favor de uma área artística diversa (artes plásticas, design, teatro). Inclui o estudo de exemplos de pintura, fotografia de produto, fotografia de alimentos, retrato e macrofotografia, artes cénicas, entre outros. As competências a adquirir baseiam-se na resolução de problemas fotográficos concretos, através de estudos de caso e de exercícios práticos, e na utilização de objetos do quotidiano como instrumentos capazes de ajudar a criar imagens de qualidade.

Opção Livre IV
Docente: João Pupo Correia
LSI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Opção Livre TP2
Docente:
LPPC 6 ECTS TP 60
2º semestre

Esta unidade curricular tem como objetivo a criação de um espaço de experimentação de técnicas no desenvolvimento de peças cerâmicas contemporâneas. Pretende-se abordar processos tais como: construção de peças de maior escala, construção de fornos cerâmicos artesanais, identificação e recolha de argilas em ambiente natural, entre outros.

Opção Livre II
Docente: Vitor Reis
LDPCV 6 ECTS TP 60
6º semestre

Trata-se de proporcionar competências práticas, técnicas e teóricas para o desenvolvimento de uma ‘escrita’ cinematográfica singular, no atual contexto de (re)produção digital de imagens. A interrogação sobre a noção de experimental permitirá abordar obras e gestos criativos reveladores de múltiplas ligações entre cinema, arte e experimentação contemporâneas. Serão incentivados exercícios em vídeo associadas ao discurso e à narração, ao uso de found-footage, à prática do autorretrato.

Opção Livre IV
Docente: Inês Oliveira
LSI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Aliando uma base teórica e estudo de casos a uma componente prática, esta disciplina, tem como objetivo fornecer caos alunos princípios para a conceção de estratégias em marketing digital, bem como, de um modo prático, ferramentas para a construção, gestão, otimização e análise de campanhas publicitárias com recurso às redes sociais e outras plataformas online.

Opção Livre
Docente: Sónia Félix
LDGM 6 ECTS TP 60
6º semestre

Esta UC propõe o desenvolvimento de competências teórico-práticas na criação de gráficos em movimento, seja através da reflexão acerca dos processos de produção de objetos de comunicação audiovisual, seja através da manipulação, animação e pós-produção de medias digitais (fotografia, ilustração, tipografia, vídeo, música e som), incorporando os principais conceitos, técnicas e ferramentas 2D/3D da prática audiovisual contemporânea (Photoshop, Illustrator, Premiere, After Effects, Resolume Avenue).

Opção Livre V
Docente: João Pombeiro
LSI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Esta UC tem como objetivo permitir que os alunos desenvolvam um conhecimento elementar dos processos e tecnologias da cerâmica e do vidro. Pretende-se, através experimentação prática dos processos cerâmicos, desenvolver competências tecnológicas para que os alunos possam desenvolver projetos em cerâmica, de modo tecnicamente informado.

Opção Livre III
Docente: Paula Freitas
LDI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Packaging é uma unidade curricular opcional de natureza prática que reflete sobre a relação entre forma e função. Pretende-se estimular as explorações volumétricas recorrendo a diferentes materiais, as relações de escala, e a criação e inserção de linguagens gráficas adequadas aos processos produtivos. Planificar, maquetar e testar comportamentos mecânicos dos materiais, tal como conceber estruturas de suporte, são etapas do processo de trabalho.

Opção Livre II
Docente: Joana Vilela
LDGM-PL 6 ECTS TP 60
6º semestre

Nesta unidade curricular será dado a conhecer uma abordagem teórico-prática às diversas técnicas artesanais ancestrais pertencentes ao património tecnológico da humanidade. Serão explorados processos de transformação em diversos materiais como metais, madeiras, cerâmica, têxteis, couro, pele, entre outros.

Opção Livre II
Docente: Vitor Agostinho
LDI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Esta unidade curricular foca-se na comunicação intencional e inequívoca das características formais, funcionais e conceptuais dos resultados de projeto, através do Desenho tradicional, do Desenho vetorial, da Renderização 3D, da Fotografia e do Vídeo. Pretende-se que o aluno possa aprofundar e articular a utilização destas ferramentas na construção de um portfólio dos seus trabalhos, gerando conteúdos que captem a atenção do observador e sejam adequados para plataformas tangíveis e digitais.

