DEM

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) foi formalmente criado em 1997 com a aprovação dos Estatutos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), tendo, no entanto, as suas origens na área científica de Engenharia Mecânica existente na ESTG desde o início do seu funcionamento, no ano lectivo 1989/90.

O DEM é uma unidade funcional da ESTG à qual estão afectos cerca de 40 docentes, 9 laboratórios, 4 salas de Projecto/Desenho e serviços de apoio relacionados com o ensino nas áreas da Engenharia Mecânica. Tem, na sua oferta formativa, cursos de licenciatura, mestrados, de educação tecnológica (CET) e os recém-criados técnicos superiores profissionais. Possui ligações com várias instituições e unidades de investigação nacionais e internacionais, para as quais contribui um corpo docente altamente qualificado e motivado para o ensino e investigação, nos diversos domínios científicos relacionados com a Mecânica, Materiais, Transportes, Energia, Automação, Tecnologias da Saúde, entre outros.

 European Network for Accreditation of Engineering Education
6 anos

Selo europeu EUR-ACE®

O selo europeu EUR-ACE®, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, sob credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE), consiste numa Marca de Qualidade que certifica a excelência do ensino nos cursos de engenharia ministrados na Europa. A referida acreditação foi atribuída a Licenciatura em Engenharia Mecânica coordenada pelo nosso Departamento com validade até 18 de maio de 2024.
Esta Marca de Qualidade tem as seguintes vantagens no mercado europeu:
– Confirmar a natureza internacional dos diplomas em Engenharia Mecânica, facilitando sua a aceitação.
– A simplificação da candidatura a programas de mestrado ou doutoramento com a mesma marca.
– A promoção da mobilidade profissional, de acordo com a diretiva europeia que reconhece as qualificações profissionais (Diretiva 2005/36/EC)
– A simplificação na obtenção do cartão de profissional de engenharia “ENGINEERing CARD” e do título de profissional de engenharia Europeu “EUR ING Title“.
Esta distinção mais não é do que o resultado do trabalho desenvolvido no departamento posicionando assim o curso nos lugares cimeiros do Ensino Superior.

Siemens Automation
PLM Academy
PLM Academy
PLM Academy

Siemens PLM Academy

A Siemens PLM Academy (Product Lifecycle Management Academy) é um espaço laboratorial orientado para as áreas da engenharia mecânica e gestão industrial, que surge de uma parceria entre a Siemens, a Cadflow e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Esta academia pretende promover e dotar os estudantes das melhores ferramentas e metodologias para o projeto, fabrico e gestão industrial, suportada na forte experiência e ligação com o tecido industrial da região. A academia está equipada com 24 postos de trabalho, dispondo de software Siemens SolidEdge, NX, Tecnomatix e Teamcenter, produtos de referência mundial e com forte presença nos diversos domínios da engenharia.

Saber +