O Polo de Leiria do IJP tem o gosto de divulgar a realização do evento Online Workshop on Maritime Mediation, no âmbito do Projeto MEDIMARE, que irá decorrer no dia 30 de janeiro de 2023. A investigadora Cátia Marques Cebola que integra o projeto pelo IJP, irá fazer uma comunicação intitulada “Mediator skills, in particular in maritime mediation”. O evento é gratuito, mas com inscrição obrigatória em:
 Segue o link
 do cartaz de evento com a programação:
 
Participe!

Em comemoração dos 10 anos de funcionamento do Curso de Mestrado em Solicitadoria de Empresa (ESTG/IPLeiria) irá ter lugar, no dia 16 de fevereiro de 2022, em formato online, o LEIRIA YOUNG SCHOLARS INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENTERPRISE LAW (YSICEL - LEIRIA). Trata-se de um evento científico aberto à participação de estudantes (de mestrado e de doutoramento) e de jovens investigadores (até 5 anos após a conclusão do grau académico) de todo o mundo, com vista à partilha e debate de problemas jurídicos atuais, nas várias áreas científicas do curso.   Os idiomas da Conferência são o português, o inglês e o espanhol. A submissão de trabalhos (resumo) para a Call for Papers foi prorrogada até o dia 15 de janeiro de 2023. Segue o Link: https://ysicel.ipleiria.pt/

Em comemoração dos 10 anos de funcionamento do Curso de Mestrado em Solicitadoria de Empresa (ESTG/IPLeiria) irá ter lugar, no dia 16 de fevereiro de 2022, em formato online, o LEIRIA YOUNG SCHOLARS INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENTERPRISE LAW (YSICEL – LEIRIA). Trata-se de um evento científico aberto à participação de estudantes (de mestrado e de doutoramento) e de jovens investigadores (até 5 anos após a conclusão do grau académico) de todo o mundo, com vista à partilha e debate de problemas jurídicos atuais, nas várias áreas científicas do curso. 

Os idiomas da Conferência são o português, o inglês e o espanhol. A submissão de trabalhos (resumo) para a Call for Papers foi prorrogada até o dia 15 de janeiro de 2023. Segue o Link: https://ysicel.ipleiria.pt/

O Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal) e o Instituto Jurídico Portucalense – Polo de Leiria, juntamente com o Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR (Porto, Portugal) promovem o II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE OS NOVOS DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS (II CINDHU) – “Cidadania global e desenvolvimento sustentável”, realizado em formato híbrido, presencial e online, na cidade de Leiria, em Portugal, no dia 7 de dezembro de 2022, na Escola Superior de educação e Ciências Sociais de Leiria.
O objetivo do II CINDHU é o de promover a reflexão em torno das diferentes dimensões dos direitos humanos, da cidadania e do desenvolvimento sustentável, em diferentes áreas disciplinares: Direito, Educação, Ciência Política, Intervenção social e comunitária, Serviço Social, Comunicação, entre outras.
Áreas Temáticas:
Aceitam-se trabalhos, de cariz multidisciplinar, em diferentes dimensões de direitos humanos, nomeadamente:

 

  • Direitos humanos e Sustentabilidade
  • Democracia e Estado de Direito
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Sistemas regionais de Direitos humanos
  • Direitos humanos em tempo de crise: a pandemia e a guerra
  • União Europeia e Cidadania
  • Direitos humanos e migrações
  • Direitos humanos e intervenção social
  • Educação, inovação e Inclusão
  • Direitos humanos e sociedade de informação e comunicação
  • Direitos humanos e igualdade de género
  • Direitos humanos e Religião
  • Justiça, Cidadania e Mediação
  • Cidadania, desporto, artes e cultura
Todas as informações sobre o presente evento, podem ser consultadas em: https://iberojur.com/cindhu-2/


 



Bem-vindos

Desde que iniciou atividades, no já distante ano letivo de 1989/1990, ainda nas instalações do Convento de Santo Estêvão, que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria apresentava, na sua oferta formativa, unidades curriculares de natureza jurídica, inseridos nos cursos da área de Gestão. No entanto, nos primeiros anos, eram poucos os docentes da área, os quais vieram a integrar o então designado Departamento de Ciências Humanas, no seio do qual se criou uma Secção de Ciências Jurídicas.

 

No entanto, só com o aumento do número de disciplinas e, consequentemente, da contratação de mais docentes de Direito, que resultou da criação, em 1999/2000, dos cursos de Administração Pública (então designado de Gestão e Administração Pública) e, sobretudo, em 2001/2002, de Solicitadoria, que foi deliberada superiormente a criação do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ).

 

Ao DCJ estão afetas todas as Unidades Curriculares (UC) de cunho jurídico, quaisquer que sejam os cursos (cursos técnicos superiores profissionais, cursos de atualização ou de pós-graduação, licenciaturas ou mestrados) em que se integrem, as quais são lecionadas por um número de docentes que ronda as quatro dezenas.

 

De modo especial, integram este Departamento, no quadro da oferta formativa da ESTG/IPL os seguintes cursos, todos acreditados incondicionalmente, pelo prazo máximo de seis anos, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):

 

E ainda, registado na dges, o curso técnico superior profissional (TeSP):

 

Assim, dada a natureza profissionalizante para a qual está vocacionado o subsistema politécnico do ensino superior português, em que a ESTG/IPL se insere, pode referir-se que o DCJ ensina e investiga na área das Ciências Jurídicas Aplicadas, sendo o seu corpo docente constituído por docentes altamente qualificados académica (dos quais vinte com o grau de doutor) e profissionalmente (contamos com a colaboração de magistrados judiciais, advogados, solicitadores, notários e técnicos superiores da administração pública).

 

Às mais de cinco centenas de alunas e alunos que frequentam os cursos afetos ao DCJ, bem como aos que recebem formação jurídica em outros cursos da ESTG/IPL, oferecemos um ensino‑aprendizagem exigente e de qualidade, isto é, uma formação jurídica superior que, não mimetizando o ensino jurídico tradicional, aposta na proximidade professor-aluno, na vertente prática das abordagens e na orientação profissionalizante, sem prejuízo de elevados padrões de rigor técnico-científico que devem caracterizar a educação superior.