Opção Livre III
Docente: Ivo Rodrigues
LDI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Animação direta é toda a técnica de animação realizada diretamente na película, ou realizada debaixo da câmara. Nesta disciplina vamos experimentar desde o “desenhar” diretamente na película, realizar experiências em técnicas diretas como: recortes, plasticina, areia, stopmotion… desenvolvendo conhecimentos mais aprofundados da expressividade da imagem animada. Pretende-se, num projeto final, que cada aluno se centre na criação de uma estética pessoal enquanto criador de imagens em movimento.

Opção Livre II
Docente: Fernando Galrito Domingues
LSI 6 ECTS TP 60
4º semestre

Desenvolver conhecimentos na área da iluminação, através da modelação de luz, fotometria e sensitometria. Experimentar e solidificar conhecimentos sobre a iluminação e o modo como condiciona e determina o registo fotográfico nos vários suportes. Estabelecer as bases do funcionamento dos equipamentos de estúdio, na iluminação e registo. Exercitar os modos e implicações dos dispositivos de apresentação na modelação da iluminação de uma cena.

Opção Livre II
Docente: Isabel Aboim Inglez
LSI 6 ECTS TP 60
4º semestre

A produção de interfaces para a web e para as apps focadas no UX/UI/CX, tem o propósito de facilitar a interação através de soluções amigáveis e intuitivas, e incrementar valor à marca/produto/serviço. Esta UC proporciona a oportunidade de experimentação de técnicas de design e dinâmicas de desenvolvimento de conteúdo baseados em plataformas Front-End as a Service, que permitem o planeamento, design, construção e implementação de uma solução web.

Opção Livre
Professor: Luís Carradas
3 ECTS TP 45
2º semestre

Trata-se de uma UC que visa explorar as bases musicais e sonoras que acompanham, valorizam e transformam, os diversos componentes audiovisuais. Através da análise e criação de uma série de exemplos, e formas de abordagem musical. Visa-se encetar a busca ao “valor acrescentado” de uma ideia alargada de música traz ao audiovisual neste processo.

Opção Livre V
Docente: Ana Carrasco
LSI 6 ECTS TP 60
6º semestre

Uma disciplina onde se pretende conhecer e compreender quais os possíveis registos de ilustração, através da análise de trabalhos de referência. Aplicar e desenvolver as capacidades técnicas e criativas de ilustração adquiridas pelo aluno ao longo do seu percurso académico, culminando na obtenção de uma expressão criativa para a individualidade.

Opção Livre III
Docente: Bruno Santos
LDGM-PL 6 ECTS TP 60
6º semestre

Explora os conceitos, práticas e tecnologias para eventos com som ao vivo, articulando a introdução aos fundamentos do som com as técnicas e metodologias que definem as práticas de reforço acústico. Os alunos irão desenvolver metodologias e princípios para a montagem, configuração e otimização de sistemas; normas para a implantação técnica de uma produção; técnicas de captação, processamento e mistura áudio. O exercício final consistirá na implementação dos saberes adquiridos num evento de música ao vivo com público.

Opção Livre II
Docente: Ricardo Costa
LSI 6 ECTS TP 60
4º semestre

A UC pretende explorar as ferramentas que possibilitam a construção de elementos sonoros interativos presentes nos videojogos contemporâneos, privilegiando a sua elaboração, integração, processamento e mistura dinâmica. Com uma metodologia assente em exercícios profissionalizantes, os alunos irão trabalhar com software dedicado e estudar os mecanismos de produção e implementação de efeitos e ambiências sonoras, a par da manipulação de diálogos e diegese musical.

Opção Livre
Docente: Miguel Bastos
LDGM 6 ECTS TP 60
6º semestre

Urban Craft pretende ser uma reflexão sobre o papel do craft e das práticas analógicas como ferramentas flexíveis e imprescindíveis na realização de soluções estéticas e técnicas fundamentais, como resposta do design de objetos bidimensionais e tridimensionais ao ambiente urbano. Através de exercícios práticos, pretende-se criar um ambiente de experimentação, em que o aluno possa desenvolver aptidões para a formulação de propostas para a interação no espaço urbano.

Opção Livre
Docente: Bruno Santos e Vitor Reis
LDGM 6 ECTS TP 60
6º semestre

Mestrados

O Desenho das Artes Plásticas constitui um território que tem a sua própria história e referências. Contudo, tal como as demais formas de expressão em arte, ele configura também um espaço onde se equacionam as problemáticas centrais que definem a prática artística contemporânea. A natureza deste espaço é o objeto desta unidade curricular. Para o tratar recorreremos a uma estreita articulação entre os conteúdos teóricos propriamente ditos e o trabalho individual em desenho.

MAP – Opção I
Docente: Samuel Rama
6 ECTS
1º ano/1º semestre

Os estudantes serão convidados a uma reflexão crítica e sensível sobre o gesto artístico nas artes plásticas, compreendido não apenas como ação visível, mas como prática de escuta, de atenção e de inscrição no tempo. A disciplina articula teoria, análise crítica de obras e exercícios práticos de experimentação — individuais e coletivos — para investigar o silêncio como espaço relacional e o gesto como forma de resistência, abrindo caminhos para modos de criação que desafiem a lógica da produtividade e da visibilidade dominante.

MAP – Opção II
Docente: Teresa Morais
6 ECTS
1º ano/1º semestre

Com base na exploração de três eixos temáticos – Memória Natureza e Sonho – a Unidade Curricular procurará pensar realidades hodiernas, questões urgentes e problemas que se colocam à prática artística. A finalidade é proporcionar o aparecimento do debate que se realize para lá do fazer artístico, colocando no centro dessa experiência a leitura e a análise de um conjunto textos. Na condição de objetos vulneráveis a interpretações, comentários, esses textos construirão o eixo das aulas. Só desse modo, se dará a necessária e espontânea produção de sentidos, intuições e (porque não?) imagens à volta de constelação de propostas teórico/poéticas.

MAP – Opção III
Docente: José Marmeleira
6 ECTS
1º ano/2º semestre

Lecionada em regime tutorial, esta UC articula-se com Projeto II e Seminário de Investigação II para, a partir de objetivos e conteúdos comuns, fornecer um enquadramento geral e diversificado sobre várias problemáticas em torno das praticas artísticas contemporâneas. O aluno deverá investigar e apropriar problemáticas e conceitos relevantes para o desenvolvimento do seu processo individual de trabalho.

MAP – Opção IV
Docente: Catarina Pereira
6 ECTS
1º ano/2º semestre

Esta disciplina explora as práticas artísticas contemporâneas a partir dos media e formatos audiovisuais em que se baseiam, e estrutura-se em três momentos:
um primeiro que reflete sobre tópicos fundamentais da arte contemporânea e da sua praxis, abordando-os a partir dos conceitos de participação, colaboração, comunidade, e relação ao território e história recente;
um segundo momento que interage com artistas convidados, para debater diversos modos de trabalho e de criação artística, hoje, no século XXI, sempre em relação com os conceitos abordados no primeiro momento e com o contexto estético, social e político atual e abrangente, sempre em mudança. um terceiro momento em que os alunos, inspirados pelas apresentações e conversas com os artistas, apresentam o seu próprio trabalho, e os desafios que o seu desenvolvimento e implementação colocam ao nível da respetiva participação no mundo que nos rodeia.

MASI – Opção temática I
Docente: Susana Duarte
3 ECTS
1º ano/1º semestre

O trabalho desenvolvido em Opção Temática II – Práticas de Instalação, do Mestrado das Artes do Som e da Imagem, visa propor uma aproximação crítica à dimensão intermedial de uma instalação. Optando por um enfoque sobre as práticas instalativas no contexto da produção audiovisual e da arte contemporânea, e relendo algumas dessas manifestações a partir da sua imersividade e performatividade. Através de uma prática continuada e colaborativa, pretende-se que os discentes explorem o agenciamento de múltiplos media no campo das artes do som e da imagem, consolidando uma abordagem reflexiva aos objetos artísticos instalativos.

MASI – Opção temática II
Docente: Maria Mire Carriço
3 ECTS
1º ano/2º semestre